A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS TRABALHOS ACADÊMICOS : elementos constitutivos e apresentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS TRABALHOS ACADÊMICOS : elementos constitutivos e apresentação."— Transcrição da apresentação:

1 OS TRABALHOS ACADÊMICOS : elementos constitutivos e apresentação

2 QUAIS SÃO OS NÍVEIS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO? NÍVEISPEDRO DEMOMETODOLOGIA ACADÊMICA 1INTERPRETAÇÃO REPRODUTIVA RESUMO 2INTERPRETAÇÃO PRÓPRIA RESENHA 3RECONSTRUÇÃOARTIGO 4CONSTRUÇÃOPESQUISA 5CRIAÇÃOTESE QUAL A RELEVÂNCIA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS?

3 FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram-se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma de transcrição, FICHA DE CONTEÚDO: Após a determinação de uma obra, registram-se múltiplas idéias do autor, na forma de transcrição. As transcrições devem ser acompanhadas da citação do autor da obra e o número da página. FICHANDO…

4 FICHA TEMÁTICA: EPISTEMOLOGIA ¹ RENATO SOUZA LIMA ² Segundo Lalande (1989) é essencialmente o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica (não psicológica) (p.293). Para Japiassu (1992)Por epistemologia podemos considerar o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais (p.16). REFERÊNCIAS JAPIASSÚ, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Martins Fontes, LALANDE, M. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Atlas, _________________________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluno do Curso de Turismo da FAP, Turma 1TUN1P1, Matrícula

5 FICHA DE CONTEÚDO ¹ RENATO SOUZA LIMA ² HÜHNE, L. M.(org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7 ed. Rio de Janeiro: Agir, Primeira Parte: As formas de conhecimento 1. Sobre o conhecimento No dia-a-dia, o ato de conhecer se manifesta tão natural que nós nem damos conta da sua complexidade (p.27) 2. Sobre o senso comum [...] o senso comum enquanto conhecimento apreendido à luz das experiências e observações imediatas do mundo circundante [...] (p.51) ___________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluno do Curso de Turismo da FAP, Turma 1TUN1P1, Matrícula

6 RESUMINDO… Escreva somente as idéias do autor lido, com as suas palavras, na 3a pessoa Para enriquecer, faça transcrições, ou seja, traga para o resumo trechos com as palavras do autor exatamente como estão no texto lido. RESENHANDO… Além de redigir as idéias do autor, na 3a pessoa, inclua uma análise própria, na 1a pessoa, sobre o conteúdo. Tal análise deve evidenciar seus comentários sobre o texto, questionamentos, posições, impressões etc

7 RESENHA¹ SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 11 ed. Porto: Afrontamento, Elizabeth Rodrigues Maia² Santos (1999) elabora seu discurso sobre as ciências em três momentos. No primeiro, refere-se ao paradigma dominante ou paradigma da modernidade. No segundo, destaca a crise do paradigma dominante, que estamos vivendo atualmente. No terceiro, aponta quatro aspectos ou teses essenciais de um paradigma emergente. Segundo a visão do autor, vivemos em um tempo atônito, e se nos voltarmos para os progressos científicos dos últimos trinta anos, nos deparamos com uma ordem tão dramática de avanços que todo o período anterior parecerá uma pré- história longínqua. Vivemos uma sociedade sem limites para o progresso científico, uma sociedade de comunicação e interação, mas que convive com perigos cada vez mais verossímeis da catástrofe ecológica ou da guerra nuclear (p.6). Penso que tais perguntas devem ser dirigidas à ciência mas não somente a ela. Precisamos saber o que a ciência fez para melhorar quanti e qualitativamente a vida das pessoas, mas também o que o Estado, e suas políticas públicas, conseguiram fazer. ________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MTC, sob a orientação do Prof. Paulo Castro. ² Aluna do curso de Administração da FAP, Turma 1ADMM4P3, matrícula

