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Universidade Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Extensão _______________________________________________________ _______.

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Extensão _______________________________________________________ _______."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Extensão _______________________________________________________ _______

2 "Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer. Graciliano Ramos, em entrevista concedida em 1948

3 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE ASSUNTOS CULTURAIS MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL USINA CIÊNCIAS ESPAÇO CULTURAL MUSEU THÉO BRANDÃO PINACOTECA UNITRABALHO 8 CÂMARAS TEMÁTICAS NEDER COORDENACÕES DE EXTENSÃO DAS UAS COMITÊ DE EXTENSÃO

4 FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – 1987 CONSTITUIÇÃO DO BRASIL – 1988 Artigo 207 – preceito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão LDB - LEI 9394/96 AVALIAÇÃO NACIONAL DA EXTENSÃO – 1999 Indicadores de compromisso institucional Indicadores de impacto social PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO – 2001 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DADOS HISTÓRICOS/ BASES LEGAIS

5 CRIAÇÃO DA PROEX – RESOLUÇÃO 38/84 SEMINÁRIO – EXTENSÃO: SABER E COMPROMISSO SOCIAL – 1988 RESOLUÇÃO NORMATIVA DA EXTENSÃO / 89 ESTATUTO DA UNIVERSIDADE – 2003 REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE – 2006 Reuni PROPOSTA DE NOVA RESOLUÇÃO NORMATIVA

6 Há coisas que sei porque os outros me disseram [...] Há outras coisas que sei porque as estudei [...] Mas também sei muitas coisas por experiência própria [...] Mas parece imprescindível revisar, de vez em quando, algumas coisas que acredito saber, compará-las com outros conhecimentos meus, submetê-las a exame crítico, debatê-las com outras pessoas que possam me ajudar melhor. Em suma, buscar argumentos para assumi-las ou refutá-las. (Fernando Savater)

7 O QUE É EXTENSÃO ? PROCESSO EDUCATIVO, CULTURAL E CIENTÍFICO QUE ARTICULA O ENSINO E A PESQUISA DE FORMA INDISSOCIÁVEL E VIABILIZA A RELAÇÃO TRANSFORMADORA ENTRE A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE. (Conceito assumido pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores)

8 O QUE É EXTENSÃO ?

9 Boaventura de Souza Santos Numa sociedade cuja quantidade e qualidade de vida assenta em configurações cada vez mais complexas de saberes, a legitimidade da universidade só será cumprida quando as atividades, hoje ditas de extensão, se aprofundarem tanto que desapareçam enquanto tais e passem a ser parte integrante das atividades de investigação e de ensino.

10 PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO CONCEITOS PRINCÍPIOS OBJETIVOS DIRETRIZES METAS

11 ÁREAS TEMÁTICAS 1. Comunicação 2. Cultura 3. Direitos Humanos e Justiça 4. Educação 5. Meio ambiente 6. Saúde 7. Tecnologia e Produção 8. Trabalho

12 GESTÃO DE PROGRAMAS E REDES 1. PROGRAMAS INTERINSTITUCIONAIS 2. PROGRAMAS DA PRÓ-REITORIA 3. PROGRAMAS DAS UNIDADES ACADÊMICAS

13 PROGRAMAS INTERINSTITUCIONAIS BRASIL AFROATITUDE CONEXÕES DE SABERES ESCOLA ABERTA REDE ARTE NA ESCOLA PROEXT MEC SESu PROEXT MEC CIDADES PROEXT MEC - Minc PRONERA SALA VERDE UNIAFRO UNIREDE UNITRABALHO VERSUS

14 Comunicação: - Cultura: MINC e outros : SiexCultura PROEXT Cultura Itaú Cultural Programa BNB de Cultura Instituto Arte na Escola/Fundação Iochpe Direitos Humanos: MEC / SEDH: Reconhecer: Ressignificando o ensino de Direito Programa Educação em Direitos Humanos Escola que Protege PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro Programa Brasil sem Homofobia PROGRAMAS INTERINSTITUCIONAIS

15 Educação (MEC / MDA / MD / MC): PROEXT - Programa de Apoio à Extensão Universitária voltado às Políticas Públicas Brasil Alfabetizado Conexões de Saberes Escola Aberta Mais Educação Projovem Campo Programa de Educação na Reforma Agrária - PRONERA Projeto RONDON PROEXT Cidades PROGRAMAS INTERINSTITUCIONAIS

