A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres

2 Modelos de Equipe Intradisciplinar: O fisioterapeuta planeja a intervenção terapêutica e a põe em prática.Ex:consultórios particulares Multidisciplinar: A terapia é conduzida sem atribuições diretas de outras disciplinas.Ex:UTI Interdisciplinar: As intervenções são planejadas conjuntamente e as necessidades da criança e os objetivos de tratamento são estabelecidos de comum acordo.Ex:Centros de Reabilitação,Estabelecimentos de Ensino... Transdisciplinar: Os membros da equipe trabalham ligados entre si esquematizando um programa de intervenção.os papéis cruzam os limites das disciplinas típicas.Ex:UTI(Neonatal)

3 Membros de Equipe Família e Criança: Devem ser incoorporados em todas as situações.Papel mais ativo nos modelos Inter e Transdisciplinar. Assistente Social; Psicólogos; Terapeutas Ocupacionais; Fonoaudiólogos; Médicos(Neurologista/Fisiatras/Ortopedista/Oftalmologista/ Urologista); Pedagogos; Nutricionistas; Enfermagem; Fisioterapeutas

4 Assistente Social O papel do Assistente Social junto à equipe transdisciplinar e à família,tem como objetivo: Contribuir para o alcance dos objetivo de tratamento; Inclusão social (garantia do direito individual e coletivo de participação social ativa;

5 Função do Assistente Social
Apresentar à família o que a instituição e o método aplicado no tratamento de reabilitação têm a oferecer à criança e o que a instituição espera da família. Mediador da relação terapeuta-família-instituição; Facilitador entre a família e os serviços públicos; Trabalhar com a família da criança portadora de deficiência na perspectiva da inclusão escolar; Atuar diretamente junto a família em iniciativas metodológicas e políticas para que as Leis ,ainda que fragmentadas,cheguem até a criança.

6 “O artigo 227 da Constituição Federal e Estatuto da Criança e Adolescente preconiza o dever da família da sociedade e do Estado de assegurar à criança e ao adolescente o direito à saúde,à educação,à convivência familiar e comunitária,além de colocá-los salvo de qualquer forma de negligência e discriminação”. “O artigo 208-O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de: III.Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,preferencialmente na rede regular de ensino”. “O artigo 203-Assistência Social será prestada a quem dela necessita,independente de contribuição à seguridade social e tem por objetivo: *IV.A habilidade e reabilitação das pessoas portadoras de deficiências e promoção de sua integração à vida comunitária. *V.”A garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou tê-la provida por sua família,conforme dispuser a Lei”.

7 Psicologia O papel da Psicologia é procurar humanizar o diagnóstico,considerando os recursos que a criança utiliza alcançando-a a partir de suas possibilidades e não de suas limitações. Ele trabalha com a criança estimulando a crença nas habilidades e na construção de estratégias que ajudem em sua formação social,considerando que toda criança,por mais comprometida que esteja,busca se relacionar com o mundo de alguma maneira.

8 Terapeuta Ocupacional
É especialista em função ocupacional para pessoas que apresentem deficiência, limitações ou restrinções na realização de atividades . Sua atuação profissional é habilitar o indivíduo para papéis, tarefas, atividades que sejam relevantes em seu dia-a-dia em todos os contextos, com o lar, a escola, o trabalho e a comunidade.

9 Fonoaudiólogo É responsável pelo trabalho com as habilidades de expressão e recepção da criança e com as alterações na alimentação. Ex:Incoordenação de sucção e deglutição, sucção fraca, persistência de reflexos orais, dificuldades em aceitar alimentos com texturas diferentes, disfagias, alteração comportamental durante a alimentação, aspiração/ pneumonias recorrentes.

10 Fisiatria O fisiatra é responsável pela definição do diagnóstico,da incapacidade e das capacidades residuais e potencial. Fará uma programação terapêutica; Detecta a necessidade de uso de aparelhos ortopédicos,adaptações funcionais e CR; Realiza bloqueios neuromusculares; Sugeri a realização de cirurgias para correção de deformidades.

11 Nutricionista Responsável pela monitorização da alimentação e do teor nutritivo ingerido pela criança,assim como seu crescimento físico.

12 Ortopedista Responsável pela monitorização das instalações das deformidades e pelas indicações e correções cirúrgicas

13 Educadores Os professores para educação especial são treinados para adaptar o currículo para as crianças com problemas e podem apoiá-los nas situações de educação regular ou como professores particulares

14 Fisioterapeuta Reabilitar no sentido de promover funcionalidade,orientar a família, posicionar a criança, previnir instalações de deformidades.


Carregar ppt "TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google