8 a)resultado de pesquisa bibliográfica (Artigo de Revisão Teórica); b)resultado de pesquisa de campo (Artigo de Resultado de Pesquisa); c)descrição de uma experiência vivida (Artigo de Relato de Experiência). Todas essas modalidades podem ser apresentadas em eventos e/ou publicadas em periódicos. ARTIGOS:

9 INTRODUÇÃO (para todos os tipos de artigos) Apresenta o tema do artigo, qual é o objetivo de escrever sobre ele, a razão da escolha (justificativa) e a importância do assunto em pauta. Deve ser escrita no tempo presente. Pode indicar como o artigo está organizado.

10 DESENVOLVIMENTO ARTIGO DE REVISÃO TEÓRICA Apresenta o resultado da pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido, podendo ser subdividido em subtítulos. Deve conter as citações dos autores lidos e consultados de acordo com os sistemas de citação da ABNT. ARTIGO DE RESULTADO DE PESQUISA Apresenta: a Revisão da Literatura (pesquisa bibliográfica), a Metodologia utilizada para realizar a pesquisa de campo (método, local, informantes, técnicas de coleta e análise), e os Resultados obtidos (apresentação, análise e discussão com base na revisão da literatura). ARTIGO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA Apresenta o relato de uma experiência/vivência, como por exemplo: a aplicação de uma técnica, a realização de uma atividade etc.

11 CONCLUSÃO (para todos os tipos de artigos) Deve estar coerente com o desenvolvimento do trabalho; Deve evidenciar o que foi alcançado com o estudo, possíveis contribuições; Pode sugerir e incluir recomendações de ordem prática. Nunca conclusivas ao ponto de fechar o debate mas, ao contrário, deixar em aberto possibilidades e horizontes futuros.

12 O PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN: VIAS PARA UMA CIÊNCIA COM COMPLEXIDADE¹ Sílvia Helena Gomes Freire ² RESUMO: O trabalho discute o pensamento complexo de Edgar Morin. Destaca de uma de suas obras, Ciência com Consciência, sete avenidas que o autor aponta como caminhos para atingir uma ciência com complexidade. Salienta, ainda, aspectos do pensamento complexo de Ilya Prigogine e Isabele Stengers, que complementam, com mais ênfase, a quarta avenida que o autor refere. PALAVRAS-CHAVE: Pensamento Complexo, Ciência com Complexidade, Ciência. INTRODUÇÃO...DESENVOLVIMENTO...CONCLUSÃO... REFERÊNCIAS ____________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluna do Curso de Direito da UEPA, Turma 1DIN6P1, matrícula

13 . Resumo _____ Resenha. Resumo ____ 3a. Pessoa. Resumo ____ 1a. Pessoa. Resenha _____ 3a. Pessoa. Resenha ____ 1a. Pessoa. Resumo ____ Transcrição. Resumo ____Análise Própria. Resenha ____ Transcrição. Resenha ____ Análise Própria. Artigo ____ 1a. e 3a. Pessoa. Artigo ____ Transcrição e Análise Própria Matematizando….

14 Quanto ao número de referências consultadas:. Há diferença entre a Resenha e o Resumo?. Há diferença entre a Resenha e o Artigo? Qual?. Há diferença entre a Ficha Temática e a de Conteúdo?Qual? Sintetizando….

15 Todos os Trabalhos Acadêmicos deverão estar de acordo com as seguintes NBRs da ABNT: 10520/2002: citações 6023/2002: referências 14724/2002: apresentação 6022/2003: artigo científico Normalizando….

16 REFERÊNCIAS TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 6 ed. Belém: Editora da UNAMA, ABNT em Belém CREA: Av. Dr. Moraes, esquina com Brás de Aguiar SINDICOM: Edifício da FIEPA, Tr. Quintino Bocaiúva


Carregar ppt "OS TRABALHOS ACADÊMICOS : elementos constitutivos e apresentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google