A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Edgar Allan Poe (1809-1849).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Edgar Allan Poe (1809-1849)."— Transcrição da apresentação:

1 Edgar Allan Poe ( )

2 Early Life Poe nasceu em Boston no dia 19 de janeiro de 1809, sendo ele o segundo filho. Seu pai abandona a família um ano mais tarde.

3 Em dezembro de 1811, sua mãe morre e seu esposo desaparece completamente.
Poe será criado por John Allan, um mercador bem sucedido e estabelecido em Richmond.

4 College and West Point Poe passa grande parte de 1826 na Universidade de West Virginia, tendo êxitos em seus estudos, mas acumulando dívidas de jogo e bebendo.

5 Foi admitido na Academia Militar de West Point em 1830, mas foi expulso, de forma proposital, por perder as aulas e promover badernas. 1831, Poe já tinha publicado três versões do seu primeiro trabalho (poesia)

6 Poe mudou-se para Baltimore, para a casa da sua tia viúva, Maria Clemm, e da sua filha, Virgínia Clemm. Durante esta época, Poe usou a escrita de ficção como meio de subsistência e, no final de 1835, tornou-se editor do jornal Sothern Literary Messenger em Richmond, tendo trabalhado nesta posição até Neste intervalo de tempo, Poe acabaria por casar, em segredo, com a sua prima Virgínia, de treze anos, em 1836.

7 Em 1837, Poe mudou-se para Nova Iorque, onde passaria quinze meses aparentemente improdutivos, antes de se mudar para Filadélfia, e pouco depois publicar The Narrative of Arthur Gordon Pym. No verão de 1839, tornou-se editor assistente da Burton's Gentleman's Magazine, onde publicou um grande número de artigos, histórias e críticas. Nesse mesmo ano, foi publicada, em dois volumes, a sua colecção Tales of the Grotesque and Arabesque (traduzido para o francês por Baudelaire), que, apesar do insucesso financeiro, é apontada como um marco da literatura norte-americana.

8 Durante este período, Virgínia Clemm soube sofrer de tuberculose, que a tornaria inválida e acabaria por levá-la à morte. A doença da mulher acabou por levar Poe ao consumo excessivo de álcool e, algum tempo depois, este deixou a Burton's Gentleman's Magazine para procurar um novo emprego. Regressou a Nova Iorque, onde trabalhou brevemente no Evening Mirror, antes de se tornar editor do Brodway Journal. No início de 1845, foi publicado, no jornal Evening Mirror, o seu popular poema The Raven (em português "O Corvo").

9 Poe’s Death Durante os dois últimos anos de sua vida, Poe ficara seriamente enfermo – talvez com uma lesão cerebral e bebendo constantemente. Nas eleições de 3 de outubro de 1849, ele foi encontrado desmaiado perto de um local de votação.

10 No dia 3 de Outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, desacordado, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado.

11 As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, «It's all over now: write Eddy is no more», em português, «Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe». Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de incomprovada, a ideia de a causa do seu estado ter sido embriaguez. Por outro lado, muitas outras teorias têm sido propostas ao longo dos anos, de entre as quais: diabetes, sífilis, raiva, e doenças cerebrais raras.

12 A literatura gótica inicia-se no século XVIII, na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole. Principais características desse tipo de literatura: os cenários medievais (castelos, igrejas, florestas, ruínas), os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, os criados), os temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições).

13 Outras leituras possíveis da literatura gótica envolvem destacar nos romances o uso da psicologia do terror (o medo, a loucura, a devassidão sexual, a deformação do corpo), do imaginário sobrenatural (fantasmas, demônios, espectros, monstros), das reflexões sobre o Poder (colonialismo, o papel da mulher, sexualidade), da discussão política (monarquismo, republicanismo, as Revoluções, a industrialização), dos aspectos religiosos (catolicismo, protestantismo, a Inquisição, as Cruzadas), das concepções estéticas (neoclassicismo, romantismo, o Sublime) e filosóficas (a Natureza, Platão, Aristóteles, Rousseau), além de outras possíveis chaves interpretativas

14 Estilo literário e temas
Gêneros As obras mais conhecidas de Poe são Góticas, um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por tapocrifação (enterro vivo ou funeral vivo é um método de execução em que uma pessoa é enterrada ainda viva), a reanimação dos mortos e o luto.

15 Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo negro.
Além do horror, Poe também escreveu sátiras e contos de humor. Para efeito cômico, ele usou a ironia e a extravagância do rídiculo, muitas vezes na tentativa de liberar o leitor da conformidade cultural.

16 De fato, "Metzengerstein", a primeira história que Poe publicou, e sua primeira incursão em terror, foi originalmente concebida como uma paródia satirizando o gênero popular. Poe também reinventou a ficção científica, respondendo na sua escrita às tecnologias emergentes como balões de ar quente em "The Balloon-Hoax".


Carregar ppt "Edgar Allan Poe (1809-1849)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google