A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 4 Funções da linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 4 Funções da linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 4 Funções da linguagem

2 Por meio da linguagem, também realizamos diferentes ações: transmitimos informações, tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo, assumimos compromissos, ordenamos, pedimos, demonstramos sentimentos, construímos representações mentais sobre nosso mundo, enfim, pela linguagem organizamos nossa vida do dia a dia, em diferentes aspectos. Diferenciar que objetivo predomina em cada situação de comunicação auxilia a compreender melhor o que foi dito.

3 As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação
As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação. Toda comunicação apresenta uma variedade de funções, mas elas se apresentam hierarquizadas, sendo uma dominante, de acordo com o enfoque que o destinador quer dar ou do efeito que quer causar no recebedor. As funções da linguagem são as seguintes:

4 FUNÇÃO EMOTIVA / EXPRESSIVA
É centralizada no emissor. Como o próprio nome já diz, tem o papel de exprimir emoções, impressões pessoais a respeito de determinado assunto. Por esse motivo, ela normalmente vem escrita em primeira pessoa e de forma bem subjetiva. Em textos que utilizam a função emotiva, há uma presença marcante de figuras de linguagem, mensagens subentendidas, elementos nas entrelinhas etc. Os textos que mais comumente se utilizam desse tipo de linguagem são as cartas, as poesias líricas, as memórias, as biografias, as crônicas, entre outros.

5 Exemplos http://www.youtube.com/watch?v=ZCoAcuDLV2Q
Música “Alguém que te faz sorrir” – Fresno

6 Exemplos

7 FUNÇÃO APELATIVA / CONATIVA
Como sugere a nomenclatura, essa função serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a respeito do que se diz. Centralizada no receptor, procura influenciá-lo em seus pensamentos ou ações. É bastante freqüente o uso da segunda pessoa, dos vocativos e dos imperativos. Essa função é aplicada particularmente nas propagandas ou outros textos publicitários, e também em campanhas sociais, com o objetivo de comover o leitor.

8 Exemplos - Propaganda “Compre batom”

9 Exemplos

10 Exemplos

11 FUNÇÃO FÁTICA Centraliza-se no canal. Tem o objetivo de estabelecer um contato ou comunicação, não necessariamente com uma carga semântica aparente. É utilizada em saudações, cumprimentos do dia- a-dia, expressões idiomáticas, marcas orais etc.

12 Exemplos U - Conversa de elevador

13 Exemplos

14 FUNÇÃO POÉTICA Caracteriza-se basicamente pelo uso de linguagem figurada, metáforas e demais figuras de linguagem, rima, métrica etc. É semelhante à linguagem emotiva, sendo que não necessariamente revela sentimentos ou impressões a respeito do mundo. Há preocupação especial com a forma de linguagem, com a construção do texto, a seleção e disposição das palavras. Como pode-se constatar, essa função é aplicada em poesias, músicas e algumas obras literárias. Também ocorre em textos publicitários.

15 Exemplos - Soneto da fidelidade

16 Exemplos

17 FUNÇÃO REFERENCIAL / DENOTATIVA
Contrariamente à emotiva, esse tipo de linguagem é centralizada no receptor. Como seu foco seja transmitir a mensagem da melhor maneira possível, a linguagem utilizada é objetiva, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público-alvo, vocabulário que melhor se adéqüe a ele. É chamada de denotativa devido à objetividade das informações, à clareza das idéias. Há uma prevalência do uso da terceira pessoa, o que torna o texto ainda mais impessoal. Os textos que normalmente fazem uso dessa função são os textos jornalísticos e os científicos.

18 Exemplos

19 FUNÇÃO METALINGÜÍSTICA
Esta última função está presente principalmente em dicionários. Caracteriza-se por trazer consigo uma explicação da própria língua. Pode ocorrer também em poesias, obras literárias etc.

20 Exemplos


Carregar ppt "Capítulo 4 Funções da linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google