A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO EVANGELHO Capítulo 6.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO EVANGELHO Capítulo 6."— Transcrição da apresentação:

1 CICLO EVANGELHO Capítulo 6

2 CICLO DO EVANGELHO EVANGELHO Cap VI O Jugo Leve Consolador Prometido

3 O Jugo Leve 1 – Vinde a mim, todos os que andam em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus, XI: 28-30)

4 Cristo o Consolador Palavra consolar em grego paracleto
Alguém chamado ou enviado para prestar auxilio.

5 Cristo o Consolador Haroldo Dutra

6 Estudo do Evangelho a Luz do Espiritismo
Cristo o Consolador Haroldo Dutra Estudo do Evangelho a Luz do Espiritismo Jesus é o consolador nāo por que ele vem tirar a dor, mais Ele vem para resignifica-la.

7 Cristo o Consolador Jesus veio consolar dizendo nāo se desespere esta dor vai te regenerar. Haroldo Dutra

8 Cristo o Consolador Jesus nāo veio prometer tirar as nossas responsabilidades , nosso dever, que temos que ser feliz e abandonar nossos compromissos, só curtir a vida…. Nāo é esta a consolaçāo de Jesus.

9 Cristo o Consolador Sua consolaçāo é ligar-nos ao dever, as nossas responsabilidades com a consciência que este sofrimento passa e nos purifica e ilumina.

10 Cristo o Consolador A dor nāo tem o papel de puniçāo, nāo tem o papel de responsabilizar, tem o papel de EDUCAR.

11 Cristo o Consolador Deus nāo pune, a dor ela surge quando estamos preparados para compreender a liçāo que ela vai nos trazer.

12 Cristo o Consolador Somente neste momento temos a oportunidade de passar pelas experiências dolorosas e entender que passamos por que ela sedimenta nossas conquistas morais.

13 Cristo o Consolador Se eu quero aprender a virtude da paciência nāo vai ser onde todos concordam comigo, vai ser onde as pessoas pisam no meu calo.

14 Cristo o Consolador Se eu quero aprender a belevolencia, vai ser onde de fato as pessoas nāo reconhecem o que eu faço para eu aprender a dar sem esperar. É neste momento de dificuldade que as virtudes sedimentam no nosso coraçāo.

15 A dor ensina Cristo o Consolador
Nós espíritas muitas vezes achamos que toda dor é expiaçāo. Há a dor prova, a dor expiaçāo e a dor missāo. A dor ensina

16 Cristo o Consolador Muitas filosofias e religiões tem medo da dor.
Quando se veem diante da dor elas paralizam em pensamentos como…. Se você servir a Deus sua vida será de muito dinheiro, muita saúde, nada de ruim acontecerá com você…. Haroldo Dutra

17 Consolador Prometido Disse o Cristo: “Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados”. Mas como se pode ser feliz por sofrer, se não se sabe por que se sofre? (João, XIV: 15 a 17 e 26)

18 A doutrina Espírita não vê a dor desta forma.
Cristo o Consolador Haroldo Dutra A doutrina Espírita não vê a dor desta forma. Traz no cap. 5 e 6 do Evangelho, em bem aventurados os aflitos e Cristo o consolador, que tenhamos coragem diante da dor, porque a dor é um processo de aprimoramento espiritual. Haroldo Dutra

19 Cristo o Consolador Será que Deus faria seres de cristal que nāo suportassem nenhuma pressāo ? ou será que como Emmanuel diz somos um diamante bruto que Deus vai lapidando, pois o diamante se forma com muita pressāo.

20 Consolador Prometido 4 – Jesus promete outro consolador: é o Espírito da Verdade, que o mundo ainda não conhece, pois que não está suficientemente maduro para compreendê-lo, e que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para fazer lembrar o que Cristo disse. Se, pois, o Espírito da Verdade deve vir mais tarde, ensinar todas as coisas, é que o Cristo não pode dizer tudo. Se ele vem fazer lembrar o que o Cristo disse, é que o seu ensino foi esquecido ou mal compreendido. (João, XIV: 15 a 17 e 26)

21 Esforço para depuraçāo.
Cristo o Consolador Israel - Monte Carmel Esforço para depuraçāo.

22 Palavras da Vida Eterna
74 - NOSSA CRUZ “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” - JESUS (MARCOS, 8:34) Emmanuel Ninguém se queixe inutilmente. A dor é processo. A perfeição é fim. Assim sendo, caminheiros da evolução ou da redenção têm, cada qual, a sua cruz. Enquanto a criatura não adquire consciência da própria responsabilidade, movimenta-se no mundo à feição de semi-racional, amontoando problemas sobre a própria cabeça. Entretanto, acordando para a necessidade da paz consigo mesma, descobre de imediato a cruz que lhe cabe ao próprio burilamento.

23 Fonte Viva Cap. 97 A mensagem da cruz é dolorosa, mas o Cristo usa o fracasso aparente para ensinar o caminho da ressureiçāo eterna. Mostrando que o “ eu” nunca se dirigirá para Deus sem seu aprimoramento e sem a sublimaçāo de si próprio. Emmanuel

24 “EU” e EGO Eu é a sentelha divina, é a essencia espiritual, a força cristica que dormita na criatura. O ego é a personalidade a roupagem que envolve. Nos viemos a terra e precisamos negar a nos mesmos, a personalidade , para verticalizar na consciencia cristica. O capitulo 6 o Espírito Verdade vai definir 1- amai-vos 2 instruir-vos O Amor verticaliza a criatura na conexāo com o criador, é a viga mestra, o eixo da cruz, da terra ao infinito.

25 Cristo o Consolador A gente entende por que Kardec fala antes, “meu reino nāo é deste mundo”, “há muitas moradas na casa de meu pai”, por que sem esta perspectiva espiritual como vamos ter esta visāo da dor.

26 Cristo o Consolador Muitos ainda estamos a várias reencarnações andando em círculos, preocupados em juntar tesouros, dominar a muitos e entregar-se as paixões.

27 Cristo o Consolador Porém, quando chega o momento dele abandonar tudo isso, experimentar a escasses, a nāo mandar em niguém e só obedecer, a viver o jejum emocional, que é de nāo poder atender as paixões é um processo de sofrimento.

28 Cristo o Consolador Ai a pessoa se julga abandonada, castigada, esquecido de Deus. Quando na verdade nāo é isso, quando ele chega neste processo é porque Jesus está num amplo trabalho de Acrisolamento. Acrisolamento -Purificação, reforçamento de qualidades.

29 Fonte Viva Emmanuel Palavras da Cruz É ai que ele se salva dele mesmo. Ele estava afogado na carne como dizia Paulo. "Por que a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus." - Paulo ( I Coríntios, 1:18) Se falarmos para um materialista ou um espiritualista que ainda nāo entendeu o que é espiritualizaçāo é incompreensivel. Pois ele quer se espiritualizar sentindo só paz, sem dificuldade, nāo quer ter problema.

30 Ela sedimenta dentro de nós as virtudes que ela vem ensinar.
Cristo o Consolador Jesus vai nos consolar que esta dor bem vivida, pode sim, nos conduzir na direçāo da verdadeira felicidade. Ela sedimenta dentro de nós as virtudes que ela vem ensinar.

31


Carregar ppt "CICLO EVANGELHO Capítulo 6."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google