A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Prof. Fábio Marinho

2 Como a mente trabalha Cria modelos e padrões para a realidade percebida Assume que a realidade percebida e que as lacunas de percepção podem ser explicadas através dos modelos e padrões pré-concebidos

3 Decifre estes símbolos

4 Decifre mais estes símbolos

5 Decifre este enigma Tendo um lápis disponível, como unir os 9 pontos com 4 retas sem retirar o lápis do papel ?

6

7 Decifre este enigma, de novo
Os recursos são escassos. E agora, como unir os 9 pontos com 3 retas sem retirar o lápis do papel ?

8

9 Como a mente trabalha A mente trata a informação de uma forma característica. Essa forma é muito efetiva e tem grandes vantagens práticas, mas tem suas limitações. Em particular a mente é boa em estabelecer padrões, mas não em reestruturar essa informação.

10 Como a mente trabalha

11 Olhe outra vez... Para chegar a idéias originais, você precisa olhar a mesma informação que todo mundo está vendo e rearranjá-la de outro modo.

12 Decifre este enigma Você tem como corrigir a equação acima sem tocar, retirar ou adicionar fósforos?

13 X = I + IX

14 Modelos mentais Pensamento vertical: lógico, convencional
Pensamento lateral: outra forma de abordar os problemas

15 Problema P=Q-t Problema é a diferença entre o que se quer e o que se tem

16 Vertical X Lateral Procura da geração do maior número possível de abordagens Provocativo Checagens intermediárias não são necessárias Escolha da abordagem mais promissora para solução de um problema Analítico Necessidade de estar certo a cada passo

17 Uso do pensamento lateral
Novas idéias: inovação Solução de problemas que requerem mais informação ou melhores técnicas Solução de problemas que necessita apenas das informações existentes

18 Técnicas para a prática do pensamento lateral
Geração de alternativas Desafio aos padrões e modelos estabelecidos (“assumptions”)

19 Decifre este enigma Um homem trabalhava num edifício alto.
Todo dia de manhã ele pegava o elevador no térreo, apertava o botão para o 20º andar, saia do elevador no 20º andar e subia pela escada até o 25º andar. No fim do dia ele entrava no elevador no 25º andar e descia até o térreo. Por que ele fazia isso?

20 Natureza do pensamento lateral
Preocupado com mudança de padrões É uma atitude e um método de usar informação Acredita que qualquer modo de olhar uma coisa é útil mas não é único Recusa aceitar padrões rígidos; tenta desenvolver uma forma de reorganização diferente Não faz julgamento: a forma atual não é necessariamente errada ou inadequada

21 Antes das idéias, os objetivos
Como diferenciar os produtos e serviços? Como racionalizar os custos e aumentar a lucratividade? Como promover o desenvolvimento pessoal, para a empresa e para a comunidade?

22 Decifre este enigma Como unir as duas cordas desta sala, que está totalmente vazia?

23 Ferramentas Reversão: como gerar idéias revertendo os pressupostos convencionais Listagem de atividades: criação de idéias desafiando atributos Fracionamento: buscando idéias ao se dividir um problema em dois ou mais componentes e rearranjá-los em uma combinação diferente Perguntas: como manipular o que existe de forma a compor algo diferente

24 Desafio usando reversão
De que modo é possível se ter um novo negócio para aeroportos? Suposições básicas: Aeroportos são para pessoas que estão viajando Aviões estão sempre indo e vindo As pessoas viajam rapidamente

25 Revertendo... Novas suposições:
Aeroportos são para pessoas que NÃO estão viajando Aviões NÃO estão sempre indo e vindo As pessoas NÃO viajam rapidamente

26 Nova perspectiva de negócios
Pessoas que se atrasaram devido ao tempo Atraso devido ao tráfego aéreo Greve Longo intervalo entre conexões Espaço de lazer e conveniência para comunidade vizinha

27 Reversão: dicas de uso Não olhe para o problema de uma forma tradicional Rearrume a informação de um jeito diferente Pense provocativamente

28 Freqüentemente o processo de reversão leva à situações obviamente erradas ou ridículas
Para buscar um ponto de vista não-convencional Então por quê usar o processo de reversão? Para superar o terror de estar errado dando uma sujestão que não pode justificar

29 Listagem de atributos Atributos de uma chave de fenda: Cilíndrica
Ponta de aço Cabo de material plástico Operada manualmente Usada para fixar e soltar parafusos Como fazer uma chave de fenda melhor?

