A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
FEG – UNESP Marly Mizue Kaibara de Almeida 2011

2 QUESTÃO O que é contabilidade e qual a sua função?

3 Exercício – Nós Sozinhos
A tarefa proposta consiste em você fazer a sua contabilidade, ou seja, você deve “contabilizar” o seu patrimônio.

4 A contabilidade é útil no controle das transações efetuadas pela pessoa física para administrar melhor seus interesses econômicos. A contabilidade é essencial na tomada de decisão, indicando onde, como e quando o dinheiro ingressou na empresa, como foi gasto, os compromissos efetuados. A partir de uma avaliação das implicações financeiras, pode-se escolher o tipo de plano de ação, dirigindo a atenção aos problemas atuais, às oportunidades, prevendo os efeitos futuros das decisões tomadas.

5 Palestra da Bovespa   A importância da educação financeira •         Como a moeda é usada na economia •         O que é risco? •         Noções sobre o SFN (Sistema Financeiro Nacional) •         Os juros •         O que é inflação? •         O orçamento pessoal e familiar •         Como fazer para que sobre dinheiro •         O que fazer com o dinheiro que sobra •         Aposentadoria •         Planejando a educação dos filhos •         A importância do mercado de ações para a economia •         Você poder ser um dos novos sócios dessas empresas

6 Programa 1. Contabilidade Geral: conceitos básicos, convenções fundamentais, conceito de ativo e passivo, as contas livro diário e do livro razão, balanço de empresas e atualização do balanço, demonstração da conta de lucros e perdas, análise da saúde da Empresa através do balanço. 2. Contabilidade de Custos: sistemas de custos, conceitos básicos, análise de custo-volume-lucro, custo-padrão, método dos centros de custos, unidade de esforço de produção (UEP), custeio baseado na atividade (ABC).

7 Objetivo da Disciplina
A disciplina tem como objetivo criar condições para que os alunos adquiram uma compreensão/visão abrangente da área de Contabilidade Geral e Sistemas de Custos inserida no contexto da Produção.

8 Avaliações provas individuais (30%)
Atividades em Aula – Em grupo (30%) Seminários (40%)

9 Referências Equipe de professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutória. Ed. Atlas, 2010. Martins, E. Contabilidade de Custos. Ed. Atlas, 2010. BORNIA, A. C. Análise Gerencial de Custos. Aplicação em Empresas Modernas. Bookman Companhia, 2010.

10 Introdução

11 Video: A História da Contabilidade

12 Evolução Histórica da Contabilidade
Antes de CRISTO: os povos primitivos tinham controles e registros contábeis apenas para medir o patrimônio familiar. Século XIII d.C.: com o desenvolvimento do comércio, surgiu o Mercantilismo, a Burguesia. Com o Renascimento, os estudos da contabilidade desenvolveram se muito lentamente, durante séculos.

13 Evolução Histórica da Contabilidade
1.494: impresso o primeiro livro contábil de autoria do Frei Luca Paciolo/Pacioli. Início da Escola Contábil Italiana com a TEORIA DAS PARTIDAS DOBRADAS. Cada registro explicava a causa e o efeito das operações: DÉBITO e CRÉDITO. Seguiram-se várias correntes teóricas em outros países, porém essas descobertas eram apenas derivações das Partidas Dobradas.

14 Evolução Histórica da Contabilidade
EUA : formação da Escola contábil norte-americana. Fatores: crescimento do mercado de capitais; investimentos em pesquisas na área contábil surgindo a Auditoria, a Controladoria e a Análise de Balanços (grande desenvolvimento da contabilidade).

15 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
BRASIL- 1902: Criados os primeiros cursos comerciais: Escolas de Comércio de São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Em 1946, foi inaugurada a Faculdade de Economia e Administração da USP em São Paulo: primeiro curso superior em contabilidade. - 27/05/1946: O Decreto nº regulamentou a profissão de contador; Criação do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais nos Estados.

16 O QUE É CONTABILIDADE?

17 A Contabilidade É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. (Hilário Franco)

18 A Contabilidade TERMÔMETRO CAPAZ DE MEDIR A SAÚDE DAS EMPRESAS, FORNECENDO ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS DE CONTROLE E OS DADOS NECESSÁRIOS PARA A TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

19 A Importância da Contabilidade
QUEM A UTILIZA ?  Toda e qualquer organização utiliza-se da contabilidade, independentemente de seu tamanho, finalidade ou constituição jurídica.

