A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES"— Transcrição da apresentação:

1 EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
PROFESSORA: JOSIANE LIMA ARTES 3º Ano AUGUSTE RODIN

2

3

4 O Pensador representa a figura humana carregada de sincera preocupação e profunda reflexão sobre o seu destino. Tem entre suas características:Apelos aos sentidos; energia e dinamismo.Sentimentalismo.

5

6 “A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma.” [Rodin]

7 Auguste Rodin Nascido François-Auguste-René Rodin, em Paris em 12 de novembro de 1840 as primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão.

8 Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia. Em pouco tempo foi aceito na Escola de Artes Decorativas e depois ingressou na Academia de Belas-Artes.

9 Sua obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo.
Trabalhou inicialmente como ornamentista, modelador, prático e cinzelador. Especializou-se na elaboração de esculturas em bronze. Sua obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo.

10 Suas obras principais A exemplo do que tantas vezes aconteceu com os grandes artistas, a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceita no Salon de Paris. Os especialistas em arte do salão justificaram a rejeição afirmando que se tratava de uma obra inacabada — “non finito“.

11 O Homem de Nariz Quebrado (1864)

12 Em 1875, viajou para a Itália e teve contado direto com as obras, principalmente esculturas, dos artistas renascentistas Michelangelo e Donattello. 

13 Em 1876 terminou sua polêmica obra “A Idade do Bronze”
Em 1876 terminou sua polêmica obra “A Idade do Bronze”. A obra causou polêmica, pois sua perfeição gerou comentários e críticas no meio artístico. Muitos afirmaram que Rodin teria usado um modelo vivo como molde.

14

15 Em 1878, obteve seu tão merecido reconhecimento artístico com a obra “São João Batista pregando”.

16 São João Batista pregando

17 Este sucesso rendeu-lhe um importante trabalho: a encomenda para a criação de uma grande porta de bronze para o Museu de Artes decorativas de Paris. Conhecida como a “Porta do Inferno”, esta obra teve como tema passagens da obra “Divina Comédia” de Dante Alighieri.

18

19 Na década de 1880, Rodin criou outras quatro grandes esculturas: “O pensador” (1880), ”O beijo” (1886), “Os cidadãos de Calais” (1886) e “O filho pródigo” (1889).

20 O Beijo (1886)

21 “Os cidadãos de Calais” (1886)

22 O filho pródigo (1889).

23 O Pensador (1880)

24 O Pensador (francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.

25 A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heroica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia. O Instituto Ricardo Brennand na cidade do Recife, Pernambuco, possui uma réplica autorizada da obra, exposta nos seus jardins.

26 Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris. Rodin morreu aos 77 anos no dia 17 de novembro de 1917, na comuna francesa de Meudon.

27 “O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é, quando todos tirarem prazer do seu trabalho.” [Rodin]


Carregar ppt "EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google