Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKauane Soza Alterado mais de 8 anos atrás
1
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
Secretaria de Estado da Educação Diretoria Geral Superintendência de Educação Diretoria de Tecnologia Educacional Coord. De Apoio ao Uso de Tecnologias Coord. De Multimeios Coord. CEDITEC/ Portal dia-a-dia educação 32 CRTEs TV Paulo Freire Coord. De E a D
2
OBJETIVO DA OFICINA Fornecer ao educador, elementos de reflexão teórico-metodológica de apoio ao uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, para o aprimoramento da prática pedagógica e planejamento desse uso de forma crítica, coerente e responsável.
3
TECNOLOGIA Pense sobre o início de seu dia de hoje...
- Como você acordou? - Como preparou o seu café?
4
Assistiu às notícias? - Leu seu jornal?
5
- USOU ALGUMA MÍDIA? ALGUMA TECNOLOGIA?
- Observou a sinalização no caminho? - USOU ALGUMA MÍDIA? ALGUMA TECNOLOGIA?
6
- Evolução na capacidade das atividades humanas;
- Da concepção ao uso, implica em valores, atitudes, expectativas e outros elementos de base emocional e social.
7
Vivemos em um mundo tecnológico
Vivemos em um mundo tecnológico. Os locais, roupas, alimentos, nossos corpos, o ar, tudo é afetado por tecnologias; Os modos de usá-la, as técnicas de uso, são aprendidas naturalmente ou pelo ensino formal ou informal.
8
O que são as TICs Tecnologias de Informação e Comunicação
Obtenção da informação por meios eletrônicos e digitais
9
MÍDIAS Terminologia usada para:
suporte de difusão e veiculação da informação; Sistema semiótico complexo, pois reúne linguagens de outras mídias.
10
MÍDIAS
11
A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada;
mídia impressa
12
MÍDIA DIGITAL
13
MÍDIA IMPRESSA Texto referência:
“Considerações sobre a escola e a mídia impressa” de Carlos Alberto Faraco
14
precede a leitura das palavras”
“A leitura do mundo precede a leitura das palavras” Paulo Freire
15
Linguagem verbal e não verbal
Verbal: Escrita ( prescinde ensino formal / sistematizado); Verbal: Oral (não prescinde necessariamente de ensino sistematizado).
16
> E o que é letramento?
Cultura letrada “vasta e complexa rede de práticas cognitivas, saberes e práticas socioculturais” É fruto da criação da escrita. > E o que é letramento?
17
Papel da escola: Acesso ao meio gráfico; Transmitir a cultura letrada;
Alfabetização; Função social da escrita; Processo de letramento.
18
MÍDIA IMPRESSA - INSUBSTITUÍVEL LINEAR - PERMANENTE LONGEVIDADE
19
MÍDIA AUDIOVISUAL
20
Concepção da TV A mídia televisiva tem a função de: INFORMAR VIGIAR
EDUCAR ANUNCIAR DISTRAIR VENDER
22
TV Privada Objetivo: prender a atenção do telespectador - entretenimento. Atenção - obtida através dos sons e imagens; Interesse - cenários, efeitos e iluminação; Desejo - enquadramento e movimento de câmeras e iluminação; Ação - reflexão, aprendizado e formação do telespectador.
23
Programação excessivamente sensacionalista.
O público quer assistir ou quer esse conteúdo por que não conhece outra programação?
24
TV Pública Destina-se a transmissão de programas: educativos; culturais (aulas, conferências debates),sem caráter comercial.
25
- Pressupor ver, ler e ouvir potenciais educativos;
INTENÇÃO PEDAGÓGICA - Fonte de pesquisa; - Pressupor ver, ler e ouvir potenciais educativos; - Visão política;
26
A IDENTIDADE DA TV PAULO FREIRE
Formação continuada; Programas informativos; Colaboração profissional; Enfoque regional.
27
TV PAULO FREIRE
28
TV MULTIMÍDIA
29
MEDIAÇÃO Professor: Que sujeito social é este?
30
Conceito de mediação No processo de ensino-aprendizagem, mediação é "um ato, expresso na ação do professor que se coloca como intermediário na busca de um conhecimento a ser construído juntamente com o aluno e, como tal, atua como articulador entre o aluno e o objeto do conhecimento". Vosgerau, 2010
31
sujeito – conhecimento – sujeito
O professor é o intermediário na busca de um conhecimento a ser construído com o aluno, sendo o articulador do processo. sujeito – conhecimento – sujeito
32
Diferentes linguagens Objeto (conhecimento)
MEDIAÇÃO Mediação do Professor Diferentes linguagens (como? quando?) Objeto (conhecimento) (o quê?) Sujeito (EDUCANDO) (para quem?) Autonomia (para quê?)
33
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO
34
Princípios de Colaboração
Possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos entre pares em ambientes e recursos especialmente desenvolvidos para esse fim.”
35
Recursos da SEED na Web para o Processo Educativo
Portal Dia-a-dia Educação “ Espaços virtuais que exploram o tema educação em profundidade.”
36
colaboração e interação
Ambiente Pedagógico Colaborativo e-escola Plataforma Moodle Produção orientada e colaborativa Cursos à distância com colaboração e interação
37
Interação e Colaboração
Envio de Colaborações Fale Conosco Relato de Experiência
38
QUAIS OS AMBIENTES E FONTES DE PESQUISA QUE VOCÊ UTILIZA E ESTÃO DISPONÍVEIS NA ESCOLA?
39
CONCEITO DE PESQUISA ESCOLAR
ROCHA (1996), certifica que: A pesquisa escolar é uma maneira inteligente de estudar e aprender.
40
- com incentivo à elaboração própria de cada aluno.
Para DEMO (1996): - a pesquisa escolar partindo de um questionamento “ sistemático, critico e criativo”; - que intervenha “na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade”; - com incentivo à elaboração própria de cada aluno.
41
CARACTERÍSTICAS Elaboração da criticidade: Curiosidade científica;
Descoberta da realidade; Comprovação de fenômenos.
42
BASES DE BUSCA
43
BASES DE BUSCA
44
PLANO DE AULA * Nomes dos integrantes; * disciplina; * Série;
- Reunidos por áreas afins, elabore um plano de aula utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na Escola, contendo: * Nomes dos integrantes; * disciplina; * Série; * Conteúdo Estruturante; * Conteúdo Específico; * Metodologia; * Recursos didáticos e tecnológicos; * Resultados esperados.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.