A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correção da Avaliação Parcial Assuntos: Produção de leitura Figuras de Linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correção da Avaliação Parcial Assuntos: Produção de leitura Figuras de Linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 Correção da Avaliação Parcial Assuntos: Produção de leitura Figuras de Linguagem

2 Habilidades de Leitura 1.No final das quatro primeiras estrofes surgem as expressões: Pobre Nino., Coitado dele., Tadinho do Nino e Que pena, Nino.. Essas expressões utilizadas pelo eu-lírico dão a idéia de que Nino: 2.b) é um menino solitário, já que ninguém quer sua amizade.

3 2) Sobre as idéias do texto responda: a. Qual expressão, da quinta estrofe, demonstra uma mudança dos fatos que ocorrem com Nino? Justifique. Até que um dia – Marca o tempo, o qual ele se olhou no espelho e tudo mudou.

4 Pensando em por que, quanto mais tentava encontrar um amigo, mais sozinho se sentia..., O que fazia Nino se sentir mais sozinho ainda? O que mais deixava Nino triste era o fato de ser rejeitado. Isso o decepcionava e o intimidava a arranjar novos amigos.

5 3. Leia as sentenças abaixo sobre o texto 1: I – O espelho proporcionou ao menino a possibilidade de se conhecer, o que lhe permitiu fazer outros amigos, além dele mesmo. (V) II – O espelho proporcionou ao menino a possibilidade de ser ele mesmo seu único amigo. (F) III – Ocorre na penúltima estrofe uma figura de linguagem que é responsável pela expressividade: a personificação, a qual atribui ao espelho ações de seres vivos a seres inanimados. (V) IV – É adequado deduzir que Nino nunca havia notado nele mesmo, pois estava muito ocupado em busca de amigos. (V)

6 4. O texto traz várias definições sobre amizade. Com qual delas você mais se identifica? Justifique sua resposta. Resposta pessoal, mas não se deve esquecer de justificar, o que significar comprovar suas idéias.

7 4. b) Em: Há certas coisas numa pessoa que só um seu amigo entende. Entende, justifica, perdoa. Interprete essa passagem do discurso. O amigo é uma pessoa querida, por isso dele tudo se aceita e se ameniza. Por isso muitos defeitos que dizem que o amigo tem acabam sendo vistos como qualidades. O amigo não é guloso, mas é uma pessoa que tem muito apetite.

8 c) Explique o que chateia os filhos quando estes são comparados aos seus amigos e identifique a finalidade dessa comparação. O que chateia os filhos ao serem comparados é que os amigos na verdade não são tão prefeitos assim, como os pais pensam. O amigo também não gosta de um determinado alimento. Os pais fazem isso para que os filhos comam, ou façam sua vontade.

9 a) Guerra e paz, amor e ódio, egoísmo e altruísmo, concórdia e discórdia, destruição e criação, convivia na alma da confusa espécie terrestre. Antítese - Aproxima idéias opostas.

10 a) Afinal, a poesia, em qualquer lugar do Universo, é um exercício de ver o invisível e descobrir o que se encobre enigmaticamente. metáfora – a poesia é um exercício de ver o invisível antítese – ver o invisível hipérbole – em qualquer lugar do universo

11 c) A amizade precisa ser cultivadas como as plantas tenras. comparação b) O amigo não é guloso, mas uma pessoa que tem bastante apetite. Não é preguiçoso, mas capaz de ter momento de ócio. eufemismo

12 Ao relacionar os textos 1 e 2, pode-se afirmar que: a. A amizade é tema principal nos dois textos, mas o texto 1 é um poema narrativo e o texto 2 é um conto. Apresentam estruturas distintas.

13 7. Quanto ao processo de comunicação do texto, só não é adequado afirmar: b) No terceiro quadrinho, para se comunicarem, os interlocutores utilizam o código gestual e verbal. c) No texto há apenas locutor, não locutário.

14 DESVIOS concordância verbal e nominal rasuras ausência de pontuação ausência de acentuação ausência de margem ausência de parágrafo letra ilegível desenho incorretos das letras iniciar a reposta com elemento de coesão: que, porque, pois... ortografia

15 EXEMPLOS Que quando agente faz algo errado o amigo sempre intende mais agente, pois sempre... Que as vezes os pais falam de coisas boas que seu amigo faz e que agente não faz___ ver o invisive hiperbole Ele desistio de procurar amisades, pois ele era muito solitario__ Que quanto mais ele tentava fazer amigos, as pessoas regeitavam ele...

16 Alguns desvios Que a (há) coizas que os amigos perdoam, justificam e entende(m). Os filhos se chateião (chateiam), pois... Me identifico (Identifico-me) na parte em que Que o filho melhorace (melhorasse)... O amigo é uma pessoa que serve para ajudalo (ajudá-lo)...

17 ... Ficava cada vez mais sosinho. Que cada vez que nino procurava um amigo... Eu sou oque torço para meus amigos, porque gosto deles e quero que eles se de-em (dêem) bem. O despreso das pessoas... É, porque muitas coisas só os amigos entende(m), justifica(m) Os pais querem mudalos ( mudá-los)...

18 No texto mesmo aparece que o filho não gosta de comer algumas coisas, mais (mas = porém) ja(já) o outro come... É ruim pois (é ruim, pois) os filhos se sentem um pouco despresado (desprezado).... Ele fasia (fazia) muitas caretas __ (,)por isso ninguem (ninguém) queria brincar com ele__

19 Eu comprendo (comprendo) meus amigos......só os amigos Realmente Podem resouver (resolver) Tenta ao maximo possivel comprendelo (comprendê-lo) e perdoa-lo( perdoá-lo).... O fato de ninguém gostar e compreender ele (compreendê-lo).deverdade (de verdade) Isso calsa (causa) muita inveja... pessoa fausa (falsa) na ora (na hora)... Ai você pode abri-se ( pode se abrir)

20 voçê (você) qu-ando \ quan-do m-ais\ mais pença \ pensa temque \ tem que gostase \ gostasse cinsero \ sincero dificio \ difícil dislealdade \ deslealdade Educalos – educá-los Encontalos – encontrá-los Fauta – falta Dis \ diz Jeito \ jeito Consege – consegue Explo – exemplo Cituação \ situação Esplica \ explica Pra \ para Disprezável???


Carregar ppt "Correção da Avaliação Parcial Assuntos: Produção de leitura Figuras de Linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google