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Gestão de Projetos de Software

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Apresentação em tema: "Gestão de Projetos de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Projetos de Software

2 Gerenciamento de Projeto
É uma tarefa importante de planejamento, direção, motivação e coordenação de grupos profissionais para acompanhar o desenvolvimento de um software. São usados Conceitos gerais Conceitos específicos - Visibilidade

3 O que gerenciar? Gerenciamento orientado ao processo
Gerenciamento de pequenas tarefas no ciclo de vida do software é enfatizado. Gerenciamento de Projeto Ênfase no Projeto Sucesso ou fracasso são diretamente atribuídos à equipe.

4 Gerenciamento de Projeto
Projeto de Software bem sucedido depende de uma eficaz Gerência de Projeto Gerência de Projetos Abrange todo o processo de desenvolvimento. Envolve: o escopo do trabalho a ser feito os riscos a que se incorre os recursos exigidos as tarefas a serem executadas o esforço (custo) despendido a programação a ser seguida

5 Elementos Chave da Gerência de Projetos
Objetivos e Escopo do Projeto Medidas e Métricas Estimativa Análise de Riscos Determinação de Prazos Monitoração e Controle

6 Mas antes temos que Planejar ...
Atividade fundamental do PROCESSO DE GERENCIAMENTO e ADMINISTRAÇÃO de projetos “Planejar é preciso ... “ Planejar é a primeira camada do processo de desenvolvimento do software.

7 Objetivos do Planejamento
fornecer uma estrutura que possibilite ao gerente fazer estimativas razoáveis de recursos, custos e prazos estimar recursos necessários ao desenvolvimento do software: - recursos humanos - de hardware - de software identificar tarefas a serem efetuadas elaborar cronogramas estimar esforço (custo) despendido

8 Planejamento Estabeleça as restrições do projeto
Faça a avaliação inicial dos parâmetros do projeto Defina os marcos do projeto e os produtos a serem entregues While projeto não estiver terminado ou cancelado Faça a programação do projeto Inicie as atividades de acordo com programação Aguarde Examine o progresso do projeto Revise as estimativas de parâmetros do projeto Atualize a programação do projeto Reanalise as restrições do projeto e os produtos a serem entregues If surgirem problemas then Inicie revisão técnica End if End While

9 5W2H Why – por que o sistema está sendo desenvolvido?
Justifica gastos com recursos, ... What – o que vai ser feito? Conjunto de tarefas When – quando vai ser feito? Cronograma Who – quem é o responsável por uma função?

10 5W2H Where – onde está na organização?
How – Como o trabalho será conduzido? Uma vez estabelecido escopo deve se estabelecer estratégia gerencial e técnica How much – quanto vai custar? estimativas

11 Objetivos e Escopo do Projeto
PLANEJAMENTO DO PROJETO início estabelecer objetivos e escopo considerar soluções alternativas identificar restrições administrativas e técnicas possibilita Definir estimativas de custo razoáveis (e precisas) Divisão realística das tarefas de projeto Programação de projeto administrável que ofereça indícios significativos de progresso

12 Objetivos e Escopo do Projeto
O desenvolvedor e o cliente reunem-se para definir os objetivos e o escopo do projeto. Objetivos: identificam as metas globais do projeto sem levar em consideração como essas metas serão atingidas Escopo: identifica as funções primárias que o software deve realizar e tenta delimitar essas funções de uma forma quantitativa.

13 Escopo do Software Primeira atividade O escopo do software descreve
a função o desempenho processamento e tempo de resposta as restrições limites impostos ao software pelo hardware externo, memória disponível, outros sistemas

14 Escopo do Software as interfaces a confiabilidade
hardware que executa o software e dispositivos que são indiretamente controlados pelo software software que já existe e deve ser ligado ao novo produto (banco de dados) pessoas que fazem uso do software (periféricos de E/S) a confiabilidade menos preciso não é possível quantificar a confiabilidade do software tão precisamente no escopo sistema de controle de tráfego aéreo, controle de estoque, processador de texto, etc...

15 Recursos Segunda atividade: estimativa dos recursos exigidos para desenvolver o software recursos humanos recursos de hardware recursos de software

16 Recursos Humanos Tanto os profissionais (engenheiros, gerentes) quanto as especialidades são definidas Projetos Pequenos: uma única pessoa por ano consulta a especialistas quando necessário

17 Recursos Humanos Projetos Grandes: participação varia através do ciclo de vida estimativa de esforço de desenvolvimento (pessoas-mês, pessoas-ano) técnicas estimativas de linha de código (LOC): contar linhas de código estimativa pontos por função (FP - function point): concentrar na funcionalidade ou utilidade do software medidas indiretas relação empírica baseada em medidades de informações e complexidade

18 Recursos de Hardware Três categorias
o hardware de desenvolvimento (host system) um computador e os periféricos relacionados que serão usados durante o desenvolvimento do software o hardware de produção (target machine) máquina que o software será executado multi-usuário, distribuído elementos de hardware do novo sistema software de cálculo numérico deve ter um recurso específico

19 Recursos de Software (Ferramentas)
Usamos hardware para construir um novo hardware Usamos software para auxiliar no desenvolvimento de um novo software

20

21 Medidas e Métricas As medições e as métricas ajudam-nos a entender o processo técnico usado para se desenvolver um produto, como também o próprio produto. O processo é medido num esforço para melhorá-lo. O produto é medido num esforço para aumentar sua qualidade.

22 Estimativas guiadas pela experiência passada projetos semelhantes
tamanho e funções mesma quantidade de esforço mesmo tempo no calendário custo mesmo novos projetos Experiência passada não é suficiente técnicas de estimativa disponibilizadas para o desenvolvimento de software

23 Estimativas Primórdios da computação Atualmente
um erro nas estimativas de custo de software tinha pouco impacto Atualmente software é um elemento “caro” custo pode ser desastroso para o desenvolvedor Oferece ao planejador as informações necessárias para concluir as atividades de planejamento do projeto

24 Estimativas Nunca serão exatas, são afetadas por variáveis humanas, técnicas, ambientais e políticas Para se ter estimativas com graus aceitáveis de risco, opções: 1) retardar as estimativas do projeto L 2) usar técnicas de decomposição (dividir o problema complexo em pequenos problemas) 3) desenvolver modelo empírico 4) adquirir ferramentas de estimativa

25 Análise de Riscos áreas de “incerteza”
as necessidades são entendidas? técnicas e ferramentas computacionais é crucial para um bom gerenciamento de projetos Segundo Gilb (1988): “Se você não atacar ativamente os riscos (técnicos e de projeto), eles atacarão ativamente”

26 Determinação de Prazos
programação de atividades para sua realização cronograma das atividades tarefas pessoas recursos

27 Monitoração e Controle
Monitorar as atividades e controlar as atividades, a fim de que as atividades: Dentro do prazo Dentro dos custos Se foram executadas

28 Qualidade de Software "Concordância com os Requisitos Funcionais e de Desempenho explicitamente colocados, Padrões de Desenvolvimento explicitamente documentados e características implícitas que são esperadas de todo profissional que desenvolve software”


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