A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Benito Mussolini. 1 - Etimologia: «A palavra fascismo deriva de 'fasces lictoris' (latim) ou de 'fascio littorio' (italiano). Trata-se de uma espécie.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Benito Mussolini. 1 - Etimologia: «A palavra fascismo deriva de 'fasces lictoris' (latim) ou de 'fascio littorio' (italiano). Trata-se de uma espécie."— Transcrição da apresentação:

1 Benito Mussolini

2 1 - Etimologia: «A palavra fascismo deriva de 'fasces lictoris' (latim) ou de 'fascio littorio' (italiano). Trata-se de uma espécie de cilindro, composto de um feixe de varas ligadas à volta de um machado. Simboliza a força da união em torno do chefe. Era usado na Roma Antiga, associado ao poder e à autoridade, em cerimónias oficiais - jurídicas, militares e outras. Na década de 1920, foi adoptado como símbolo do Fascismo, na Itália. (Obs.: Não se deve confundir com "facho", que se usa como equivalente de chama em "facho olímpico", por exemplo, e que é um dos símbolos das Olimpíadas.)

3

4 O Fascismo nasce oficialmente em 1919, quando Mussolini funda, em Milão, o movimento intitulado Fascio de Combatimento, cujos integrantes, os camisas pretas, opõem-se à classe liberal. Em 1922, as milícias fascistas desfilam na Marcha sobre Roma. O Rei, com a pressão da manifestação, encarregou Mussolini de formar um governo e nomeou-o primeiro- ministro. Uma das primeiras medidas tomadas foi a de pedir ao parlamento plenos poderes. Este foi o primeiro passo para Mussolini se tornar o senhor Absoluto de Itália.

5 As principais características do fascismo foram:

6 - nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento;

7 em que os sindicatos patronais e trabalhistas são os mediadores das relações entre o capital e o trabalho.

8 - nacionalismo exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento; totalitarismo, que subordina os interesses do indivíduo ao Estado;

9 - cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário; - Unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista; - Derrota dos movimentos de esquerda; - limitação ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho.

10

11

12 Conceito - O Nazismo foi um regime político autoritário que se desenvolveu na Alemanha, no final da primeira guerra mundial quando esta entrou em uma crise econômica muito grande.É baseado na doutrina do nacional- socialismo, do qual Adolf Hitler ( ) fazia parte.

13

14 República de Weimar (parlamentar). A República de Weimar foi a forma de governo estabelecida na Alemanha em 1919, com a Constituição de Weimar. Desde o seu começo, a República enfrentou uma série de problemas políticos, sociais e económicos, que iam impedindo o restabelecimento da ordem e da estabilidade numa Alemanha devastada, sem bases sólidas para constituir uma verdadeira democracia liberal e sem capacidade de controlar o poder ascendente das elites alemãs.

15 Tratado de Versalhes O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências européias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos , fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

16 Tríplice Entente A Tríplice Entente Foi uma aliança feita entre a Inglaterra, França e o Império Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o pan-germanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa. Foi feito após a criação da Entente Anglo-Russa.

17 Crise econômica. Hiperinflação (chegando a 32400% ao mês!).

18 Fome miséria desemprego

19

20 1932: Com a crise de 29, os nazistas se fortalecem, e conquistam 1/3 do parlamento alemão (Reichstag). 1933: Hitler é nomeado 1º ministro 1934: Hitler é nomeado Führer (guia do povo) Reichstag é incendiado pelos nazistas – pretexto para seu fechamento bem como o cancelamento de eleições e todos os partidos políticos. Culpa é atribuída aos comunistas que são severamente perseguidos, presos e mortos;

21

22 Buscou conciliar a ideologia nacionalista conservadora com sua doutrina social radical.

23 Demandava a obediência cega e incondicional dos subordinados aos seus líderes;

24 Raça ariana é uma "raça-mestra;

25

26 O direito dos fortes governarem os fracos

27 Racismo contra : judeus negros

28 HOLOCAUSTO

29

30

31 Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas: Nacionalismo extremado (xenófobo). Totalitarismo. Militarismo. Anticomunismo. Antiliberalismo. Unipartidarismo. Culto ao líder.

32 Propaganda governamental. Educação dirigida. Corporativismo (F). Racismo (N). Expansionismo territorial (N).

33 SALAZAR PORTUGAL FRANCO ESPANHA MUSSOLINI ITÁLIA HITLER ALEMANHA

34 Causas Gerais: Crise do pós-1ª Guerra Mundial. Crise de 29 Crescimento dos partidos socialistas (medo da burguesia). Revanchismo.

35 Características em comum:

36

37 Nacionalismo

38

39 Militarismo

40

41

42 Características diferentes: Distingue-se por três de seus princípios:

43 - A superioridade da raça ariana. Para Hitler, existiria uma raça pura (a ariana) da qual provinham os alemães, que era superior a todas as outras. Por isso, os arianos tinham o direito de escravizar as "raças inferiores"

44 - O anti-semitismo. Os nazistas tinham ódio aos judeus, argumentando que eles haviam contaminado a raça ariana. Assim, para salvar a Alemanha e purificar a raça ariana, os judeus deviam ser exterminados. O anti-semitismo

45 Expansionismo - a necessidade de um espaço vital. Para Hitler, os alemães precisavam conquistar territórios de outras nações a fim de se realizaram plenamente

46


Carregar ppt "Benito Mussolini. 1 - Etimologia: «A palavra fascismo deriva de 'fasces lictoris' (latim) ou de 'fascio littorio' (italiano). Trata-se de uma espécie."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google