A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito."— Transcrição da apresentação:

1 Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito e Maria Tereza Antonia Cardia Cenpec

2 Introdução Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (MEC, Fundação Itaú Social e Cenpec), criada em 2008 a partir da experiência do Programa Escrevendo o Futuro instituído em 2002, com o objetivo de contribuir para melhoria do ensino da escrita nas escolas públicas brasileiras. O curso on-line Caminhos da Escrita faz parte das ações de formação continuada da Olimpíada para professores e técnicos de secretarias de educação. - 2013/ turmas matriculados ~ 50% certificados

3 Objetivos Apresentar e analisar as estratégias colaborativas adotadas no curso on-line para formação dos participantes e dos mediadores/tutores, possibilitada por recursos digitais da Plataforma Moodle (versão 2.6): - Fórum e wiki para atividades com os participantes - Fórum dos mediadores para troca de experiências e orientação pedagógica

4 Problema: Foi observado que participantes de nossos cursos on-line compartilham suas ideias e práticas, com pouco diálogo e pouca colaboração. Questão: Como promover uma colaboração efetiva entre participantes/participantes e participantes/mediador que potencialize o aprendizado?

5 Metodologia Eixo teórico: temas voltados para práticas de letramento
Eixo prático: análise de vídeos sobre projetos de ensino de escrita e elaboração em grupo de um projeto de prática de letramento para sala de aula. 12 semanas de duração (carga horária de 80 horas) 30 a 40 alunos por turma, com mediador/tutor - atividades colaborativas assíncronas que duram de 1 a 2 semanas. 10 a 15 mediadores/tutores orientados por um coordenador de mediadores – fórum permanente para debate e reflexão sobre o conteúdo do curso e as ações do mediador.

6 Estratégias de colaboração
Ferramenta Wiki, em todos os módulos, com aumento progressivo da dificuldade das dinâmicas de colaboração em grupos desde a produção de um comentário sobre textos lidos até a elaboração do projeto de escrita. Fórum para integração dos participantes: fortalecimento do grupo e organização do trabalho coletivo a distância. Fórum para atividades dos participantes: troca de experiências sobre leitura e escrita e análise de projetos de práticas de letramento. - Fórum para os mediadores: debate e reflexão sobre os conteúdos e metodologias do curso e fortalecimento do papel do mediador, com orientação do coordenador pedagógico.

7 Considerações finais Aspectos relevantes para promoção da colaboração:
- A colaboração como procedimento a ser ensinado no curso e como critério de avaliação (explicitado) dos participantes. Sistematização das orientações para o uso das ferramentas nos processos colaborativos e para o trabalho dos grupos a distância por meio de materiais de apoio (tutoriais e textos). - Mediação intensiva para o acompanhamento e orientação da colaboração entre os participantes.

8 Referências ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Disponível em: < Acesso em: 18 ago ______ Educação a distância: os ambientes virtuais e algumas possibilidades pedagógicas. Disponível em: Acesso em: 18 ago COSTA, C.; ALVELOS, H.; TEIXEIRA, L. "Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki". In: Educação e Pesquisa. USP, São Paulo, v. 39, p , jl/set MAURI,T.; ONRUBIA, J. “O professor em ambientes virtuais. Perfil, condições e competências”. In: COLL, C.; MONEREO, C. (Org.) Psicologia da Educação Virtual. Porto Alegre: Artmed, p


Carregar ppt "Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google