A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Introdução à Linguagem C Professora: Norminda Luiza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Introdução à Linguagem C Professora: Norminda Luiza."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Introdução à Linguagem C Professora: Norminda Luiza

2 Linguagem C O C nasceu na década de 70. Seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 rodando o sistema operacional UNIX. O C é derivado de uma outra linguagem: o B, criado por Ken Thompson. O B, por sua vez, veio da linguagem BCPL, inventada por Martin Richards. O C é uma linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: –processadores de texto, –planilhas eletrônicas, –sistemas operacionais, –programas de comunicação, –programas para a automação industrial, –gerenciadores de bancos de dados, –programas para a solução de problemas da Engenharia, Física, Química e outras Ciências, etc... É bem provável que o Navegador que você usa tenha sido escrito em C ou C++.

3 Linguagem C Estudaremos a estrutura do ANSI C, o C padronizado pela ANSI. Em 1978, Brian kernighan e Dennis Ritchie publicaram a primeira edição do livro THE C PROGRAMMING LANGUAGE. Esse livro, conhecido pelos programadores de C, como "K&R", serviu durante muitos anos como uma especificação informal da linguagem. A versão da linguagem C que ele descreve é usualmente referida como "K&R C". A segunda edição do livro, cobriu o padrão posterior, o ANSI C.

4 Linguagem C A linguagem C foi criada com o objetivo principal em mente: facilitar a criação de programas extensos com menos erros, recorrendo ao paradigma da programação procedural, mas sobrecarregando menos o autor do compilador, cujo trabalho complica-se ao ter de realizar as características complexas da linguagem. Para este fim, a linguagem C possui as seguintes características: Uma linguagem extremamente simples, com funcionalidades não-essenciais, tais como funções matemáticas ou manuseamento de ficheiros (arquivos), fornecida por um conjunto de bibliotecas de rotinas padronizada; A focalização no paradigma de programação procedural; Um sistema de tipos simples que evita várias operações que não fazem sentido Ponteiros dão maior flexibilidade à linguagem;

5 Linguagem C Uso de uma linguagem de pré-processamento, o pré-processador de C, para tarefas tais como a definição de macros e a inclusão de múltiplos ficheiros de código fonte; Acesso de baixo-nível, através de inclusões de código Assembly no meio do programa C; Parâmetros que são sempre passados por valor para as funções e nunca por referência (É possível simular a passagem por referência com o uso de ponteiros); Estruturas de variáveis, (structs), que permitem que dados relacionados sejam combinados e manipulados como um todo.

6 Linguagem C O C é "Case Sensitive maiúsculas e minúsculas fazem diferença. Exemplos: Se declararmos uma variável com o nome aluno ela será diferente de Aluno, ALUNO, AluNO ou aLuno. Os comandos do C if e for, por exemplo, só podem ser escritos em minúsculas pois senão o compilador não irá interpretá-los como sendo comandos, mas sim como variáveis.

7 Linguagem C Exemplo de um programa básico em C: (tudo que for dito nesta transparência será detalhado à medida que avançarmos no programa da disciplina) #include /* Primeiro programa */ int main () { printf ("Ola! Eu estou vivo!\n"); return(0); } #include int mensagem () /* Funcao simples: só imprime Olá! */ { printf ("Ola! "); return(0); } int main () { mensagem(); printf ("Eu estou vivo!\n"); return(0); } Exemplo 1Exemplo 2

8 Linguagem C Exemplo de um programa básico em C: (tudo que for dito nesta transparência será detalhado à medida que avançarmos no programa da disciplina) #include int main () { /* Declaracao de Variaveis */ int Dias; float Anos; /* Entrada de Dados */ printf ("Entre com o número de dias: "); scanf ("%d",&Dias); /* Conversao Dias em Anos */ Anos = Dias/365.25; printf ("\n\n%d dias equivalem a %f anos.\n",Dias,Anos); return(0); } Exemplo 3

9 Linguagem C Palavras Reservadas do C Todas as linguagens de programação têm palavras reservadas (palavra-chave). As palavras reservadas não podem ser usadas a não ser nos seus propósitos originais, isto é, não podemos declarar funções ou variáveis com os mesmos nomes. Apresentamos a seguir as palavras reservadas do ANSI C: autobreakcasecharconst continuedefaultdodoubleelse enumexternfloatforgoto ifintlongregisterreturn shortsignedsizeofstaticstruct switchtypedefunionunsignedvoid volatilewhile


Carregar ppt "Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Introdução à Linguagem C Professora: Norminda Luiza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google