A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cirurgia ambulatorial: conceito e legislação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cirurgia ambulatorial: conceito e legislação"— Transcrição da apresentação:

1 Cirurgia ambulatorial: conceito e legislação
QUÍRON (SAGITÁRIO), PROFESSOR DE ASCLEPIUS E GRANDE CIRURGIÃO NA MITOLOGIA GREGA.

2 Um pouco de História 1800-1940 2° Guerra Mundial Em 1940, no Canadá
Repouso essencial para recuperação P.O. Lembrar que a primeira anestesia com éter foi realizada em 1846, no Hospital Geral de Massachusetts (Harvard). 2° Guerra Mundial Aumentaram as observações apoiando a redução, não só do repouso pós-operatório, mas também do período de internação Em 1940, no Canadá No Hospital de Shouldice, foi iniciado um programa para realização de hernioplastias inguinais para adultos, sob anestesia local, com curta permanência hospitalar. Década de 60 A cirurgia ambulatorial ganha apoio da Anestesiologia e torna-se desde então um procedimento cada vez mais seguro e com menos riscos.

3 O que permitiu o avanço da Cirurgia Ambulatorial?
Vários fatores: Aperfeiçoamento dos conceitos e das práticas da cirurgia ambulatorial, sobretudo em alguns países da Europa e nos EUA; Desenvolvimento das técnicas anestésicas e cirúrgica; A incorporação de recursos para prevenção da dor, da náusea e do vômito; A melhoria da qualidade dos estabelecimentos e do sistema de saúde; Redução dos custos da internação.

4

5 O que é Cirurgia ambulatorial?
São operações em regime ambulatorial as realizadas sob qualquer tipo de anestesia, não demandam internação hospitalar e a permanência do paciente no serviço não deve exceder 24 horas. A depender do procedimento, das características do serviço e das condições do paciente, as unidades podem funcionar de três modos: Dispensação após o procedimento; Permanência por um curto tempo para recuperação; Pernoite.

6 Cirurgia Ambulatorial
De pequeno porte: é realizada geralmente sob anestesia local com alta imediata do paciente: incluem as operações feitas no consultório ou ambulatório (retirada de lesões tumorais da pele e do subcutâneo, postectomia, vasectomia, hemorroidectomia, polipectomias endoscópicas em casos selecionados); De grande porte: é realizada sob qualquer modalidade de anestesia, sendo necessário um período de monitorização ou recuperação pós-operatória (herniorrafias inguinais, safenectomias, papilotomia endoscópica, colecistectomia e hernioplastias hiatais por videolaparoscopia).

7 Tipos de Unidades de Cirurgia Ambulatorial
Tipo I Consultórios médicos Adaptado, possibilitando procedimentos sob anestesia local. Tipo II Ambulatórios isolados, centros de saúde e UBSs É possível a realização de procedimentos de porte médio, com anestesia local ou loco - regional (com ou sem sedação). Além das salas com as devidas especificações, a Unidade deve contar com sala de recuperação ou de observação do paciente. Tipo III O estabelecimento de saúde que, anexo ou não a um hospital geral ou especializado possibilita a realização de procedimentos em regime ambulatorial ou de internação, em salas cirúrgicas próprias ou do centro cirúrgico do hospital, mediante apoio da sua infraestrutura (Serviço de Nutrição e Dietética, Centro de Esterilização de Material e Lavanderia, Central de Gases, Central de Vácuo, Central de Ar Comprimido, Central de Ar Condicionado, Sistema de Coleta de Lixo, dentre outros) .

8 Vantagens e Desvantagens
Vantagens para os pacientes Alteração mínima na rotina do paciente e da família. Individualização do cuidado. Melhor avaliação da relação médico-paciente. Menor risco de infecção hospitalar. Redução da incapacidade física, retorno mais rápido para o trabalho. Morbi-mortalidade menores.

9 Vantagens e Desvantagens
Vantagens para o Sistema de Saúde Redução dos custos: a redução dos custos dos procedimentos realizados em regime de cirurgia ambulatorial quando comparada com o tratamento em regime de internação hospitalar é de 55% nas unidades autônomas, 46% nas unidades satélites e 11% nas unidades integradas. Maior disponibilidade de leitos hospitalares. A introdução prática da cirurgia ambulatorial aumenta a disponibilidade de leitos hospitalares para a internação de pacientes com afecções cirúrgicas mais complexas.

10 Vantagens e Desvantagens
Desvantagens da cirurgia em regime ambulatorial Não realização dos cuidados pré-operatórios: a inobservância do tempo de jejum e da realização dos exames específicos e de rotina pode contribuir para o adiamento ou a suspensão da cirurgia. Falta de transporte. Os familiares, os vizinhos ou o gestor de saúde devem ser mobilizados com antecedência para garantir o transporte. Falta de ajuda no domicílio. Os pacientes que moram sozinhos e não dispõem de familiares e amigos para a ajuda no domicílio para os cuidados gerais e específicos, e, principalmente, para garantir o retorno pós-operatório devem ser tratados em regime de internação. Suspensão da cirurgia em regime ambulatorial em detrimento de urgência, sobretudo nas unidades integradas ao hospital. Necessidade de permanência hospitalar além do esperado. A variabilidade das taxas de internação depende do tipo da afecção tratada, das características biológicas, psicológicas e sociais do paciente selecionado, da experiência do serviço e das condições sociais e econômicas da população de abrangência.

11 Normatização Resolução 1886/2008 do CFM e Resolução SS 02/2006 da Secretaria da Saúde de São Paulo “Dispõe sobre normas mínimas para funcionamento de consultórios médicos e dos complexos cirúrgicos para procedimentos com internação de longa permanência”

12 Condições da Unidade Condições estruturais e sanitárias do ambiente com estrutura para esterilização e desinfecção dos instrumentos de acordo com as normas vigentes; Registro de todos os procedimentos realizados; Condições mínimas para a prática da anestesia;16 Garantia de internação, caso haja necessidade; Garantia de assistência pós-alta durante 24 horas por dia na unidade ou no sistema de saúde.

13 Seleção do paciente Pacientes hígidos ou com distúrbio sistêmico moderado decorrente de doenças crônicas; Procedimentos cirúrgicos que não necessitam cuidados especiais no pós-operatório; Garantia de acompanhante adulto, lúcido e previamente identificado.

14 Condições de alta Orientação no tempo e no espaço;
Estabilidade dos sinais vitais há pelo menos 60 minutos; Ausência de náusea e vômitos; Ausência de dificuldade respiratória; Capacidade de ingerir líquidos; Capacidade de locomoção, se não houver contraindicação; Sangramento mínimo ou ausente; Ausência de dor de grande intensidade; Ausência de retenção urinária; Conhecimento por parte do paciente e do acompanhante, verbalmente e por escrito, da relação dos cuidados pós-anestésicos e pós-operatórios, bem como a determinação da Unidade para atendimento de eventuais intercorrências.

15 É O FIM!!!!!


Carregar ppt "Cirurgia ambulatorial: conceito e legislação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google