A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITO BÁSICO DE REDE. REDE DE COMPUTADORES Conjunto de computadores e outros dispositivos capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITO BÁSICO DE REDE. REDE DE COMPUTADORES Conjunto de computadores e outros dispositivos capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITO BÁSICO DE REDE

2 REDE DE COMPUTADORES Conjunto de computadores e outros dispositivos capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação constituído de enlaces físicos e regras que disciplinam a comunicação.

3 PROTOCOLO Conjunto estabelecido ou aceito de procedimentos, regras ou especificações formais que governam a comunicação entre os nós de uma rede.

4 ARQUITETURA ABERTA Modelo OSI O pen S ystems I nterconnection

5 CAMADAS DO MODELO OSI 7 - Aplicação 6 - Apresentação 5 - Sessão 4 - Transporte 3 - Rede 2 - Enlace 1 - Física

6 NºCAMADAFUNÇÃO 7APLICAÇÃO Faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação. 6APRESENTAÇÃO Converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum (compressão de dados, criptografia). 5SESSÃO Coloca marcações nos dados que serão transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação. 4TRANSPORTE Responsável por pegar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes. 3REDE Responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em físicos (placa de rede). Determina a rota que os pacotes irão seguir. 2ENLACE Pega os pacotes de dados e os transforma em quadros e adiciona o cabeçalho do pacote. 1FÍSICA Transforma os quadros em sinais compatíveis com o meio onde os dados serão transmitidos.

7 CAMADAS DO TCP/IP 4 - Aplicação 3 - Transporte 2 - Inter-Redes 1 - Host/rede

8 ARQUITETURA ETHERNET ENLACE FÍSICA 2 1 CONTROLE DE LINK LÓGICO CONTROLE DE ACESSO AO MEIO FÍSICA OSIETHERNET

9 ARQUITETURA ETHERNET Controle de Link Lógico Controle de Acesso ao Meio Drive da Placa de Rede Placa de Rede Aplicação (SMTP, HTTP, FTP, Telnet) Transporte (TCP ou UDP) Inter-Redes (IP, ICMP, ARP, RARP) Cabo Interface com a rede TCP / IP Ethernet

10 Aplicação Transporte Inter-Redes Host/rede Aplicação Transporte Rede Físico Enlace Sessão Apresentação ARQUITETURA TCP/IP COMPARAÇÃO ENTRE O TCP/IP E O MODELO OSI

11 PAR TRANÇADO COM BLINDAGEM

12 PAR TRANÇADO SEM BLINDAGEM

13 CABO COAXIAL

14 FIBRA ÓPTICA

15 FIBRA MULTIMODOFIBRA MONOMODO

16 FIBRA ÓPTICA

17 REPETIDOR

18 HUB

19 PLACA DE REDE

20 CONECTOR BNC


Carregar ppt "CONCEITO BÁSICO DE REDE. REDE DE COMPUTADORES Conjunto de computadores e outros dispositivos capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google