A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1,21-28 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1,21-28 29 de janeiro de 2012 29 de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1,21-28 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1,21-28 29 de janeiro de 2012 29 de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:"— Transcrição da apresentação:

1

2 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1,21-28 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1,21-28 29 de janeiro de 2012 29 de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: Deuteronômio 18,15-20; Salmo 95(94); 1Coríntios 7,32-35;

3 A liturgia do 4º Domingo do Tempo Comum garante-nos que Deus não se conforma com os projeto de egoísmo e de morte que desfeiam o mundo e que escravizam os homens e afirma que Ele encontra formas de vir ao encontro dos seus filhos para lhes propor um projeto de liberdade e de vida plena.

4 Jesus chega à sinagoga de Cafarnaum, onde o povo costumava se reunir aos sábados para rezar, ouvir e celebrar a palavra de Deus. Como Filho de Deus, ele oferece um ensinamento novo com autoridade (vv.22.27). Por meio do ensinamento, articulado com ações salvadoras, Jesus manifesta que é o Messias, o consagrado de Deus.

5 Diante da força divina de Jesus, o espírito impuro, símbolo do poder alienante e opressor, retrocede e se afasta. O ensinamento de Jesus acompanhado de sinais suscita admiração e a pergunta: Quem é Jesus de Nazaré? O mistério da identidade de Jesus é desvelado plenamente na hora da morte,

6 Messias-profeta da 1ª leitura. quando o centurião romano, em nome do mundo inteiro, proclama que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus (15,39). À luz da ressurreição, os discípulos compreenderam que Jesus foi o profeta por excelência, poderoso em obras e palavras (Lc 24,19), que realizou de forma plena a promessa do Messias-profeta da 1ª leitura.

7 Deus faz surgir a figura do profeta para anunciar suas palavras e realizar sinais com sua autoridade. Na aliança do Sinai, da qual Moisés é mediador, Deus fez conhecer sua vontade. Como intermediário de Deus e o povo, o profeta tem a missão de promover sempre e de novo a fidelidade à aliança.

8 O salmo O salmo exorta a não fechar o coração para ouvir a voz do Senhor, sendo obediente à sua palavra. A 2ª leitura ensina a viver numa alegre disponibilidade para o serviço do Reino de Deus e dos irmãos.

9 Atualizando Jesus ensinava com autoridade, isto é, não somente falando, mas também agindo e libertando através de ações misericordiosas e solidárias. Iluminados com a força de sua ressurreição, possamos continuar a missão libertadora através de palavras e sinais proféticos.

10 A palavra de Deus na celebração A palavra de Deus na celebração Como profetas do Senhor, escutamos a Boa Nova de Jesus que traz vida e salvação para os oprimidos e escravizados. Jesus Cristo presente na comunidade reunida, na Palavra e na eucaristia, renova em nós a fé na vida. REVISTA DE LITURGIA- compromisso com a ação liturgica NPDBRASIL PORTAL DEHONIANO

11 Para esta semana… Os nossos dias, a nossa semana, podem ser pontuadas com encontros, mesmo curtos, com o Senhor: momentos de oração (sozinhos, em casal, em família, em comunidade),visitas ao santíssimo, momentos de meditação da Palavra de Deus; e gestos e encontros para servir os mais pequenos. Agradar ao Senhor, colocando o nosso quotidiano sob o seu olhar: fazer o ponto da situação, em cada noite, com Ele.

12

13 Bendizemos a Deus que nos chama a participar do seu Reino e a crer que a vida é mais forte que a morte. Abraços ! Fiquem com Deus ! Marineves


Carregar ppt "4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1,21-28 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1,21-28 29 de janeiro de 2012 29 de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google