A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFORÇO ORIGEM DA VIDA. 1.Diferencie exemplificando as reproduções denominadas de sexuada e assexuada. Sexuada: com a participação de gametas feminino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFORÇO ORIGEM DA VIDA. 1.Diferencie exemplificando as reproduções denominadas de sexuada e assexuada. Sexuada: com a participação de gametas feminino."— Transcrição da apresentação:

1 REFORÇO ORIGEM DA VIDA

2 1.Diferencie exemplificando as reproduções denominadas de sexuada e assexuada. Sexuada: com a participação de gametas feminino e masculino. Nos animais: os gametas são: óvulo e espermatozóide. Nos vegetais: óvulo e grão de pólen. Assexuada: sem a participação de gametas. Ex: seres unicelulares; fazer uma muda de um vegetal.

3 2. Os organismos vivos apresentam uma composição química que lhes é característica. Cite os compostos orgânicos e alguns inorgânicos presentes nos seres vivos. Orgânicos: Proteínas: como carne,leite,ovos. Carboidratos (açúcares) como a glicose, amido, celulose(função energética) Lipídios (gorduras); Ácidos nucléicos – DNA e RNA Inorgânicos: Água e Sais minerais tais como: Ca, P, Na, I, F, Fe, Mg, Cu; K.

4 3. A organização do corpo humano segue regras que se estabelecem também para outros seres vivos.Dessa forma, cite as etapas da organização do seres vivos. Célula, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. 4. Caracterize e exemplifique o termo Metabolismo. É conjunto das transformações químicas que ocorrem no organismo com o objetivo de captar a ENERGIA necessária à manutenção das funções vitais. Ex: Respiração,digestão, circulação....

5 5. Diferencie os termos: autotróficos e heterotróficos. Exemplifique. Autótrofos: são os seres vivos são capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de compostos inorgânicos como água, gás carbônico e sais minerais com o auxílio da luz (solar) e da clorofila no processo da fotossíntese. Ex: vegetais clorofilados. Heterótrofos: Os seres vivos não são capazes de sintetizar seu próprio alimento. Necessitam obter seus alimentos (ENERGIA) necessários, a partir da ingestão de outros seres vivos. Ex: animais, fungos, protozoários, bactérias.

6 6. Quando sofremos uma queimadura somos capazes de sentir dor e entendermos que estamos com nosso organismo em risco. Qual o nome dessa característica dos seres vivos e o que fica nela estabelecido? Sensibilidade: capacidade dos seres vivos (animais) reagirem a estímulos do meio através de um sistema nervoso. 7. Qual a finalidade da Reprodução nos seres vivos? Dar origem a um novo ser vivo, para a continuidade da espécie.

7 8. Caracterize e exemplifique a Teoria da Abiogênese. Os seres vivos podiam surgir espontaneamente a partir da matéria sem vida. Por ex: Vermes poderiam surgir espontaneamente a partir de cadáveres em putrefação, cegonha, ratos Qual a importância do cientista francês Luiz Pasteur para a Biologia? Derruba, definitivamente, a teoria da Geração Espontânea, ou seja: um ser vivo surge somente pela reprodução de seres de sua espécie.

8 10. Qual a importância de Redi para a Biologia? Vermes provêm de larvas de moscas Comprova esse fato através do seguinte experimento: Defende a Biogênese.

9 11. Caracterize, de forma completa, o termo Fotossíntese. A partir de compostos inorgânicos como água, gás carbônico e sais minerais com o auxílio da luz (solar) e da clorofila, os seres autótrofos produzem glicose e oxigênio.

10 12. Diferencie os termos respiração e fotossíntese. Respiração: aproveita o gás oxigênio e produz o gás carbônico. Isso ocorre EM TODOS OS SERES VIVOS DURANTE 24 HORAS. Fotossíntese: o ser clorofilado aproveita o gás carbônico e produz o oxigênio. Ocorre na PRESENÇA DE LUZ.

11 II. Assinale a resposta correta: 1. sensibilidade apenas. 2. autótrofos produzem oxigênio na presença de luz. 3. blastômeros. 4. zigoto. 5. ocorrer durante o dia e a noite com a produção de gás carbônico. 6. autótrofos como os vegetais. 7. divisão celular. 8. mórula. 9. um gameta feminino com um masculino dentro da tuba uterina. 10. a reprodução sexuada ocorre com a participação do óvulo e do grão de pólen. 11. Redi; biogênese.


Carregar ppt "REFORÇO ORIGEM DA VIDA. 1.Diferencie exemplificando as reproduções denominadas de sexuada e assexuada. Sexuada: com a participação de gametas feminino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google