A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias – Sociologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias – Sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias – Sociologia
Ensino Médio, 3° Série Mecanismos de Sustentação dos Grupos Sociais 1

2 INTRODUÇÃO Toda sociedade tem uma série de forças que mantêm os grupos sociais. As principais são (1): Liderança; Normas e sanções sociais; Valores sociais; Símbolos sociais.

3 A LIDERANÇA Imagem: Kate Greenaway / Public Domain.

4 O QUE É A LIDERANÇA: A liderança é a ação exercida por um líder, que é aquele que corrige o grupo e consegue transmitir-lhe valores e ideias. Há dois tipos de liderança (2): Liderança institucional; Liderança pessoal.

5 LIDERANÇA INSTITUCIONAL
Deriva da autoridade que uma pessoa tem em virtude da posição social ou do cargo que ocupa. O gerente de uma fábrica, o pai de família e o gestor de uma escola são líderes institucionais, ou seja, seu poder de mando vem de seu cargo e de sua posição no grupo (3). Imagem: RRZEicons / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

6 LIDERANÇA PESSOAL É aquela que se origina das qualidades pessoais do líder (inteligência, prestígio social e moral, poder de comunicação, atitudes, encanto pessoal) (4). Imagem: João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra / U. Dettmar/Abr / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil.

7 OS LÍDERES CARISMÁTICOS
É entre os líderes pessoais que costumam aparecer os líderes carismáticos, ou seja, aqueles dotados de um encantamento pessoal tão forte que são considerados frequentemente proféticos, iluminados e até sobrenaturais (5).

8 EXEMPLOS DE LÍDERES CARISMÁTICOS
Antônio Conselheiro, Padre Cícero, Mao-Tse-Tung, Getúlio Vargas, Evita Perón, Adolf Hitler. Imagem: Domínio Público.

9 IMPORTANTE Como peça integrante de sustentação do grupo, o líder desempenha um papel integrador entre seus membros, transmitindo-lhes ideias, normas e valores sociais, ao mesmo tempo que representa os interesses e os valores do grupo (6). Imagem: Alex Rio Brazil / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

10 NORMAS E SANÇÕES SOCIAIS
PROIBIDO COLAR NA ESCOLA PROIBIDO FUMAR PROIBIDO DIRIGIR ALCOLIZADO NORMAS E SANÇÕES SOCIAIS USE O CINTO DE SEGURANÇA NÃO PERTURBE NÃO JOGUE LIXO NA RUA

11 Toda sociedade e todo grupo social têm uma série de regras de conduta, que orientam e controlam o comportamento das pessoas. Essas regras de ação são chamadas normas sociais. Em função do que está socialmente estabelecido, essas normas indicam o que é “permitido” - e como tal pode ser seguido – e o que é “proibido” e não pode ser feito (7).

12 VALE A PENA LEMBRAR... A toda norma social, corresponde uma sanção social; A sanção social é uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a sociedade atribuem ao indivíduo, em função de seu comportamento social (8).

13 SANÇÃO SOCIAL APROVATIVA
A sanção social é aprovativa quando vem sob a forma de aceitação, aplausos, honras, promoções. É o reconhecimento do grupo por ter o indivíduo cumprido o que se esperava dele. Quando a pessoa corresponde à expectativa da sociedade, esta a gratifica e recompensa (9).

14 SANÇÃO SOCIAL REPROVATIVA
A sanção reprovativa corresponde a uma punição imposta ao indivíduo que desobedece a alguma norma social. Esta punição varia de acordo com a importância que a sociedade dá à norma infringida. Assim, são sanções reprovativas desde o insulto, a zombaria e a vaia até a perda dos bens, a prisão e a pena de morte (10).

15 OS VALORES SOCIAIS Colagem: Bleff / Imagens: Jastrow, Andrew Olivo Parodi, Fastfission, Dbind, Oke, Beao, Entheta, Túrelio, Lukius, Melanom , Gilbertus, Rossrs, Shakko, Qp10qp / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

16 A sociedade estipula o que é bom e o que é ruim, o que é bonito e o que é feio, o que é certo e o que é errado. Assim, na vida em sociedade, as ideias, as opiniões, os fatos, os objetos, não são avaliados isoladamente, mas dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um valor e uma qualidade determinados (11).

17 Os valores sociais variam no tempo e no espaço, em função de cada época, cada geração, cada sociedade. Até pouco tempo atrás, por exemplo, o trabalho doméstico e o cuidado dos filhos eram considerados tarefas exclusivamente femininas (12).

