A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CNIDÁRIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CNIDÁRIOS."— Transcrição da apresentação:

1 CNIDÁRIOS

2 CARACTERÍSTICAS Cnidários são animais aquáticos, radialmente simétricos com uma extremidade do corpo exibindo uma boca circundada por tentáculos. A boca é a única abertura para a cavidade intestinal. Os cnidários apresentam-se em duas formas, a medusa e pólipo. As medusas são formas móveis semelhantes a guarda- chuva, com a boca na região mediana, rodeada de compridos tentáculos, os braços orais. Os pólipos são semelhantes a tubos, em que a extremidade inferior se mantém fixa no substrato e na extremidade superior estão boca e tentáculos. Primeiros animais dotados de tecidos organizados, chamados de histozoários. Eles já possuem, inclusive, alguns esboços de órgãos e sistemas.

3 *São diblásticos. A ectoderme dá origem à epiderme, e a endoderme, à gastroderme. Entre ambas, existe a mesogléia, um material gelatinoso. *Na linha evolutiva, são os primeiros animais que apresentam cavidade digestória e sistema nervoso.

4 CNIDOBLASTOS OU CNIDÓCITOS
*Célula característica dos celenterados. Relacionado com a captura de alimento e defesa).   * Cada um pode conter uma cápsula ovalada,o nematocisto. No interior dele há uma solução tóxica e um filamento enrolado, com ponta em forma de dardo. No exterior do cnidócito, há uma proeminência em forma de espinho, o cnidocílio. Quando tocado, abre-se o nematocisto, disparando o filamento embebido na substância tóxica(hipinotoxina)     

5 FUNÇÕES     Sistema excretor Ausente.  Os produtos do metabolismo celular são excretados na cavidade gastrovascular e eliminados pela boca.         Sistema nervoso: Presente, formando uma rede difusa no corpo. Os celenterados é o primeiro da escala animal há apresentar sinais de sistema nervoso, este sistema chamamos de Sistema Nervoso Difuso. Assim, estimulando apenas um tentáculo todo o organismo reage, isto ocorre graças à difusão do estímulo por toda a rede nervosa.  Sistema sensorial:  Presente, reduzido. Células sensitivas   espalhadas pela epiderme. Algumas espécies com células sensíveis à luz (ocelos).

6 FUNÇÕES Sistema digestório incompleto. As presas são capturadas pelos tentáculos, levadas a boca e chegam a cavidade gastrovascular. Nela os alimentos são parcialmente digeridos por enzimas e depois são englobados pelas células dessa cavidade, que completam a digestão. Como a digestão ocorre dentro e fora das células, a digestão é intra e extracelular. São carnívoros e alimentam-se de peixes e zooplâncton. Sistema cardivascular: Ausente. Nutrientes e gases respiratórios são distribuídos por difusão entre as células. Sistema respiratório: Ausente. Trocas gasosas por difusão.

7    Reprodução ASSEXUADA: *Brotamento Um broto desenvolve-se no corpo do pólipo,forma boca e tentáculos e, depois se destaca e passa a ter vida independente. Regeneração Quando um celenterado é dividido em vários fragmentos, cada um pode originar um novo indivíduo. SEXUADA Algumas espécies são monóicas outras dióicas. Espermatozóides liberados na água nadam à procura do óvulo. Após a fecundação e a formação do zigoto, o desenvolvimento pode ser direto, como no caso da hidra Em outros, a fecundação pode ocorrer externamente, no ambiente ou na cavidade gastrovascular.O zigoto origina uma larva(PLÂNULA) achatada e ciliada, que nada e se fixa a um substrato, formando um novo indivíduo( desenvolvimento indireto)

8 ALTERNÂNCIA DE GERAÇÃO OU METAGÊNESE

9

10

11 CLASSIFICAÇÃO Filo Cnidaria ou Coelenterata apresenta três classes:
Hydrozoa (a maioria das espécies com forma de pólipo). Scyphozoa (a maioria das espécies com forma de medusa). Anthozoa (apenas pólipos). Os corais pertencem à classe Anthozoa.

12 CNIDÁRIOS


Carregar ppt "CNIDÁRIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google