A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ciclo de vida dos custos de sistemas ERP José Manuel Esteves (Universitat Politècnica de Catalunya, ES) Aldemar Araújo Santos (Dep. Ciências Contábeis/UFPE)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ciclo de vida dos custos de sistemas ERP José Manuel Esteves (Universitat Politècnica de Catalunya, ES) Aldemar Araújo Santos (Dep. Ciências Contábeis/UFPE)"— Transcrição da apresentação:

1 O ciclo de vida dos custos de sistemas ERP José Manuel Esteves (Universitat Politècnica de Catalunya, ES) Aldemar Araújo Santos (Dep. Ciências Contábeis/UFPE) João Álvaro Carvalho (Dep. Sistemas de Informação/UMinho, PT)

2 Índice Sistemas ERP Ciclo de vida Custos ao longo do ciclo de vida Estudo de caso de empresa

3 Sistemas ERP: Importância u Benefícios em 1999 em software e serviços de $18,3 bilhões u Mais do 60% das empresas Fortune-1000 têm sistema ERP 30% SAP 14% Oracle 7% Peoplesoft 5% J. D. Edwards 3% Baan 41% Outros Fonte: AMR Research 1999

4 Sistemas ERP: Definição (Pastor & Esteves 1999) Enterprise Resource Planning) Sistema ERP (Enterprise Resource Planning): Sistema integrado de gestão empresarial, é um software pré-fabricado... Compõe-se de um conjunto de módulos funcionais standard (comércio, indústria, serviços, recursos humanos, finanças, saúde, etc. ) desenvolvidos ou integrados pelo fabricante. Pode ser adaptado à necessidades específicas de clientes de sectores distintos...

5 Índice Sistemas ERP Ciclo de vida Custos ao longo do ciclo de vida Um estudo de caso em empresa

6 Gestão da Mudança Pessoas Processos Produto Implementação Aquisição Uso e Manutenção EvoluçãoAbandono Decisão de adoção Ciclo de Vida do ERP

7 Decisão de adoção Ciclo de Vida do ERP Proceder a definição dos requerimentos do sistema, os seus objetivos e os benefícios e a análise do impacto a nível organizacional e do negócio provocado pela adoção do ERP. Os gestores devem questionar a necessidade de um novo sistema ERP enquanto selecionam o sistema de informação geral que melhor responde aos desafios críticos do negócio com o objetivo de melhorar a estratégia da organização.

8 Ciclo de Vida do ERP Seleção do produto que melhor se adapta aos requisitos da organização. Desta forma, minimizará necessidades de customização. Empresa consultora também deverá ser selecionada para ajudar a operacionalizar as fases do ciclo de vida do ERP, especialmente, na fase de implementação. Aquisição Fatores como preço, formação e manutenção são analisados e, é definido acordo contratual. Na fase de aquisição é também importante efetuar uma análise do retorno do investimento (ROI) do produto selecionado.

9 Implementação Ciclo de Vida do ERP Usualmente esta tarefa é realizada com a ajuda de consultores que disponibilizam metodologias de implementação, know-how e formação de pessoal. Consiste em customização, parametrização e adaptação do pacote ERP adquirido, de acordo com as necessidades da organização.

10 Uso e Manutenção Ciclo de Vida do ERP 4Uso do produto de forma a obter os benefícios esperados. 4Deve-se levar em conta os aspectos relacionados à funcionalidade, usabilidade e adequação de processos organizacionais e de negócio. 4Após a implementação, o sistema deve permanecer em manutenção para correção de erros, atendimentos de pedidos especiais dos usuários, e inclusão de melhorias.

11 Evolução Ciclo de Vida do ERP Representa a integração de mais capacidades ao sistema ERP para disponibilização de novos benefícios, como: advanced planning and scheduling, supply-chain management, customer relationship management, workflow, e expansão de fronteiras à colaboração externa com parceiros comerciais da organização.