30 Perguntas Substitua Combine Adapte Modifique, realce
Aplique em outro uso Rearranje

31 Problema O que pode ser substituído no clips?
O que pode ser adicionado ao clips?

32 O que pode ser alterado? Substituído? material: de metal para plástico
Adicionado? novas cores

33 Mais uma ferramenta: “brainstorm”
É uma técnica de geração de idéias em grupo com associações livres, possuindo: Estimulação cruzada: a idéia de um dos participantes do grupo serve como base para outro – pois as pessoas têm diferentes padrões mentais Julgamento adiado: estímulo à proposição de idéias em um ambiente sem censura, permitido maior exposição sem medo de ridicularização Ambiente formal: ambiente estruturado para geração de idéias

34 Sobre as formalidades Possui um condutor e um anotador
Possui tempo total definido: 30 minutos, com 10 minutos de aquecimento Depois da sessão, as pessoas ficam responsáveis por continuar o desenvolvimento, enviando o resultado dentro de um prazo estipulado No final há uma avaliação, ordenando as idéias em: uso imediato áreas para exploração detalhada novas abordagens

35 Exercício de aquecimento
Que usos se pode dar ao alfinete? Instruções: Cada grupo deverá escolher o condutor e o apontador Tempo total: 10 minutos

36 Exercício Quais são os pontos fortes da crise de energia elétrica?
Instruções: Cada grupo deverá escolher o condutor e o apontador Tempo total: 30 minutos

37 um jeito diferente de olhar todas as coisas: as novas e as antigas
paradigma atual: informação para o negócio próximo paradigma: conhecimento é o negócio MARKET DYNAMICS The world in which our customers are conducting business has rapidly evolved since the broad adoption of the Internet. The Internet has irrevocably changed the way in which business is approached, conducted and conceived. The new role of information is changing everything. It has torched traditional business cycles, speeding them up dramatically. It has forced new forms of innovation, pushing integration to center stage. And it has liberated customers, highlighting real choices and real risks. Indeed, information has emerged as one of the primary differentiation and competitive factors that our customers can capitalize on. Why is it so powerful? Information is the fuel that enables coordination, reduces risk, and reduces decision-making time. It can speed customer decision making, facilitate partnership, and encourage investor aggressiveness. Given broad access to information, decisions making authority is being pushed closer to the action, closer to the customers, where information is fresh and more specific.

38 Webeconomia Nove princípios essenciais para aumentar sua participação e negócios na Web

39 Webeconomia A quantidade de pessoas que visitam seu “site” é menos importante do que a qualidade de suas experiências Os anunciantes não devem estar na “web” para exposição, e sim para obter resultados Os consumidores devem ser recompensados por revelarem dados sobre si mesmos Os consumidores comprarão “on-line” somente produtos ricos em informação O auto-atendimento oferece o mais alto nível de conforto para o consumidor

40 Webeconomia Moedas com base no valor permite a criação de um sistema monetário próprio Marcas de confiança valem ainda mais na “web” Até mesmo os menores negócios podem competir no mercado eletrônico da “web” Regras de agilidade: os “sites web” devem se adaptar continuamente ao mercado

41 Webeconomia Análise dos princípios Instruções:
Cada grupo deverá escolher dois princípios Análise: há concordância com cada princípio? Se há concordância, o grupo deverá providenciar exemplos de “sites” brasileiros que adotaram os princípios em questão Se não há concordância, o grupo deverá apresentar o raciocínio que alicerça a discordância Cada grupo deverá criar o décimo princípio

42 EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
Prof. Fábio Marinho


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google