A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 2º Ano Retomadas catafóricas e anafóricas.

2 Vamos ler essa tirinha?! Acesse o link:
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Vamos ler essa tirinha?! Acesse o link:

3 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas LENDO A TIRINHA 1. A palavra isso, no 2º balão do 1º quadrinho , refere-se a quê? 2. O referente da palavra isso aparece antes ou depois dela? 3. A palavra neste, no 3º quadrinho, refere-se a que outra palavra? O referente da palavra neste aparece antes ou depois dela? A palavra “isso” refere-se a “Papai fuma cachimbo”. O referente da palavra “isso” vem antes dela. A palavra “neste” refere-se a “país”. O referente da palavra “neste” vem depois dela.

4 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Comentários Podemos observar que a palavra “isso” fez uma retomada do que foi dito antes, logo temos um elemento de coesão referencial. A palavra “neste” faz referência a um termo que ainda vai ser dito, temos aqui, também, outro elemento de coesão referencial.

5 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Antes de iniciarmos o estudo dos elementos anafóricos e catafóricos, iremos relembrar o conceito de coesão textual. Coesão textual, segundo Koch, refere-se “a todos os processos de sequencialização que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação linguística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual.”

6 Os elementos de referência
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Os elementos de referência Os elementos de referência são os que remetem a outros termos do discurso necessários à interpretação, realizando as devidas retomadas, contudo não são interpretados semanticamente, como alguns pronomes, advérbios, etc. A referência pode ser exofórica e endofórica.

7 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Exofórica (situacional): a remissão é feita a algum elemento da situação comunicativa, ou seja, o referente está expresso fora do texto, exemplo: Você não vai casar amanhã? Endofórica (textual): o referente está expresso dentro do texto. Ex.: Pedro é um ótimo aluno, ele estuda bastante. No caso da referência endofórica, temos dois tipos de referência: anáfora e catáfora.

8 Estudo dos elementos anafóricos e catafóricos
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Estudo dos elementos anafóricos e catafóricos Vamos estudar os casos da referência endofórica: anáfora e catáfora. ANÁFORA CATÁFORA O QUE É ISSO? Imagem: Metropolitan School / GNU Free Documentation License.

9 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Referência anafórica A referência anafórica ocorre quando o referente precede, ou seja, vem antes do item coesivo. Ex.: Carmem e Lúcia estudam juntas desde a infância, elas desejam cursar medicina. Referente Item coesivo

10 Referência catafórica
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Referência catafórica A referência catafórica ocorre quando o referente vem após o item coesivo. Ex.: Ana realizará todos os seus sonhos, menos este: casar-se na igreja. Referente Item coesivo

11 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial (Retomadas e Remissões) Dentre os elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial, temos: alguns pronomes pessoais do caso reto: ele(s), ela(s). Espere menina! De nada adiantou o apelo do rapaz. Ela não o escutou. Você lembra de João? Ele passou no vestibular.

12 Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial Pronomes oblíquos: o(s), a(s), no (s), na(s), lhe(s) etc. Carla pediu silêncio aos seus alunos. Eles não a atenderam. A mulher mandou um recado para o marido pela cunhada: “diga-lhe que venha logo!”

13 Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial Pronomes de tratamento: senhor(s), senhora (s), você. A mulher entrou em uma loja e o vendedor logo perguntou: a senhora já foi atendida? O rapaz escutou um grito, voltou-se rapidamente e perguntou ao idoso: o senhor está bem? Não entendo o motivo pelo qual você não me ligou.

14 Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial Pronomes demonstrativos: isso, essa, isto, esta, este, aquele, aquela, aquilo. A mulher criticava o marido duramente, isso o aborrecia muito. (referência anafórica) O que me incomoda? Isto: pessoas insensíveis. (Referência catafórica)

15 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial (Retomadas e Remissões) Alguns pronomes relativos: cujo(s), cuja(s), que, o qual (os quais), quem. Cerca de mil pessoas compareceram à homenagem, dentre as quais os artistas nordestinos. Buscavam-se soluções para crise que há anos castiga o país. É uma pessoa com cujas opiniões não se pode concordar.

