A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PULMÕES VIAS AÉREAS Fossas nasais Faringe Laringe Traquéia Brônquios Bronquíolos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PULMÕES VIAS AÉREAS Fossas nasais Faringe Laringe Traquéia Brônquios Bronquíolos."— Transcrição da apresentação:

1

2 PULMÕES VIAS AÉREAS Fossas nasais Faringe Laringe Traquéia Brônquios Bronquíolos

3 São dois, direito com três lobos e esquerdo com dois lobos. São revestidos pela pleura. OBS: O CORAÇÃO FICA SITUADO NO ESPAÇO ENTRE OS PULMÕES CHAMADO, MEDIASTINO.

4 Na cavidade nasal o ar é aquecido e purificado.

5 Órgão comum ao sistema digestório e respiratório.

6 *Laringe – encontramos as cordas vocais. Caso a epiglote não feche a glote, que é a abertura da laringe, nós engasgamos. *Traquéia – apresenta cílios e muco. Formada por anéis cartilaginosos. *Brônquios- originam-se da bifurcação da traquéia.

7

8 PSIU! Laringe É um tubo sustentado por peças cartilaginosas articuladas, situada na parte superior do pescoço. Pomo de adão cartilagem tireóide. Laringe Entrada da Laringe Glote e acima existe a cartilagem Epiglote impede que o alimento ingerido penetre nas VIAS RESPIRATÓRIAS O epitélio que a reveste apresenta pregas CORDAS VOCAIS que produzem sons durante a passagem de ar.

9 Os cílios e o muco da traquéia

10 Ramificações dos brônquios dentro dos pulmões. Local onde ocorre a hematose BRONQUÍOLOS ALVÉOLOS

11

12 Quando o ar inspirado está extremamente seco, ocorre tosse, dificuldades para respirar e entrada de poeira nos pulmões.

13

14

15 ATENÇÃO! Quando inspiramos, a caixa torácica aumenta de volume, os músculos intercostais contraem-se e o diafragma se contrai e abaixa. Quando expiramos,ocorre exatamente o contrário

16 VIROSES – RESFRIADOS E GRIPES

17 PNEUMONIA E TUBERCULOSE

18 A pneumonia é uma infecção dos pulmões. Seus sintomas são: febre alta, dores no peito,falta de ar e catarro às vezes com sangue.

19 A bactéria da tuberculose, pode atacar rins, ossos e cérebro porém, os pulmões são os primeiros a serem atacados pois, o sistema respiratório é a porta de entrada. A TUBERCULOSE PULMONAR É UMA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS QUE MAIS MATAM NO MUNDO.

20 RINITE ALÉRGICA - inflamação da parede interna da cavidade nasal. Provoca falta de ar. ASMA BRÔNQUICA – contração das paredes dos bronquíolos. Provoca intensa falta de ar.

21 SISTEMA RESPIRATÓRIO COMO PORTA DE ENTRADA PARA PATÓGENOS MODO DE TRANSMISSÃO

22 O que as autoridades de trânsito estão fazendo para diminuir os motoristas alcoolizados nas ruas? Fiscalização Teste do bafômetro (Moléculas de álcool são liberadas junto com o ar soprado no aparelho)

23 Quais são as penalidades para quem é flagrado dirigindo após beber?

24 Existem métodos para acelerar essa eliminação? NÃO! Café forte, ducha de água fria, exercícios físicos, nada disso funciona. Eles podem mantê-lo desperto, mas o álcool ainda estará afetando suas condições e será registrado pelo bafômetro.

25 Estatísticas revelam que os fumantes têm: 10 vezes mais chance de adoecer de câncer de pulmão 5 vezes mais chance de sofrer infarto 5 vezes mais chance de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar 2 vezes mais chance de sofrer de derrame cerebral Nas mulheres fumantes, o cigarro associado a anticoncepcionais pode aumentar em 10 vezes o risco de derrame e infarto. Nas grávidas, a possibilidade de aborto espontâneo aumenta em 70% e a chance de o bebê nascer prematuro é de 40%. Ter um bebê com baixo peso é 200% mais comum entre as gestantes que fumam.

26 Benefícios ao parar de fumar: - Após 20 minutos: a pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal - Após 2 horas: não há mais nicotina circulando no sangue - Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza - De 12 a 24 horas: os pulmões passam a funcionar melhor - Após 2 dias: o olfato assimila melhor os cheiros e o paladar melhora - Após 3 semanas: a respiração e a circulação ficam mais fáceis - Após 1 ano: o risco de morte por infarto reduz em 50% - Entre 5 e 10 anos: o risco de sofrer infarto é igual aos das pessoas que nunca fumaram Fonte: Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde


Carregar ppt "PULMÕES VIAS AÉREAS Fossas nasais Faringe Laringe Traquéia Brônquios Bronquíolos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google