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PublicouVictor Pita Alterado mais de 9 anos atrás
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RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
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Introdução É necessário criar indicadores financeiros e não-financeiros relacionados com o negócio da empresa, com os macro-objetivos da organização, para permitir que seus gestores visualizem com maior nitidez a contribuição do RH para a empresa como um todo.
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Indicadores Monitorados
Índices de absenteísmo e turnover Horas de treinamento oferecidas pela empresa; Quantidade de pessoas aprovadas no processo de recrutamento e aproveitadas na seleção; Eficiência dos processos de comunicação com os trabalhadores; Valor agregado em relação ao custo gerado em programas/projetos ; Imagem da empresa.
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Recursos Humanos como Centro de Despesas ou de Lucro?
O RH precisa fazer algumas importantes perguntas fundamentais a si mesmo, tais como: O seu papel está alinhado à estratégia da empresa? Em que medida suas ações vêm contribuindo para o sucesso da organização? Que ações poderia tomar para contribuir cada vez mais para o aprimoramento da organização? O RH é visto como um parceiro tanto pela organização, como pelos trabalhadores?
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RH Estratégico Levantamento de necessidades, implantação e acompa-nhamento de programas e/ou projetos elaborados pela área de Recursos Humanos é uma atividade estratégica.
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Práticas de RH É necessário que se tenha bem definido e explícito as características culturais e competências necessárias para a adequação das práticas de RH às necessidades do negócio da empresa.
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Politicas Internas O RH também precisa desenvolver normas e políticas internas, que visem o bom andamento do dia-a-dia na organização.
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Normas e Políticas A criação de normas e políticas visam a sobrevivência, desenvolvimento e perpetuação da organização.
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É necessário que a empresa tenha bem claro:
Valores organizacionais; Políticas da organização; Diretrizes; Procedimentos operacionais.
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Criação de políticas claras nas seguintes atividades do RH:
Treinamento; Remuneração; Carreiras; Administração de pessoal; Relações sindicais; Benefícios sociais; Transferência de pessoal; Planejamento de Recursos Humanos; Recrutamento e seleção; Comunicação (empregados, comunidade e sociedade em geral).
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