16 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial (Retomadas e Remissões) Pronomes possessivos: seu, sua, meu, minha, nosso, nossa, etc. Meu amigo ainda não apareceu. José vendeu a moto, depois que seu pai faleceu. Minha mãe está muito alegre, disse Ana.

17 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial (Retomadas e Remissões) Pronomes indefinidos: tudo, nada, ninguém, nenhum, vários, cada um, cada qual, etc. Trouxeram-lhe flores e chocolates. Foi tudo em vão. Ana pediu ajuda aos colegas. Nenhum a ajudou.

18 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial (Retomadas e Remissões) Pronomes interrogativos: qual, quanto (e flexões), que. Eles vão conhecer melhor a cidade em que moram. “Quantos e quais são os países da América do Sul?”

19 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial (Retomadas e Remissões) Numerais: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Cardinais: Carla, Débora e Ana brincam juntas. As três nem perceberam o tempo passar. Ordinais: “Haverá um prêmio para os melhores trabalhos. O primeiro será uma viagem à Europa.

20 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial (Retomadas e Remissões) Multiplicativos: Na semana passada, Pedro ganhou 100 reais na Loteria. Hoje, ele ganhou o triplo. Fracionários: “Os bens do excêntrico milionário ontem falecido foram assim distribuídos: um terço para seu cãozinho de estimação e dois terços para instituições filantrópicas.”

21 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Elementos linguísticos responsáveis pela coesão referencial (Retomadas e Remissões) Advérbios pronominais: lá, aí, ali, aqui, onde. No centro de Camaragibe, há um restaurante muito bom. Lá, o atendimento é excelente. Estou em Paris. Aqui, tudo é lindo.

22 ATIVIDADES Leiam a anedota a seguir:
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas ATIVIDADES Leiam a anedota a seguir: A mulher foi passear na capital. Dias depois, o marido dela recebeu um “Envie quinhentos cruzeiros. Preciso comprar uma capa de chuva. Aqui está chovendo sem parar”. E ele respondeu; “Regresse. Aqui chove mais barato.” (Ziraldo, in As anedotas do Pasquim)

23 Atividades (A) econômicas (B) sentimentais (C ) lúdicas
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Atividades Questão 1. A resposta do homem se deu por razões: (A) econômicas (B) sentimentais (C ) lúdicas (D) de segurança (E) de machismo Questão 2. Com relação à tipologia textual, pode-se afirmar que (A) se trata de uma dissertação. (B) o segundo período é exemplo de discurso indireto livre. (C) se trata de uma descrição. (D) se trata de uma narração, e o autor preferiu o discurso direto. (E) não se detecta a presença de personagem.

24 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Questão 3. Com relação aos elementos conectores do texto, não se pode dizer que (A) dela tem como referente mulher. (B) o referente do pronome ele é marido. (C) a preposição de tem valor semântico de finalidade. (D) a oração “Aqui está chovendo sem parar” poderia ligar-se à anterior, sem alteração de sentido, através da conjunção conquanto. (E) o advérbio aqui, em seus dois empregos, não possui os mesmos referentes.

25 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Questão 4. Leiam o texto abaixo. Não se perca na rede A Internet é o maior arquivo público do mundo. De futebol a física nuclear, de cinema a biologia, de religião a sexo, sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto. Mas essa avalanche de informações pode atrapalhar. Como chegar ao que se quer sem perder tempo? É para isso que foram criados os sistemas de busca. Porta de entrada na rede para boa parte dos usuários, eles são um filão tão bom que já existem as centenas também. Qual deles escolher? Depende do seu objetivo de busca. Há vários tipos. Alguns são genéricos, feitos para uso no mundo todo (Google, por exemplo). Use esse site para pesquisar temas universais. Outros são nacionais ou estrangeiros com versões específicas para o Brasil (Cadê, Yahoo e Altavista). São ideais para achar páginas “com.br”. (Paulo D’Amaro) In: Caderno de Atividades Suplementares para o Ensino Médio – Língua Portuguesa Secretaria de Educação Governo de Pernambuco Imagem: Roger e Renate Rössing / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Alemanha.

