A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Que Orientação a Objetos? Prof. Marcel Hugo Ciências da Computação – Bacharelado FURB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Que Orientação a Objetos? Prof. Marcel Hugo Ciências da Computação – Bacharelado FURB."— Transcrição da apresentação:

1 Por Que Orientação a Objetos? Prof. Marcel Hugo Ciências da Computação – Bacharelado FURB

2 Agenda 1. Cenário 2. Reutilização 3. Orientação a Objetos 4. Conclusões

3 Software Está Ficando Mais Complexo fonte: Communications of the ACM % de Funções de Sistema no Hardware

4 Custos Custos de desenvolvimento são muitos altos Elevam-se os custos de manutenção: –década de 70 e 80: % dos custos totais –atualmente: % dos custos totais

5 Flexibilidade frente a mudanças Mudanças nos processos de negócio do usuário: –década de 40: 10 anos –década de 60-70: 5 anos –década de 90: 2 anos –século 21: 6 meses

6 Onde está o Nirvana ? Não se sabe ! Porém a reutilização é peça chave para aumento da produtividade e melhoria da qualidade.

7 2. Reutilização Usar novamente algo que foi feito. Em hardware: –projetar baseado em componentes; –integrar componentes; –desenvolver novos quando necessário. Em software: –código (rotinas); –???

8 Objetivos da Reutilização Permitir uma ampla utilização de todos os tipos de informação encontradas na situação de desenvolvimento. Exemplo: –requisitos –especificação –código –testes –ou seja, todas as atividades.

9 Benefícios da reutilização Menor produção de software novo: –aumento de produtividade –ganho de qualidade –ganho de confiabilidade –conhecimento adquirido pode ser compartilhado

10 Casos práticos Níveis de reusabilidade elevam a produtividade

11 Várias técnicas para reutilização Repositórios (meio de armazenamento) Análise de domínio Engenharia reversa Orientação a objetos...

12 3. Orientação a Objetos (OO) Tecnologia que enxerga os sistemas como sendo coleção de objetos interagentes. Novo paradigma de desenvolvimento Envolve todas as atividades de desenvolvimento: –análise, projeto, programação, testes,...

13 Fundamento da OO Na compreensão do mundo, os seres humanos utilizam-se de três métodos de organização dos pensamentos: –Diferenciação; –Distinção entre todo e parte; –Classificação.

14 Diminui a diferença semântica Casa CarroÁrvore João Casa Carro Árvore João mora na dirige Real Modelo

15 Benefícios de Modelagem OO Modelos que casam com a forma de seus negócios; Gerenciamento simplificado, através da quebra das aplicações em unidades menores e mais bem definidas; Maximiza a reutilização de código (Herança e Polimorfismo); Habilidade de tirar vantagem de padrões de componentes para conexão entre plataformas, utilizando serviços padrão; Componentes comerciais (disponíveis no mercado).

16 Métodos Reduzem a Complexidade e o Risco de Utilizar OO Object orientation is not a panacea but a high power tool - dangerous if misused but capable of great things. Object Interest Group With C++, its harder to shoot yourself in the foot... but when you do, you blow off your whole leg. Bjarne Stroustrup, criador da linguagem C++

17 4. Conclusões Como todo paradigma, necessita de mudança cultural. Tecnologia poderosa, porém deve ser adotada de forma consciente. Deixou de ser moda e tendência tecnológica para ser realidade.

18 Agradecimentos Valter Medina - TechMark


Carregar ppt "Por Que Orientação a Objetos? Prof. Marcel Hugo Ciências da Computação – Bacharelado FURB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google