A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010."— Transcrição da apresentação:

1 CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010

2 CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA O DESAFIO DA SES-PB Redirecionar a política estadual de saúde numa perspectiva pragmática e assertiva capaz de produzir resultados de curto prazo que permitam novos horizontes para a saúde dos paraibanos.

3 CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA PRINCÍPIOS ÉTICOS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DO SUS-PB Afirmação da Responsabilidade Sanitária como princípio básico da Atenção à Saúde e da Gestão. Cumprimento da EC 29 (gestão estadual) e incentivo na mesma linha para as gestões municipais. Promoção de um amplo programa de qualificação e desprecarização da força de trabalho em saúde, tornando-o um investimento estratégico para o fortalecimento do SUS-PB.

4 CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA PRINCÍPIOS ÉTICOS PARA A GESTÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA DO SUS-PB Requalificação do acesso da população paraibana aos medicamentos de alto custo e insumos estratégicos, em parceria com os gestores municipais. Investimento na melhoria dos serviços de saúde na perspectiva da redução das desigualdades regionais e da atenção integral ao cidadão usuário. Conclusão das obras inacabadas, e onde for o caso, construção, ampliação, reforma e equipamento das unidades de saúde, atendendo aos critérios de racionalidade, eficiência e resolubilidade.

5 CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA Mobilização da sociedade paraibana em torno de um grande e articulado esforço intersetorial para a promoção da saúde e da cultura de paz. Radicalização da estratégia de implementação dos Pactos (pela vida; em defesa do SUS; de gestão). Organização de redes solidárias de vigilância e atenção à saúde.

6 CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA Elaboração e apresentação, na CIB-PB e no CES-PB, de um programa de investimento para o período 2009/2010. Fortalecimento do papel do CES-PB e recuperação das suas reais atribuições junto à gestão estadual do SUS; Dinamização da Ouvidoria do SUS e sua utilização como instrumento de orientação e controle social da gestão estadual do SUS-PB.

7 CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO SUS Integração dos instrumentos de planejamento, programação e avaliação para qualificação da gestão estadual na relação com os municípios; Organização de estratégias conjuntas de acompanhamento, monitoramento e avaliação da gestão estadual e municipal. Implantação de incentivo para as gestões municipais que otimizem suas estratégias de atenção à saúde e reduzam indicadores de mortalidade (infantil e materna) e morbidade (principais doenças e agravos notificáveis).

8 É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. Paulo Freire

9 CONTATOS Gerencia de Planejamento e Gestão (83) 3218-7361 (83) 3218-7487


Carregar ppt "CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google