A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias."— Transcrição da apresentação:

1 1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias e observar as correspondentes saídas. Isto é, analise de micro movimentos e observar macro comportamentos Além disso, a proposta da simulação inclui:(Robert Axelrod, 1997) predição; desempenho; entretenimento; educação; prova e descoberta

2 2 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação A simulação é um modo de fazer através de experimentos. Enquanto as suposições podem ser simples as conseqüências podem não ser todas obvias. Em grande escala, os efeitos das interações locais entre os agentes são chamados de propriedades emergentes do sistema. As propriedades emergentes são, muitas vezes, surpreendentes porque podem ser difíceis de antecipar as conseqüências das interações entre formas simples. Para avançar na arte da simulação é necessário ser mais atento sobre o processo de fazer pesquisa em si mesmo.

3 3 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação É importante observar três aspectos específicos no processo de pesquisa: 1 - o modelo de programação – (apesar da preocupação com a linguagem) este deve alcançar três metas Validade – o programa deve amplamente implementar o modelo, de modo que este seja uma representação do modelo real; Usabilidade – permitir que o modelador e os demais usuários possam executar o programa, interpretar as saídas e entender como o modelo trabalha. Extensibilidade – permitir a futuros usuários adaptar o programa para novos usos ou adicionar novas características.

4 4 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação 2 - a analise dos dados – um modelo de simulação gera uma grande quantidade de resultado. Uma das vantagens da simulação é o fato de, se não houver dados suficientes, executar o modelo novamente e coletar mais dados. Os múltiplos funcionamentos de um mesmo modelo podem diferir devido as diferenças de circunstancias iniciais e em eventos estocásticos. Os efeitos de simples mudanças de parâmetros podem ser avaliados e controlados funcionando o modelo de simulação. Se as mudanças forem quantitativas usa-se métodos estatísticos. E analise de variação, se as mudanças forem qualitativas.

5 5 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação 3 - compartilha os resultados – após vários ciclos de iterações e analise dos dados, a parte final da pesquisa é compartilhar os resultados com os outros. Uma das formas é a publicação. (usaremos o site construído para esta finalidade).

6 6 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação Modelo de simulação Jogo da vida (John Horton Conway, 1970) Este programa é um exemplo de um autômato celular bidimensional. Um autômato celular é uma máquina computacional que executa ações baseado em determinadas regras. O ambiente pode ser pensado com um grande tabuleiro de dama. Os agentes são peças que povoam esse ambiente com dois estados (morto e vivo) Cada agente ocupa uma célula do tabuleiro

7 7 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação Considerações sobre o modelo: 1.Não é um modelo de ciências sociais, ele é mais influenciado por simulação de vida artificial; 2.Métrica (interação entre vizinhos) autômato celular de duas dimensões; 3.Regra – agente esta vivo ou morto, dependendo do estado de seus vizinhos; 4.Resultado – modelo complexo dinâmico que surge dessa simples regra aplicada a condição inicial.

8 8 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação Regras. Cada agente verifica o estado do seus 8 vizinhos e ajusta-se então para « vivo » ou « morto ». se houver menos de 2 vizinhos vivos, ele morre; se houver mais de três vizinhos vivos, ele morre; se houver 2 vizinhos vivos, o agente permanece no estado que esta; se houver exatamente 3 vizinhos vivos, o agente torna-se vivo. Esse processo é realizado continuamente e de modo paralelo.

9 9 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação Agente e vizinhança

10 10 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação Definindo o modelo Distribuindo os agentes no ambiente; Definir as regras de comportamento;

11 11 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação Estendendo o modelo 1.Dê algumas regras diferentes e verifique o que ocorre. 2.Experimente usando 4 vizinhos ao invés de 8, isto é, não use os vizinhos da diagonal Coisas para notar 1.Há alguma densidade critica de distribuição? 2.É possível encontrar algum agente vivo, mas sem movimentação?

12 12 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação Referencia Axelrod, Robert, Advancing the Art of Simulation in the Social Sciences, Published in Rosario Conte, Rainer Hegselmann and Pietro Terna (eds.), Simulating Social Phenomena (Berlin: Springer, 1997), pp


Carregar ppt "1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google