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Capítulo 1 A gerência de projetos. Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos É um ramo da Ciência da Administração que trata do planejamento, execução.

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1 Capítulo 1 A gerência de projetos

2 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos É um ramo da Ciência da Administração que trata do planejamento, execução e controle de projetos; É o ato ou ação de gerir, executar a gerência; Executar projetos, de maneira cada vez mais eficiente, é um recurso essencial para a sobrevivência da empresa moderna; Uma metodologia formal de gerenciamento de projetos habilita a empresa a maximizar a consistência, eficiência, qualidade e produtividade em projetos; Gerência de Projetos (GP)

3 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos De acordo com uma pesquisa realizada pelo Center Business Practices (CBP), Harventown, PA Estados Unidos em 2003: A grande maioria das organizações está no mais baixo nível de maturidade em gerenciamento de projetos; 1.gerenciamento de risco, que apresenta o mais baixo nível de maturidade entre as áreas de conhecimento; 2.organizações relativamente imaturas no processo de estruturar o trabalho do projeto em uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP), apesar da alta ênfase em EAP na profissão de gerente de projetos; 3.organizações razoavelmente maduras em definição de escopo e de requisitos. Gerência de Projetos (GP)

4 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos É a organização líder em gerenciamento de projetos em todo o mundo, tendo ultrapassado a marca de 275 mil associados em setembro de 2008; Criada nos Estados Unidos (Pensilvânia), em 1969; É uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao avanço do estado da arte em gerenciamento de projetos; seu principal compromisso é promover o profissionalismo e a ética em gestão de projetos; No Brasil, o PMI está representado por seções regionais (chapters) em vários estados; A guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® ): documento publicado pelo PMI e incorporado como norma do Instituto de Engenharia Eletrônica (IEEE), dos Estados Unidos; Project Management Institute (PMI)

5 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos De acordo com a norma ISO (Diretrizes para qualidade de gerenciamento de projetos): Projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com data para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. Para o PMBOK ® : projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. O que é um projeto

6 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos Os projetos ocorrem em praticamente todas as organizações e em todas as suas áreas e níveis, gerando produtos e/ou serviços para clientes internos e/ou externos; Exemplos de projetos: lançamento de um novo produto ou serviço; construção de uma garagem; desenvolvimento de um software; implantação de uma nova tecnologia; realização de uma viagem; publicação de um livro; organização de um evento (festa, reunião, congresso etc.); planejamento e implementação de uma mudança organizacional; construção de um edifício. O que é um projeto

7 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos Não são exemplos de projetos procedimentos contínuos e repetitivos em uma organização, tais como: fabricação de um carro; venda de produto; pagamento de fornecedores; gerenciamento da rede de computadores; manutenção no dia-a-dia da planta industrial. Gerenciamento por projetos: tratamento dado a processos que têm um pouco de procedimentos contínuos e repetitivos e um pouco de projetos; Programa: grupo de projetos gerenciados de forma coordenada, visando obter benefícios difíceis de se obter quando gerenciados isoladamente; O que é um projeto

8 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos Para melhor planejamento, execução, monitoramento e controle, um projeto (ou parte dele) pode ser dividido em subprojetos; Stakeholders: são as partes interessadas ou envolvidas no projeto, os principais são: gerente de projeto: a pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto; cliente: a pessoa ou organização que solicitou o produto ou o serviço do projeto; membros da equipe: as pessoas que compõem a equipe do projeto; organização executora: a empresa em que o projeto está sendo executado; patrocinador (sponsor): a pessoa ou grupo, dentro ou fora da organização executora, que provê recursos financeiros e/ou apoio institucional para a execução do projeto. O que é um projeto

9 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos O ciclo de vida de um projeto (project life cycle) consiste no conjunto de fases que o compõem, geralmente em ordem seqüencial de execução; Cada uma de suas fases possui um grupo de atividades relacionadas de forma lógica, e a sua conclusão é marcada pela entrega de um ou mais deliverables; Deliverable é qualquer produto ou serviço, tangível e verificável, que deve ser produzido para completar um projeto ou parte dele; Revisões (reviews, phase exits, stage gates, kill points) são as inspeções e/ou reuniões realizadas ao final de cada fase, com o objetivo de verificar se a sua conclusão foi alcançada; Essas revisões determinarão se o projeto deverá prosseguir para sua próxima fase, detectarão e corrigirão erros que estejam afetando a performance; O ciclo de vida de um projeto

10 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos A definição das fases do ciclo de vida de um projeto está diretamente ligada ao tipo de produto a ser gerado; Na fase inicial é identificada a necessidade do projeto e são estabelecidos seus objetivos, sendo autorizada ou não a sua execução, dependendo habitualmente do resultado de um estudo de viabilidade (business case); Nas fases intermediárias, é colocado em prática tudo aquilo que foi planejado. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessas fases. Nesse momento, as entregas são os produtos e/ou serviços a serem gerados pelo projeto; Na fase final, os livros e documentos do projeto (inclusive os contratos) são encerrados e arquivados, com as partes interessadas devidamente comunicadas desse procedimento; O ciclo de vida de um projeto

11 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 1.Projeto de implantação de uma nova tecnologia da informação Cada implantação de uma nova tecnologia da informação (TI) em uma empresa deve ser tratada como um projeto; As fases que variarão de acordo com a tecnologia: definição; estudo de viabilidade técnica; pesquisa; seleção da tecnologia/fornecedores; implementação ou construção; implantação; acompanhamento inicial da operação. Exemplos de ciclo de vida de projetos

