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CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula 10

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Apresentação em tema: "CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula 10"— Transcrição da apresentação:

1 CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula 10
RECURSOS HUMANOS – JOSUÉ JOSÉ DA SILVA Rio de Janeiro, outubro de 2011

2 Aula 10: A CONSULTORIA INTERNA DE RH EM PERSPECTIVA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Na aula de hoje, falaremos sobre as possibilidades e limitações que a Consultoria Interna de RH apresenta como um processo complementar e impulsionador da gestão estratégica de pessoas na empresa moderna e pró-ativa.

3 Aula 10: A CONSULTORIA INTERNA DE RH EM PERSPECTIVA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
No decorrer das aulas, a compreensão do que vem a ser a atuação da consultoria, uma modalidade de prestação de serviço especializado para a ajuda dos interessados em solucionar seus problemas, tornou-se clara e fundamentada.

4 Aula 10: A CONSULTORIA INTERNA DE RH EM PERSPECTIVA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Ficou evidente, antes de tudo, que se trata de uma atividade que surgiu com a necessidade de ajuda qualificada para elucidar situações complexas.

5 Aula 10: A CONSULTORIA INTERNA DE RH EM PERSPECTIVA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Ao final , você deverá ser capaz de: Avaliar a Consultoria Interna como um novo conceito que complementa e reforça a moderna gestão estratégica de RH.

6 Consultoria Interna de RH
FECHAMOS NOSSA AULA 10, REFORÇANDO CONCEITOS QUE ESTAMOS UTILIZANDO NO DECORRER DO NOSSO ESTUDO E QUE VOCÊS UTILIZARÃO EM SUA PRÁTICA NA GESTÃO DE RH.

7 O Que é Consultoria? A consultoria representa a influência exercida por um facilitador profissional, que é o papel do consultor, sobre indivíduos, grupos ou toda uma organização empresarial, no sentido de mudar ou de solucionar uma determinada situação-problema, propondo as correções ou melhorias adequadas nos processos, nos procedimentos e nos produtos e serviços elaborados.

8 A evolução da organização racional do trabalho, especialmente na produção industrial, logo fez emergir a busca de expertise, ou seja, da perícia que credenciava alguém, conhecedor experiente de determinado tipo de trabalho, para orientar, aconselhar ou mesmo interferir diretamente na situação-problema com o intuito de solucioná-la a contento do interessado.

9 EMPRESA COMPETITIVA, CIDADÃO COMPETENTE
Empresas investem = Qualificação e requalificação dos funcionários. Resultado = Melhoria no trabalho. Tendência: O mercado em geral irá aderir a esses processos, senão estará fora do mercado competitivo.

10 Desse modo circunstancial, surgiu e evoluiu a ação da consultoria paralelamente à própria evolução da organização do trabalho e de sua crescente complexidade.

11 Inicialmente praticada pelos que detinham o know-how necessário para essa prestação de ajuda qualificada, usualmente atuando de forma autônoma no mercado, já nos meados do século XX, cogitou-se no emprego da aptidão disponível no contexto das empresas mais dispostas à inovação de seus processos.

12 Não por acaso, os primeiros profissionais “da casa” a agirem como consultores “de fato” foram os especialistas em tempos e movimentos no chão de fábrica e os analistas de organização e métodos.

13 Os homens de O&M pontificaram nas organizações dos anos 30 aos 70, quando o advento do processamento eletrônico de dados determinou um novo conceito nos fluxos das informações e nos processos burocráticos, que não mais seriam racionalizados com o propósito sempre presente de aumentar a eficiência e reduzir os tempos e os custos operacionais e administrativos.

14 Agora prevaleceria a informatização, e o tradicional O&M foi transformado em OSM no sentido de que a organização, os sistemas e os métodos estariam subjacentes aos processos informatizados e representados através dos diferentes softwares, que são os aplicativos desenvolvidos pelas equipes de analistas de sistemas e programadores.

15 A informatização foi a grande força impulsora que agilizou sobremaneira as atividades organizacionais e deu ensejo ao novo conceito de gestão por processos e às equipes multidisciplinares e semiautônomas que constituem as estruturas flexíveis e adaptativas da moderna administração, que é pró-ativa, inovadora e competitiva.