12 Abandono Ciclo de Vida do ERP 4 Estágio em que o surgimento de novas tecnologias ou a inadequação do sistema ERP; ou, 4 Estratégia do negócio fazem com que os gestores decidam substituir o sistema existente por produto mais adequado às necessidades organizacionais do momento.

13 Índice Sistemas ERP Ciclo de Vida Custos ao longo do ciclo de vida Um estudo de caso de empresa

14 TangíveisIntangíveis Custos Estrutura de Custos

15 Definição custos Podem ser mensurados de forma direta... podem ou não ser medidos em termos monetários (e.g., tempo de atendimento) Tangíveis São difíceis de serem mensurados pois referem-se a conceitos vagos (e.g., custo de tomada de decisão) Intangíveis

16 Adoção Aquisição Implementação Manutenção Evolução Abandono - Consultoria - Infraestrutura hardware - Licença software - Consultoria - Formação - Recursos Humanos - Especifição do sistema - Reconfiguração do sistema - Adaptações no sistema - Custos de quebra do sistema - Custos de novas aplicações Custos tangíveis - Estudo de viabilidade - Estudo de novas estratégias

17 - Custos indiretos de quebra do sistema - Perda de competitividade Adoção Aquisição Implementação Manutenção Evolução Abandono - Custos de tomada de decisão - Custos de oportunidade - Customização, conversão e análise de dados - Dedicação do staff à implementação - Reengenharia dos processos de negócio - A definir, de acordo com caso real Custos intangíveis - Custos de criação de novas ferramentas - A definir, de acordo com caso real

18 Índice Sistemas ERP Ciclo de vida Custos ao longo do ciclo de vida Um estudo de caso em empresa financeira

19 u Encontra-se na fase de utilização e manutenção: sistema SAP R/3 (06/00) u Empresa de porte médio... u Setor financeiro... u Grande expansão nos últimos anos... Estudo de caso de empresa

20 u Pretende melhorar os serviços oferecidos a seus clientes... u otimizar os processos de negócio da instituição... Motivação sobre o sistema SAP R/3

21 Licenças do Sistema R/3 SAP: Custos Aquisição

22 Acompanhamento técnico durante o projeto Consultoria Formação de pessoal Desenvolvimento: Instalação do software SAP Aquisição de hardware de desenvolvimento Implementação de módulos Financeiro, Logística e Recursos Humanos Testes do sistema: Custos dos recursos humanos internos Aquisição de hardware de testes Exploração do sistema: Aquisição de hardware de exploração Custos fase implementação (USD)

23 Licenças do SAP (valor anual, atualizável): Custos fase uso e manutenção (USD)

24 Resumo custos Aquisição: Implementação: Uso e manutenção: (USD)

25 Conclusões A implementação possui maior peso nos custos associado ao sistema ERP, principalmente, em relação a custos de consultoria e hardware necessário ao projeto. Existe a necessidade de analisar os custos de hardware, que podem elevar o investimento inicial previsto, caso não se tenha avaliado bem as alterações dos custos de hardware existentes na empresa.

26 Sugestões para futuros trabalhos Validação do modelo de custos apresentado através da realização de outros instrumentos (estudo de caso, survey, action research, inquérito). Questões de investigações podem ser: Quais os benefícios de um sistema ERP em organização? Como definir o custo total de aquisição (TCO- total cost of ownership) de sistema ERP? Que elementos constituem desses custos? As expectativas sobre sistemas ERP têm sido confirmadas? Como se pode saber? Como os custos de implementação de ERP afetam a saúde financeira das organizações?

27 Estudo de caso de ERP em empresa José Manuel Esteves Aldemar Araújo Santos João Álvaro Carvalho


Carregar ppt "O ciclo de vida dos custos de sistemas ERP José Manuel Esteves (Universitat Politècnica de Catalunya, ES) Aldemar Araújo Santos (Dep. Ciências Contábeis/UFPE)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google