18 Atualmente isso não mais acontece, pelo menos nas grandes cidades
Atualmente isso não mais acontece, pelo menos nas grandes cidades. Um pai dando mamadeira a seu filho é olhado com simpatia e aprovação (13). Imagem: William M. Connolley at en.wikipedia / GNU Free Documentation License.

19 O comportamento sexual é outra área em que se nota grande mudança.
Até meados do século passado, a sociedade exercia controle bastante rígido sobre a sexualidade das pessoas, especialmente com relação às mulheres. Em geral, o sexo era aceito exclusivamente dentro do casamento e valorizado apenas quando tinha por finalidade gerar filhos (14).

20 As mulheres que não se comportassem exatamente de acordo com esses valores eram malvistas e sofriam uma série de punições sociais. Embora, lentamente, esses valores estejam se modificando (15).

21 É comum encontrarmos pessoas que não conseguem se entender sobre determinados assuntos, como religião, política, moral, etc., porque têm escalas de valores diferentes. São comuns os conflitos de opinião entre pais e filhos, configurando os chamados conflitos de geração (16).

22 São problemas que sempre existiram, mas que hoje, devido à rápida transformação da sociedade, tornaram-se mais complexos (17). Imagem: EzykronHD / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

23 Os jovens geralmente acompanham e aceitam mais facilmente as mudanças que ocorrem, enquanto, para os mais velhos, isso se torna mais difícil. Esse fato faz com que, muitas vezes,bbb os jovens entrem em choque com as pessoas de outra geração (18).

24 Tal situação nada mais é que a indicação de uma crise de valores: os novos valores chocam-se com os valores já estabelecidos, criando-se uma certa tensão entre jovens e adultos (19). Imagem: Hampel Auctions / Public Domain.

25 OS SÍMBOLOS

26 OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:
Qual o significado delas para você ? Imagem: (a) Brazilian Government / GNU Free Documentation License, (b) Gregory Maxwell / Domínio Público, (c) Domínio Público, (d) Jeff Belmonte / Creative Commons Attribution 2.0 Generic e (e) Mpb eu / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication.

27 AFINAL, O QUE SÃO OS SÍMBOLOS?
O símbolo é algo cujo valor ou significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Em nossa sociedade, por exemplo, a aliança é um objeto que simboliza a união e a fidelidade entre os cônjuges (20).

28 VOCÊ SABIA QUE... Qualquer coisa pode tornar-se um símbolo.
O homem atribui significados a um objeto, a uma cor, a um hino, a um gesto, etc., e eles, então, tornam-se símbolos de riqueza, de prestígio, de posição social elevada (21).

29 CURIOSIDADE: Entre nós, a cor que simboliza o luto é o preto; para os povos orientais, é o branco. Esse exemplo mostra que os símbolos são convenções, ou seja, cada sociedade ou grupo social pode utilizar-se de formas diferentes para exprimir o mesmo significado (22).

30 A SIMBOLOGIA DA LINGUAGEM
A linguagem é um conjunto de símbolos. As palavras menino, boy, garçon e bambino significam todas “criança do sexo masculino”, respectivamente em português, inglês, francês e italiano. A linguagem é a mais importante forma de expressão simbólica (23).

31 IMPORTANTE Sem a linguagem, não haveria organização social humana em nenhuma de suas manifestações: política, econômica, religiosa, militar, etc. Não poderia existir nenhuma forma de comportamento, nenhuma espécie de lei, nenhuma criação literária ou científica.

32 A criança amadurece e se socializa à medida que aprende a usar símbolos.
Podemos dizer que todo comportamento humano é simbólico e que todo comportamento simbólico é humano, já que a utilização de símbolos é exclusivamente do homem (24).

33 Referência Bibliográfica
OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução a Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1996.

34 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
3 Kate Greenaway / Public Domain. 09/04/2012 5 RRZEicons / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 6 João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra / U. Dettmar/Abr / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil. 8 Domínio Público. 9 Alex Rio Brazil / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 15 Colagem: Bleff / Imagens: Jastrow, Andrew Olivo Parodi, Fastfission, Dbind, Oke, Beao, Entheta, Túrelio, Lukius, Melanom , Gilbertus, Rossrs, Shakko, Qp10qp / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 10/04/2012 18 William M. Connolley at en.wikipedia / GNU Free Documentation License. 22 EzykronHD / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

35 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
24 Hampel Auctions / Public Domain. 10/04/2012 26a (a) Brazilian Government / GNU Free Documentation License 26b (b) Gregory Maxwell / Domínio Público 26c (c) Domínio Público 26d (d) Jeff Belmonte / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 26e (e) Mpb eu / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias – Sociologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google