16 Essas transformações trouxeram a melhor compreensão da importância do conhecimento e das habilidades que as pessoas qualificadas detêm. Daí a crescente valorização do capital humano, das competências individuais e de grupo, que, no conjunto, tornam-se a grande riqueza das organizações.

17 Empregabilidade A palavra vem do inglês Employability e significa o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um executivo/profissional importante não apenas para sua organização, mas para qualquer uma;

18 São características que transcendem à organização, pois atendem às necessidades do mercado de executivos/profissionais como um todo. Ter empregabilidade é conseguir rapidamente emprego em qualquer organização, independentemente do momento que vive o mercado em termos de maior ou menor demanda.

19 Características (atributos) da empregabilidade, por exemplo, são:
Expertise em alguma área do conhecimento, formação acadêmica sólida, habilidades diversificadas, falar mais de um língua, (inglês e espanhol são mais comuns, mas chinês, russo e japonês têm sido bastante solicitados);

20 Conhecimentos gerais (sobre política, geopolítica, administração pública, etc.);
Capacidade de trabalhar em grupo, ser colaborativo, capacidade de visão de longo prazo (visão estratégica), capacidade de visão conceitual, conhecer e respeitar diferenças culturais; Saber tomar decisões dentro de um esquema de globalidade, saber lidar com pressões de todo tipo, etc.

21 Então, a força intelectual, as aptidões das pessoas passaram a ter um extraordinário valor estratégico, e a função de RH tem merecido cada vez mais atenção dos presidentes e diretores das empresas.

22 Na administração de recursos humanos por competências os modelos de gestão de recursos humanos são baseados em: Obediência + fidelidade = Sobrevivência na empresa Deram lugar ao modelo de: Resultado = Oportunidade

23 Nos últimos anos, a Consultoria Interna de RH manifestou-se como um fator importante nessa nova ordem organizacional fundamentada nas competências e na polivalência dos colaboradores, além dos investimentos em tecnologia de ponta, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

24 Hoje se sabe que se não houver competência, criatividade e inovação por parte das pessoas na organização, a mais avançada tecnologia pode não ser plenamente utilizada.

25 Este argumento novamente nos remete à consideração da urgente necessidade de otimizar a capacidade dos Recursos Humanos, em todos os quadrantes da organização, potencializando e alinhando suas contribuições por meio da qualificação e atualização permanente tanto como do envolvimento e do estímulo à participação de cada um e de todos no contexto da empresa.

26 A propagada descentralização da políticas e dos procedimentos de gestão de RH, entretanto, se faz com a diligente atuação da Consultoria Interna de RH, levando aos dirigentes e colaboradores das áreas funcionais:

27 A orientação segura → O esclarecimento oportuno
A ajuda consistente na resolução das dificuldades setoriais e Enfim, promovendo a melhoria contínua que os caracteriza como os verdadeiros agentes das mudanças necessárias ao sucesso e à continuidade dos negócios empresariais.

28 Estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desde a formulação das políticas de gestão de pessoas até a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos. São perspectivas desafiadoras para a Consultoria Interna de RH.

29 CONSOLIDANDO CONHECIMENTO
VAMOS RECAPITULAR E REFORÇAR OS CONCEITOS ESTUDADOS NESTA AULA? ENTÃO, VEJAMOS O ARTIGO SUGERIDO NA BIBLIOTECA VIRTUAL

30 ”A VISÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS”
Considerando que os objetivos organizacionais são atingidos por meio da administração com as pessoas, como conseqüência deve-se considerar uma preocupação estratégica recrutar, selecionar, acompanhar, orientar e desenvolver seus colaboradores, sempre contando com uma gestão transparente, coerente e pró-ativa. Autora: Elizenda Orlickas

31 Chegamos ao final da nossa aula. Espero que tenha aprendido bastante
Chegamos ao final da nossa aula. Espero que tenha aprendido bastante. Lembre-se de aproveitar todo o universo de opções disponibilizadas para o seu aprofundamento nos estudos. Para isso: Leia os textos de enriquecimento. Leia a bibliografia indicada para complementar esta aula. Assista ao vídeo. - Faça e refaça os exercícios. - Assista às aulas teletransmitidas.

32 Verifique no ícone os fóruns cadastrados desta disciplina
Verifique no ícone os fóruns cadastrados desta disciplina. Este é o seu espaço de interação com seus colegas e tutor. Não deixe de participar! Em caso de dúvida, não deixe de retornar e rever esta aula.


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