A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Gerenciamento de uma Fábrica de Bebidas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Gerenciamento de uma Fábrica de Bebidas"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gerenciamento de uma Fábrica de Bebidas
Projeto de Engenharia de Software Italo Macêdo Vinícius Cantarelli Jorge Falcão Lindoso Humberto Pacheco Telmo Filho

2 Fábrica de Bebidas Precisa de uma forma de organizar as informações relativas aos serviços oferecidos pela mesma. Organizar a gestão de Recursos Humanos, de Produção, de Pesquisa, de Estoque e de Serviços da empresa.

3 Visão Geral do Sistema A Proposta do projeto Cachaçaite é oferecer uma melhora organizacional para uma Fábrica de Bebidas, dando suporte à administração de finanças, recursos humanos e serviços.

4 Plano de Projeto e Cronograma
Restrições Organização Funções dos Membros Cronograma Análise de Riscos

5 Restrições Deve ser uma aplicação web com um módulo desktop para o administrador. Deve respeitar os prazos da disciplina de Engenharia de Software Deve disponibilizar seus documentos em um site. Deve executar em computadores de capacidade limitada.

6 Organização Dividido em dois módulos Aplicação Web
Aplicação Desktop para o Administrador Será implementado por cinco estudantes do curso de Ciência da Computação

7 Funções dos membros Nome Status Funções Humberto Pachêco Desenvolvedor
Programador, Contribuir no levantamento de requisitos , na assimilação de tecnologias e na elaboração de documentos Italo Macedo Programador, Contribuir no levantamento de requisitos e na elaboração da interface, validação da mesma junto ao cliente. Jorge Lindoso Programador, Contribuir nos testes do sistema e na arquitetura do mesmo. Telmo de Menezes Gerente de projeto Organização geral do projeto, programador Vinícius Cantarelli Programador, responsável pelo banco de dados e revisão de artefatos

8 Cronograma Tarefa Dependências Atividade Início Término T1
Aprendizado das tecnologias 10/10/2007 24/10/2007 T2 Prática / treinamento 25/10/2007 31/10/2007 T3 Elaboração do plano de projeto 16/10/2007 T4 Elaboração do documento de requisitos 23/10/2007 30/10/2007 T5 T2,T4 Elaboração de casos de teste 05/11/2007 19/11/2007 T6 Elaboração do documento de análise e projeto 26/11/2007 10/12/2007 T7 Desenvolvimento da versão final do projeto 12/12/2007 10/01/2008

9 Problemas na integração de partes do sistema
Análise de Riscos Risco Gravidade Possibilidade Impacto Estratégia Problemas na integração de partes do sistema Alta Média Atraso Cada integrante deve está ciente em qual parte do projeto está trabalhando no momento, bem como da arquitetura geral do sistema Falta de experiência com a tecnologia O período de “Aprendizado das tecnologias”, definido no cronograma, deve ser bem aproveitado Tempo insuficiente de desenvolvimento Cumprir rigorosamente o cronograma Ausência de algum integrante Baixa Cada integrante receberá uma carga adicional de tarefas para compensar essa ausência

10 Requisitos Por falta da oportunidade de buscar um cliente, os requisitos foram elicitados através de brainstorm* em reuniões com os membros da equipe.

11 Requisitos Funcionais
Cadastros: o sistema deverá realizar o cadastro de funcionários (promoção), bebidas, lotes e entregas. Buscas: o sistema deverá encontrar em seu banco e exibir dados de quaisquer tipos de elementos de cadastro. Listas: o sistema deverá listar todos os tipos de elementos de cadastro que fazem parte do banco de dados. Remoção: o sistema deverá remover de seu banco de dados quaisquer tipos de elementos de cadastro.

12 Requisitos Funcionais
Gerar relatórios: o sistema deverá gerar relatórios de quaisquer tipos de elementos de cadastro

13 Requisitos Não-Funcionais
Performance: O tempo de retorno de consultas e inserções no sistema não pode ser maior do que 9 segundos. Usabilidade: A interface com o usuário deverá ser amigável e intuitiva para permitir a utilização do sistema em toda sua potencialidade, evitando-se algum treinamento intensivo prévio. Segurança: O Funcionário comum terá acesso a um conjunto mínimo de funcionalidades e será identificado através de login(CPF) e senha. Segurança: Acesso às demais funções só poderá ser feito pelo supervisor, gerente e chefe da Fábrica de Bebidas, identificado através de login(CPF) e senha.

14 Casos de Uso Efetuar login no sistema Cadastrar Funcionário
Cadastrar Bebida Cadastar Lote Cadastrar Laboratório Promover Gerente Promover Supervisor

15 Diagrama de Casos de Uso

16 Efetuar Login

17 Efetuar Login

18 Cadastrar Funcionário

19 Cadastrar Funcionário

20 Promover a Supervisor

21 Promover a Supervisor

22 Promover a Gerente

23 Promover a Gerente

24 Cadastrar Bebida

25 Cadastrar Bebida

26 Cadastrar Lote

27 Cadastrar Lote

28 Cadastrar Laboratório

29 Cadastrar Laboratório

30 Arquitetura e Modelagem

31 Testes Abordagem caixa branca enquanto o código era construído
Testes de unidade feitos usando a abordagem caixa preta Testes de integração foram elaborados orientados a casos de uso. Teste de sistema

32 Casos de Testes Efetuar login Cadastros (promoção)

33 Exemplo – Cadastro de Funcionário
[CT02] Cadastrar Funcionário comum Identificador do requisito RF-02 Requisitos associados Procedimento associado PT02 Entradas Resultados esperados Entrada Pré-condições Descrição da entrada Pós-condições Saídas CPF, Senha, Nome, Nome da mãe, Telefone(opcional) Estar devidamente logado no sistema e o usuário a ser cadastrado como supervisor. O Usuário fornece os dados do novo funcionário. A transação armazenada no log do sistema. O Sistema cadastra um novo funcionário, retornando uma mensagem de confirmação ou de erro se o valor dos campos forem inválidos.


Carregar ppt "Sistema de Gerenciamento de uma Fábrica de Bebidas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google