26 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Questão 4 (SAEPE/ADAP.) O texto foi escrito por Paulo D’Amaro. Ele misturou informações de análises do fato. O período que apresenta a opinião é (A) “foram criados sistemas de busca.” (B) “essa avalanche de informações pode atrapalhar.” (C) “sempre há centenas de sites sobre qualquer assunto.” (D) “A Internet é o maior artigo público do mundo.” (E) “Há vários tipos.”

27 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Questão 5 Pela estrutura e análise do texto, pode-se afirmar que se trata de (A) um poema. (B) uma notícia. (C) uma tirinha. (D) um artigo de opinião. (E) uma anedota.

28 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Questão 6 Informe os elementos responsáveis pelas retomadas e/ou remissões a outros termos e seus respectivos referentes.

29 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas ATIVIDADE EXTRASSALA Leia e observe a organização e a sequência de ideias do texto a seguir: O Brasil tem hoje pelo menos 25 milhões de miseráveis – o equivalente a três Suécias ou à população total do Peru. Esse é o número de brasileiros, com 16 anos ou mais, que vivem no patamar mais baixo da pirâmide social.

30 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Representam 24% do total da população brasileira nessa faixa etária e ganham, em média, R$ 131 por mês. Deles, 45% estão no Nordeste, e 83% são analfabetos funcionais (isto é, têm menos de quatro anos de estudo).

31 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Com o agravamento da crise financeira internacional, esse tema acabou sendo excluído do debate político-eleitoral. Mas é justamente em períodos de recessão que a exclusão social adquire seus contornos mais dramáticos: aumento de desemprego significa sempre mais miséria. (Folha de S. Paulo, 26/9/1998. In: Cereja)

32 Lendo o texto 1. Qual o tema desse texto?
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Lendo o texto Qual o tema desse texto? Quais as palavras que retomam a expressão “25 milhões de miseráveis” no primeiro parágrafo? A essa retomada são acrescentadas informações novas? Quais? A forma verbal “Representam” – na 3ª pessoa do plural – retoma, pela concordância, os 25 milhões de brasileiros expostos no 1º parágrafo e introduz novas informações. Que informações são essas? Exclusão social As palavras “esse” e “número”. Esses brasileiros têm mais de 16 anos, são a base da pirâmide social. A quantidade representativa da população brasileira, a região em que residem e o grau de escolaridade.

33 7. A exclusão social é associada a alguns fatos. Que fatos são esses?
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas 5. A expressão “Esse retrato inédito da exclusão social”, no 3º parágrafo, retoma que informações? 6. No último parágrafo, a expressão “esse tema” retoma que expressão do parágrafo anterior? 7. A exclusão social é associada a alguns fatos. Que fatos são esses? Essa expressão retoma o conjunto de informações relacionadas à miséria, exposto anteriormente. A expressão “esse tema” retoma a exclusão social. A exclusão social é associada às eleições e ao desemprego.

34 Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio
Retomadas catafóricas e anafóricas Sugestão Acessar o site: mecanismos-de-coesao

35 AQUINO, Renato. Interpretação de textos: teoria e 800 questões
Língua Portuguesa, 2º Ano do Ensino Médio Retomadas catafóricas e anafóricas Referências AQUINO, Renato. Interpretação de textos: teoria e 800 questões comentadas. – 8. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, p. – (Provas e concursos) CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Coachar. Português: linguagens: volume único – São Paulo: Atual, 2003. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 17. ed. – São Paulo: Contexto, SOUZA, Aldineide Lelian de. (Org.) Secretaria de Educação de Pernambuco. Caderno de Atividades Suplementares para o Ensino Médio

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 8 Metropolitan School / GNU Free Documentation License. 13/09/2012 25 Roger e Renate Rössing / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Alemanha.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google