20 A Importância da Contabilidade
ATRAVÉS DO QUÊ ?  das informações úteis extraídas da contabilidade: onde estão aplicados os recursos e como foram obtidos; qual foi o desempenho econômico e qual a posição atual da entidade.

21 PARA QUÊ ?  para ajudar os usuários dessas informações contábeis a conhecer mais sobre a empresa, fazer previsões e tomar a melhor decisão relativa a situação futura.

22 Usuários da Contabilidade
Quem são esses Grupos ?

23 Informações relevantes
Usuário e Informação Tipo de usuário Informações relevantes Acionistas ou proprietários Rentabilidade e segurança de investimentos Administradores Rentabilidade, liquidez, retorno etc Fornecedores e instituições financeiras Capacidade de pagamento Governo Resultado para tributação, análises setoriais etc. Empregados e sindicatos Resultados para discussão de dissídios, informações para determinação da participação nos resultados Comunidade Informações sobre a contribuição para a sociedade (geração de empregos, divisão do lucro, etc.)

24 Finalidades da Contabilidade
Controle Informar sobre todas as transações efetuadas pela empresa. Planejamento Instrumento auxiliar no processo de tomada de decisão.

25 Objeto da Contabilidade
Patrimônio das entidades econômico-administrativas.

26 Questionamento O que é Patrimônio ?

27 Patrimônio Conjunto de bens, direitos e obrigações avaliado em moedas e pertencentes a uma pessoa. Bens: coisas capazes de satisfazer às necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Direitos: valores que a empresa tem de receber de terceiros. Obrigações: valores que a empresa tem de pagar a terceiros.

28 O que é Entidade Econômica Administrativa ?
Questionamento O que é Entidade Econômica Administrativa ?

29 Entidade econômico-administrativas
Organizações que reúnem os seguintes elementos – pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado.

30 Entidades Econômico Administrativas
Entidades com fins Econômicos - visam lucro para preservar ou aumentar o patrimônio líquido (indústrias, lojas comerciais,...) Socioeconômico – visam superávit que reverterá em benefício de seus integrantes (associações de classe,...) Sociais – atender às necessidades da coletividade a que pertencem (União, estados,...)

31 Questionamento Como funciona a Contabilidade em uma Organização?

32

33 O QUÊ A CONTABILIDADE DEVERÁ REGISTRAR ?
Fluxo de Materiais e Serviços em uma Empresa EMPRESA INSUMOS PRODUTOS Entradas De Materiais & Serviços Saídas De Materiais & Serviços

34 O QUÊ A CONTABILIDADE DEVERÁ REGISTRAR ?
PAGAR COMPRAR RECEBER OPERAÇÕES CONTÁBEIS TOMAR EMPRESTADO EMPRESTAR VENDER

35 POR QUÊ REGISTRAR ? DUPLA FINALIDADE: CONTROLAR E ORIENTAR
CONTROLAR O QUÊ ? ORIENTAR A QUEM ?

36 POR QUÊ REGISTRAR ? DUPLA FINALIDADE: CONTROLAR E ORIENTAR
CONTROLAR O QUÊ ? A quantidade monetária do dinheiro em caixa e das mercadorias em estoque; o total dos haveres, dívidas e seus prazos etc. ORIENTAR A QUEM ? Aos administradores, acionistas, fornecedores, bancos, fisco etc.

37 Como registrar?  Através das TÉCNICAS CONTÁBEIS, que são:
ESCRITURAÇÃO DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ANÁLISE DE BALANÇOS AUDITORIA

38 Técnicas Contábeis - 1 Escrituração – registro, em livros próprios (Diários, Razão, Caixa e Contas Correntes), de todos os Fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas Demonstrações – quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. (Balanço Patrimonial e Resultado do Exercícios)

39 Técnicas Contábeis - 2 Auditoria – verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através de exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles. Análise de Balanço – exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações financeiras, com o fim de transformar esses dados em informações úteis, emissão de parecer comprovando a exatidão contábil.

40 Estática Patrimonial: O Balanço

41 Demonstrações Contábeis
Para atingir seu objetivo a Contabilidade utiliza-se de Demonstrações Contábeis ou Relatórios Contábeis. As Demonstrações Contábeis são a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade.

42 Demonstrações Contábeis
Balanço Patrimonial: “fotografia” da empresa em um determinado momento. É uma posição estática.

