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Ciclo I CURSO BÁSICO KSSF REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 2012-9-12 ROSANA DE ROSA -

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1 Ciclo I CURSO BÁSICO KSSF REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 2012-9-12 ROSANA DE ROSA - rosanaderosa@gmail.com

2 Finalidade Processo Conceitos Básicos Métodos de Aprendizagem Reflexões REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 2

3  Promover :  -Aprendizado  -Elevação Moral  - Espiritual  É a superação da condição humana através das reencarnações na Terra e em outros mundos habitados para atingir a Espiritualidade através do conhecimento das LEIS DE DEUS. REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 3

4 “Reencarna-se para aprender, educar-se, crescer, a partir de novos elementos, de uma nova oportunidade, num novo ambiente, onde se possa construir ou reconstruir sua própria elevação espiritual”. Adenáuer Novaes (Reencarnação Processo Educativo) 4

5 Automática Mandatório  5 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

6  O aprendizado se da através  das experiências vivenciadas  na terra e na vida espiritual. REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 6

7  A reencarnação proporciona ao espírito vivenciar existências que o capacitarão a aprender as Leis de Deus. REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 7

8 Educativo não punitivo O ser não volta para pagar nada do passado e sim aprender o que ainda não foi aprendido. A justiça se processa de forma a educar o espírito. 8 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

9 Educativo não punitivo  É comum dizer-se que o espírito reencarnou para “pagar” pois quem deve tem de pagar. Tal afirmação deve ser entendida no seu sentido figurado. A “divida” deve ser entendida como ausência de conhecimento, isto é, desconhecimento em relação à Lei de Deus. 9 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

10  REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 10 O mecanismo obrigatório N enhum ser humano, estará isento do processo de educação. A reencarnação é o mecanismo obrigatório no nível de evolução em que se encontra a humanidade terrestre. Ninguém está isento dela. Não há privilégios nem privilegiados.

11 Potencial/Habilidade será mantido Exemplo – o que chamamos de “Dom”, seria de fato um aprendizado ou seja conquistas de experiências passadas. Transtorno será mantido psíquico Traumático Comportamental 11 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

12 12 Esquecimento novo recomeço Recebemos um equipamento novo, corpo, cérebro, ego, uma nova personalidade e experiências no novo meio que se vai renascer. REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

13 13 Espírito não involui O espírito esta sempre começando a partir de onde ele parou. Ele pode não se desenvolver muito, mas não regride. REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

14 Encarnações são inúmeras Livro dos Espíritos 168 O numero das existências corpóreas é limitado, ou o Espírito reencarna perpetuamente? A cada nova existência, o Espírito da um passo no caminho do progresso; quando se despojou de todas as suas impurezas, não necessita mais das provas da vida corpórea. 14 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

15 Processo não é linear  “As leis de Deus nem sempre utilizam o mesmo modo que o ser humano atuou no passado, para educá-lo no presente”. Adenáuer Novaes (Reencarnação Processo Educativo) 15 REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

16 Livre Arbítrio O que é o Livre Arbítrio? Possibilidades de fazer escolhas. 16 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

17 Livre Arbítrio Como se processa? Aumenta progressivamente a medida em que o espírito amplia sua consciência. 17 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

18 Livre Arbítrio No estagio do instinto seu uso é limitado, pois age movido pelos impulsos primitivos. Ex: Impulsividade, inércia, irritação, hábitos, etc. A medida que a consciência se desenvolve, crescendo a razão, o homem vai se capacitando a usar o livre arbitrio de forma mais ampla. O livre arbítrio é uma conquista evolutiva. Aprendendo que mais do que se fazer o que se quer, consiste em fazer o que se deve. 18 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

19 Livre Arbítrio  À medida que o ser se desenvolve, transpõe as fronteiras do instinto a caminho da razão.  Do instinto à razão, a estrada é longa, sendo percorrida por nós de forma muita lenta, em sucessivas etapas reencarnatórias, nas quais vamos aos poucos aperfeiçoando a nós mesmos nos domínios do pensamento, da vontade e do livre-arbítrio.  19 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

20 Livre Arbítrio  Mas, em que sentido é livre o espírito humano?  A liberdade de decidir e agir existe antes da ação ser executada.  Posta em movimento o agente perde-se aos efeitos das causas que gerou.  Entrando em cena a lei de causa e efeito. 20 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

21 21 Lei de Causa e Efeito Responsabilidade As escolhas devem respeitar a zona fronteiriça do próximo. Seu uso inadequado desencadeia reações desarmônicas, (sofrimentos,arrependimento..) Gerando repercucoes negativas que se fixam no psiquismo do infrator. REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

22 22 Lei de Causa e Efeito A lei tem o objetivo de que se aprenda a equilibrar o que desequilibrou. Nosso nível de consciência vai determinar a forma como vamos aprender. Se estiver consciente que estou aprendendo vou reequilibrar esta situação que causei de uma forma diferente. Diferença entre “Lei de Causa e Efeito” & “Ação e Reação” REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

23 23 Os mecanismos educativos podem ocorrer na mesma existência, sem a necessidade de se aguardar uma próxima encarnação, como também podem dar-se após várias encarnações terem ocorrido. Às vezes, há a necessidade de se reunirem pessoas várias num processo único, o que poderá levar séculos ou milênios.

24 ATRAVÉS DE QUE SITUAÇÕES SOMOS DESAFIADOS? Provas Expiações 24 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

25 25 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

26 26 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

27 PROVAS & EXPIACOES Provas - “matriculamo-nos na escola para aprender.” Expiações – “nos internamos no hospital para sofrer.” Alguém que sofre mas não aceita este sofrimento, com certeza, este está passando por expiação e ao contrario, do outro que aceita tranqüilamente e suporta os problemas, este estará passando por provas. Assim, a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação. Devemos então ter fé, entender as Leis e nos submeter com resignação. 27 REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

28 “A soma das tuas ações positivas quitará o débito moral que contraíste perante a Divina Consciência, porquanto o importante não é a quem se faz o bem ou o mal, e sim, a ação em si mesma em relação à harmonia universal” Joanna de Ângelis REENCARNACAO COMO PROCESSO EDUCATIVO 28

29 “ As provas e expiações a que estão submetidos os espíritos, decorrem de compromissos pregressos. Tais compromissos são vulgarmente chamados de dívidas, cujos correspondentes processos de resgates, chamo de educativos”. Adenáuer Novaes (Reencarnação Processo Educativo) REENCARNACÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO 29

30 PARA FACILITAR NOSSO PROCESSO EDUCATIVO Investir em novos potenciais e habilidades. Ser Auto determinado na busca do progresso, aceitando as provas e expiações com resignação. Entrar em contato com sua essência. 30

31 Conhecendo o Espiritismo Adenáuer Novaes Reencarnação Processo Educativo Adenáuer Novaes O Livro dos Espíritos Allan Kardec  Ação e Reação André Luiz  Momentos de Consciência  Joanna de Ângelis 31

32 32 THANK YOU ROSANADEROSA@GMAIL.COM


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