16 Meio Ambiente (MMA): Sala Verde Coletivos Educadores Ambientais Saúde (MS): VERSUS Extensão: ERIP e VEPOP PET Saúde Tecnologia (MCT / MTE / MC / FBB): CT-Agro, CT-Hidro, CT-Catadores Redes de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia – SIBRATEC Saneamento Agricultura familiar - Editais do MCT/CNPq/MDA/SAF /MDS/SESAN Prêmio Tecnologias Sociais PROGRAMAS INTERINSTITUCIONAIS

17 Trabalho (MTE / MDS / MDA): Programa Nacional de Incubadoras – PRONINC Incubação de Empreendimentos Solidários Plano Setorial de Qualificação Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento (CONSADs) Inclusão Produtiva de Jovens Territórios da Cidadania Assistência Técnica Rural PROGRAMAS INTERINSTITUCIONAIS

18 EDITAIS /BOLSAS PARA ALUNOS PIBIP-AÇÃO /ARAPIRACA - 70 PROAPEX - 40 PROINART - 25 PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES - 35 PROGRAMA ESCOLA ABERTA - 08 ÒDE- AYÉ (Ações Afirmativas) - 50 PROGRAMAS DA PRÓ-REITORIA

19 Como está definida a dimensão Extensão no Projeto Pedagógico do Curso? Como cada Unidade Acadêmica se relaciona com a Sociedade? Quais as demandas sociais do(s) curso(s)? Quais os impactos sociais das pesquisas? Que papel desempenha hoje o Coordenador de Extensão (?) Membro de Comitê de Extensão Responsável por ações de extensão Responsável pela avaliação nos projetos Condições para pleno desenvolvimento Reconhecimento do papel do coordenador PROGRAMAS DAS UNIDADES ACADÊMICAS Aspecto organizacional

20 Aspecto Metodológico dos Projetos de Extensão: Avaliação dos Projetos Impacto/Fragmentação dos Projetos Consolidação dos Programas Política dos Editais Particularidade das ações de extensão e seu planejamento na Unidade

21 PROGRAMAS DAS UNIDADES ACADÊMICAS AS AÇÕES DE EXTENSÃO PROGRAMA PROJETOS CURSOS EVENTOS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PUBLICAÇÕES PROGRAMA 1 ÁREA TEMÁTICA PRINCIPAL, 1 Á REA TEMÁTICA SECUNDÁRIA E 1 LINHA DE EXTENSÃO

22 O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Guimarães Rosa

23 Desafios Desenvolvimento de projetos estruturantes, ou seja, aqueles potencializadores de mudanças; Articulação da extensão à base de pesquisas e programas de ensino. Indução a projetos integrados desenvolvidos em forma de grandes programas institucionais para enfrentar a fragmentação do conhecimento e das ações, além de otimizar a utilização de recursos disponíveis; Ampliação do intercâmbio e do arco de parceiros (prefeituras, sindicatos, ONGs, instituições públicas e privadas, órgãos de fomento, demais setores da sociedade), na implementação de projetos e programas institucionais;

24 Desafios Articulação da extensão às demais Pró-Reitorias, aos programas de ensino médio, de graduação e pós-graduação, para a inclusão da Extensão como atividade curricular. Um espaço pertinente e privilegiado para a flexibilização dos projetos político-pedagógicos, no ensino de graduação; Estímulo ao aumento da produção dos projetos e ações na área de extensão, instigando a busca e a diversificação de fontes de financiamento;

25 Desafios Incremento a projetos que privilegiem grupos e populações socialmente relevantes; Fortalecimento dos grupos de arte e de cultura; Incremento nos processos de divulgação e de avaliação institucional de Extensão.

26 Antes Que Seja Tarde Ivan Lins Composição: Ivan Lins/Vitor Martins Com força e com vontade A felicidade há de se espalhar Com toda intensidade Há de molhar o seco De enxugar os olhos De iluminar os becos Antes que seja tarde Há de assaltar os bares E retomar as ruas E visitar os lares Antes que seja tarde Há de rasgar as trevas E abençoar o dia E de guardar as pedras Antes que seja tarde Há de deixar sementes No mais bendito fruto Na terra e no ventre Antes que seja tarde Há de fazer alarde E libertar os sonhos Da nossa mocidade Antes que seja tarde Há de mudar os homens Antes que a chama apague Antes que a fé se acabe Antes que seja tarde.

27 Prof. Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra Pró-Reitor de Extensão Prof. José Roberto Santos Coordenador de Programas de Extensão Prof. José Guido Lessa Coordenador do Espaço Cultural * Equipe Proex: Fone: / Fax:


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