43 Balanço: Fotografia da empresa em determinado instante
Balanço: Fotografia da empresa em determinado instante. São realizados em intervalos regulares: anuais, ... Contas: registro dos eventos econômicos

44 Balanço Patrimonial Empresa Período X - XX - 2XXX
Ativo(A) : Bens e Direitos da Entidade ($) Ex: Caixa, Banco, Imóveis, Veículos,.... Passivo (P) : Obrigações a Pagar a Terceiros ($) Ex: Títulos a pagar, Contas a pagar,... Patrimônio Líquido PL = A - P

45 Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Bens ou Direitos
Representam benefícios presentes ou futuros Obrigação já assumida com terceiros (no momento do balanço) PATRIMÔNIO LÍQUIDO

46 Balanço Patrimonial Capital de Terceiros Bens e Direitos Aplicações de
ATIVO PASSIVO Bens e Direitos Capital de Terceiros Capital Próprio Aplicações de Recursos Origens de PATR. LÍQUIDO

47 Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO Circulante Circulante Não Circulante
Maior ATIVO PASSIVO Maior Circulante Circulante Não Circulante Não Circulante Grau de Exigibilidade Grau de Liquidez Realizável a Longo Prazo Exigível a Longo Prazo Permanente Investimento Imobilizado Intangível PATRIMÔNIO LÍQUIDO Diferido Menor Menor

48 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
A empresa Retífica Mococa Ltda. foi constituída em X3 para atuar no setor de prestação de serviços de retífica de motores para automóveis e caminhões. Os eventos que ocorreram durante o mês de março/X3 foram os seguintes:

49 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
Em X3 os sócios da empresa fizeram um investimento inicial de $50.000, integralizado totalmente em dinheiro que foi depositado no Banco Alfa S.A.

50 Solução APLICAÇÕES ORIGENS

51 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
2. Em X3 foram adquiridos, à vista, materiais para serem utilizados nos serviços executados pela empresa, no valor de $ O pagamento foi efetuado através de cheque do Banco Alfa S.A.

52 Solução

53 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
3. Em X3 o valor de mercado dos materiais adquiridos no dia X3 tiveram um aumento para o valor de $

54 Solução

55 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
Em X3 foi adquirido, a prazo, um edifício a ser utilizado pela empresa, no valor de $

56 Solução

57 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
5. Em X3 a empresa adquiriu móveis para escritório no valor de $1.500, que serão pagos em abril/X3.

58 Solução

59 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
6. Em X3 a empresa pagou, através de cheque, metade do valor da compra do edifício que havia feito em X3.

60 Solução

61 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
Em X3 a empresa adquiriu algumas máquinas e equipamentos que serão utilizados nos seus serviços, pelo preço de $ O pagamento ocorrerá daqui 30 dias.

62 Solução

63 Exemplo de Elaboração de Balanço Patrimonial
8. Em X3 a empresa adquire um novo lote de materiais. Estes materiais valem $ no mercado, mas a empresa consegue adquiri-los por $30.000, aproveitando uma liquidação de um fornecedor que está encerrando suas atividades. O pagamento é efetuado da seguinte forma: 40% à vista através de um cheque e 60% para ser pago dentro de 30 dias.

64 Solução

65 Solução

66 Atividade Pesquisar a conceituação sobre: Ativo Circulante
Ativo Realizável a Longo Prazo Ativo Permanente Passivo Circulante Passivo Exigível a Longo Prazo Patrimônio Líquido Capital Social Reservas Indicar a fonte da pesquisa.

67 Caracterização de Ativo
Representa o conjunto de bens e direitos, em uma determinada data, que esteja à disposição da entidade para o desenvolvimento de suas atividades Bens: Máquinas, Terrenos, Estoques, Dinheiro (moeda), Ferramentas, Veículos, Instalações etc (coisas úteis à empresa). Direitos: Contas a Receber, Duplicatas a Receber, Títulos a Receber, Depósitos em Contas Bancarias, Títulos de Crédito etc (normalmente são papeis que se transformarão em dinheiro)

68 Classificação de Ativo
As contas do ATIVO estão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez:  ATIVO CIRCULANTE: Bens e direitos transformáveis em moeda ou utilizados no decorrer do exercício social seguinte à data do balanço. ATIVO NÃO CIRCULANTE REALIZÁVEL A LONGO PRAZO: Bens e direitos realizáveis após o encerramento do exercício seguinte à data do balanço; Bens e direitos oriundos de negócios não operacionais realizados com empresas coligadas ou controladas, acionistas, diretores etc. (EXCEÇÃO) ATIVO PERMANENTE: Aplicações em bens e direitos que, em princípio, a empresa não tem intenção de vender (intenção de permanência) INVESTIMENTOS IMOBILIZADO INTANGÍVEL


Carregar ppt "ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google