A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Circulação Urbana Luiz Paulo Cavalca Mariana Heimy Kano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Circulação Urbana Luiz Paulo Cavalca Mariana Heimy Kano"— Transcrição da apresentação:

1 Circulação Urbana Luiz Paulo Cavalca Mariana Heimy Kano
Nelson Rana Neto Vitor de Souza Silva

2 Introdução: Carta de Atenas
∙Habitação ∙ Trabalho ∙ Lazer ∙ Circulação

3 Cidade Medieval

4 Mapa de zoneamento urbano
Cidade Contemporânea Mapa de zoneamento urbano

5 Meios de Circulação Urbana
Coletivos: Ônibus: o meio de transporte coletivo mais utilizado no Brasil, que ganhou maior importância após a desativação dos bondes. Metrô: o metrô de São Paulo foi fundado em 1968 e transporta cerca de três milhões de passageiros em média por dia. Barcos: transportam cargas e passageiros, sendo conhecidos como motores, rabetas ou recreios, dependendo da duração de suas viagens, dos fins a que se destinam, e das distâncias percorridas, entre um ponto e outro.

6 Meios de Circulação Urbana Particulares Não Motorizados:
Andar a pé: o ato de caminhar ganha status de atitude consciente Bicicleta: Um meio de transporte mais rápido que a pé para maiores distâncias e econômico. Particulares Motorizados: Carros e motos: estes veículos podem ser movidos a álcool, gasolina, gás, diesel e biodiesel. Ele veio para facilitar a locomoção, diminuir o tempo de viagem e dar conforto. Helicópteros: tinha utilização apenas nas áreas militares e de defesa civil, hoje é utilizado como meio de transporte por muitos empresários. São Paulo tem a segunda maior frota do mundo sendo que há setenta vezes mais heliportos que a cidade de Nova York, o fato de terem liberdade pelas zonas aéreas o faz ser usado por empresários para evitar o trânsito.

7 Meios de Circulação Urbana O Status do Carro: A história de Bertha Benz

8 Meios de Circulação Urbana
Bertha Benz em companhia de seus filhos Eugen e Richar partiu da cidade de Mannheim à cidade de Pforzheim, para visitar sua mãe. Isto a tornou conhecida como a primeira automobilista do mundo. Certamente a viagem não foi fácil, as estradas da época não eram feitas para carros e sim para carroças e cavalos.

9 A grande Propaganda Foram os 106 quilômetros mais famosos da história automobilística. Com sua viagem Bertha ganhou a credibilidade diante dos futuros compradores que se convenceram da capacidade da máquina já que podia ser guiada por uma mulher. Rapidamente a história de sua viagem se espalhou e trouxe para a fábrica Benz bom retorno financeiro. “As pessoas compram somente coisas que conhecem.” , Bertha.

10 A Cultura Rodoviarista no Brasil
O Brasil começou a se tornar um país rodoviário com a entrada do presidente Washington Luis ao poder em 1926, ele criou diversas rodovias, dentre as elas temos a Rodovia Washington Luis que foi a primeira rodovia asfaltada do país. O presidente tinha como lema a seguinte frase: “Governar é abrir estradas“.

11 A Cultura Rodoviarista no Brasil
Getúlio Vargas durante o Estado Novo contribuiu não apenas com a infra-estrutura rodoviária mas também com a produção nacional de veículos fundando a Companhia Siderúrgica Nacional e a Fábrica Nacional de Motores. O país estava seduzido pelo american way of life e pelo prazer de consumir.

12 A Cultura Rodoviarista no Brasil
Outro presidente que favoreceu o aumento do número de automóveis no país foi Juscelino Kubitschek, trazendo concessionárias automotivas. Foi responsável pela construção da capital federal, Brasília. Uma cidade que possui diversas avenidas sem calçadas, beneficiando somente os veículos e ignorando os pedestres.

13 Caos Automotivo Antes o carro era um artigo de luxo, somente utilizados por aventureiros e viajantes, hoje é uma necessidade física e psicológica. Na década de 1950 havia no mundo 200 habitantes por automóvel, hoje há 8 habitantes por automóvel. Avenida Paulista, 1950.

14 Caos Automotivo Com o aumento da distribuição de renda no país foi crescendo ainda mais o número de carros circulando, e como consequência um verdadeiro caos. A principal cidade afetada pelo trânsito caótico no Brasil é a São Paulo, que a cada dia tem um aumento de 800 veículos novos. O trânsito intenso causa também poluição além dos 1000 mortos ou feridos diariamente.

15 Caos Automotivo Especialistas apontam que no ano de 2015 a cidade de São Paulo irá parar literalmente.

16 Seriam os Carros Verdes a Solução?
Carros elétricos já estão a venda. Carros feitos com fibras vegetais já existem. O problema da poluição seria reduzido. Mas a falta de espaço físico não. Carro elétrico desenvolvido no Parque Tecnológico de Itaipu

17 Existe Solução?

18 Soluções bem sucedidas
Malha ferroviária da Europa. PODE-SE VIAJAR POR TODA EUROPA COM TRANSPORTE COLETIVO.

19 Transporte Metroviário
Ilha de Manhattan (NY,EUA)

20 Transporte Metroviário
Inglaterra (Londres) Cidade de Londres

21 Tramway Grenoble (França)
Transporte de superfície movido a energia elétrica, passagens baratas, cobertura total da cidade.

22 Bicicletas Pode-se alugar uma bicicleta e devolvê-la em qualquer outro ponto de locação da cidade. Amsterdã (Holanda)

23 Mas no Brasil o que tem sido feito?
A compra de automóveis tem aumentado a cada dia principalmente com os Incentivos como a redução do IPI. Aumento da malha rodoviária defendido principalmente pelos políticos progressistas. Em contrapartida...

24 Companhia do Metropolitano de São Paulo
Estacionamento na estações extremas. Bicicletários nas estações centrais.

25 Comparando... Grenoble 157.900 habitantes Amsterdã 761.262 habitantes
São Paulo habitantes Seriam as soluções européias aplicáveis em nossa Megalópole?

26 Circulação Urbana “Uma política que se proponha a enfrentar os problemas urbanos deve ter como objetivo a reversão do atual modelo de mobilidade, priorizando instrumentos de gestão urbanística, princípios de sustentabilidade e inclusão social.” Renato Boareto


Carregar ppt "Circulação Urbana Luiz Paulo Cavalca Mariana Heimy Kano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google