12 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 1.Projeto de implantação de uma nova tecnologia da informação Definição O projeto começa quando ele é formalmente autorizado a se iniciar (Project Charter) pelo patrocinador; Esse documento deve conter a descrição do produto ou serviço que o projeto será incumbido de criar, relacionando-o com as necessidades do negócio, indicando o gerente para dirigi-lo e a sua autoridade; É elaborado o conceito do que será o projeto; Exemplos de ciclo de vida de projetos

13 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 1.Projeto de implantação de uma nova tecnologia da informação Estudo de viabilidade técnica Parâmetros, tais como Taxa Interna de Retorno (TIR), devem ser calculados de forma que, ao fim desta fase, o patrocinador possa tomar a decisão de continuar, ou não, o projeto; O estudo de viabilidade pode ser tratado como um projeto específico, servindo de subsídio para a decisão de iniciar ou não o projeto de implantação da nova tecnologia; Exemplos de ciclo de vida de projetos

14 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 1.Projeto de implantação de uma nova tecnologia da informação Pesquisa Aprender acerca das tecnologias e dos seus fornecedores, podendo: comprar pesquisa existente; contratar consultoria para executar a pesquisa; utilizar pedidos de informação (Request for Information RFI); pedir referências aos vendedores; solicitar demonstrações; visitar clientes dos vendedores; hospedar um painel (os fornecedores apresentam suas soluções e participam de debates sobre elas). Exemplos de ciclo de vida de projetos

15 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 1.Projeto de implantação de uma nova tecnologia da informação Seleção da tecnologia/fornecedores Consiste na análise e avaliação das propostas de forma a sugerir ao patrocinador a melhor alternativa; Pode ser utilizada uma análise comparativa (benchmark) e/ou ser solicitado um teste piloto ao fornecedor; Na avaliação do preço, deve ser considerado o custo total de propriedade da solução (Total Cost of Ownership TCO); No aspecto técnico, devem ser avaliadas as características de funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade, escalabilidade e portabilidade; Exemplos de ciclo de vida de projetos

16 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 1.Projeto de implantação de uma nova tecnologia da informação Implementação ou construção Nesta etapa de acordo com a tecnologia, serão necessários: desenvolvimento ou customização (personalização); integração com outras tecnologias; testes em ambiente de desenvolvimento; migração de documentos, informações e dados. Implantação Devem ser previstos a instalação, os testes em ambiente de produção e os treinamentos, podendo ocorrer correções e melhorias de implementação da tecnologia. Exemplos de ciclo de vida de projetos

17 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 1.Projeto de implantação de uma nova tecnologia da informação Acompanhamento inicial da operação Durante um curto período de tempo, deve ser feito o acompanhamento da operação e ser previsto o encerramento/fechamento do projeto, com registro das lições aprendidas e fechamento de contratos. Exemplos de ciclo de vida de projetos

18 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 2.Implantação de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) Pesquisa ou introdução dos conceitos de GED: nesta fase, são pesquisadas as tecnologias existentes, as diferenças entre elas e a sua aplicabilidade; Treinamento, participação em congressos e cursos, bem como demonstrações de produtos, ajudam na formação de cultura; levantamento: os documentos envolvidos são levantados, assim como os acessos, volumes, usuários, plataforma de processamento de dados disponível, infra-estrutura, requisitos legais e tabelas de temporalidade; Esse dados darão subsídio não só ao projeto, mas também ao estudo de custo-benefício; Exemplos de ciclo de vida de projetos

19 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 2.Implantação de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) análise: avaliam-se a aplicação da tecnologia e a viabilidade, em termos de custo-benefício; detalhamento da arquitetura: são caracterizados os recursos necessários, tais como: scanner, hardware de armazenamento e exibição, impressoras e redes de comunicação; software: produto, estrutura de indexação e gerenciamento de mídias; serviços: digitalização, melhoria da imagem, customização de produtos e treinamento de usuários. Nesta fase, os procedimentos operacionais também devem ser revistos; Exemplos de ciclo de vida de projetos

20 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 2.Implantação de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) seleção de produtos e fornecedores: em função dos requisitos constatados, é feita uma avaliação de produtos e fornecedores, o que culminará com a seleção dos que forem de maior interesse para a empresa; construção ou implementação: a última etapa destina-se à implementação da solução projetada (instalação, projeto e desenvolvimento da aplicação, conversão do acervo, treinamento e produção). Exemplos de ciclo de vida de projetos

21 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 3.Uma festa de 15 anos Concepção: reunião para seleção de tema, data e local, lista de convidados, definição de limite do orçamento; preparação do evento: contratação de materiais e serviços, ensaio da valsa, roupas para a família e damas e divulgação; realização da festa: salão, toldos, iluminação, decoração, bufê, música, cerimonial, serviços de apoio (orador, fotógrafo, cinegrafista, segurança, transporte e limpeza); encerramento da festa: pagamento de contas, cartões de agradecimento e relatório do evento. Exemplos de ciclo de vida de projetos

22 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 4.Ampliação de uma fábrica Concepção; sondagem do terreno; projeto: arquitetônico, estrutural e de contenção; serviços preliminares: depósito, demolições, remoções de entulho, instalação e locação; obra: muros de contenção, fundações, estrutura (pilares e cintas), cobertura (treliças, calhas e telhas) e utilidades (instalações elétricas, mecânica, hidráulica, gás natural, oxigênio, propano e ar comprimido); Exemplos de ciclo de vida de projetos

23 Capa da Obra Capítulo 1 A gerência de projetos 4.Ampliação de uma fábrica acabamento: paredes, piso, esquadrias e vidros; instalação da linha de produção: liberação alfandegária, transporte, descarregamento e montagem de equipamentos. Exemplos de ciclo de vida de projetos


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