A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia e Ética Curso de Pedagogia Prof. Rafael Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia e Ética Curso de Pedagogia Prof. Rafael Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia e Ética Curso de Pedagogia Prof. Rafael Lima
AULAS: TEXTOS 1 e 2

2 Tentativas de definições da Filosofia
O filósofo pensa o mundo e a sua vida com a finalidade de aproximar-se da felicidade e da sabedoria; Pensar ≠ Filosofar? Exemplos... A experiência filosófica: pensar os conceitos e as ações buscando o seu sentido verdadeiro;

3 Pensamento pragmático: qual a aplicabilidade útil de um pensamento e/ou ideia?
Todas as questões podem ser resolvidas definitivamente? Qualquer pessoa pode filosofar: filosofia de vida: “o pensar é próprio do homem como tal” (Gramsci); As questões filosóficas permeiam a vida humana: quais os critérios que fundamentam as nossas escolhas?

4 A utilidade da Filosofia
O que entendemos como utilidade? A utilidade da Filosofia reside no olhar diferenciado sobre a realidade, ultrapassando o imediatismo exigido pelas situações e promovendo transformações; A Filosofia desestabiliza.

5 Informação – conhecimento e sabedoria
Informação: quando tomamos conhecimento de algum fato, acontecimento; Conhecimento: quando interpretamos a informação sob um olhar específico; Sabedoria: quando perguntamos pela legitimidade e verdade dos acontecimentos.

6 Philos + sophia = Philosophia
Etimologia de Filosofia: Philos + sophia = Philosophia

7 A atitude filosófica é permanentemente atualizada;
Aprender a filosofar e exercer o direito de refletir por si próprio.

8 Segundo Saviani: Radical: explicita os conceitos fundamentais no pensar e no agir; Rigorosa: tornam claros os conceitos fundamentais; Conjunto: articula os problemas entre si.

9 As disciplinas filosóficas:
Lógica, Metafísica, Teoria do Conhecimento, Epistemologia, Política, Ética, Estética.

10 Origens da Filosofia “Milagre grego”: a passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico; Vinculação explícita dos ensinamentos doutrinais com a religião.

11 Fatos que promoveram a passagem:
Invenção da escrita e da moeda; A lei escrita; A fundação da pólis (cidades-Estado).

12 A atitude filosófica Para sair do mundo ingênuo e obscuro é necessário que o homem desenvolva uma atitude filosófica, que lhe ajude a distanciar-se da vida cotidiana e de si mesmo. Essa distância lhe ajudaria a conhecer melhor as suas crenças e seus sentimentos, que alimenta silenciosamente sua existência. Ao tomar conhecimento dessas crenças silenciosas, o homem passaria a não aceitar como óbvio e evidentes os estabelecidos: as idéias, os fatos, as situações, os valores e o comportamento de sua existência. Jamais aceitá-los sem antes havê-los investigados, questionado e compreendido. Ele tem o direito e a necessidade de descobrir quem é: por que existo? Qual a finalidade da minha existência. Qual a importância do outro na minha existência? Será que sou apenas objeto ou sujeito da minha história? A atitude filosófica é, portanto, uma constante onde o filósofo está sempre insatisfeito.

13 A origem dos problemas filosóficos
Têm sua origem no espanto (admiração), na inquietação e que os homens sentem diante de uma realidade que desejam entender. Esse espanto nos leva a formular problemas e a procurar soluções. Como a filosofia não é algo estagnado, que pára no tempo e no espaço, ela ainda hoje está presente na vida do homem, pois enquanto existir a história, existirá a Filosofia. Todavia, a própria história da humanidade e o esforço filosófico nos mostra que as questões provocadas pela atitude filosófica nunca encontram soluções definitivas. Muito pelo contrário, quando encontramos uma solução para determinada questão, esta solução já abre o caminho para outras questões. Isto nos leva a reconhecer que a Filosofia é uma busca criativa de soluções a questões que, por sua natureza, não encontram solução definitiva. Ela é passado, presente e futuro, porque nasce e continua a nascer com o homem.

14 A utilidade da Filosofia
A visão das pessoas está marcada pela busca dos resultados imediatos do conhecimento, é por isso que muitos desconhecem a utilidade da filosofia. Observando a utilidade da filosofia como fonte de lucro, ela seria realmente inútil. A necessidade da filosofia está no fato de que ela, por meio da análise, da reflexão e da crítica, está em busca de significações gerais sobre a realidade e os seres humanos. Se a utilidade da Filosofia fosse entendimento como possibilidade de fazer usos técnicos dos produtos filosóficos ou dar-lhe utilidade econômica, obtendo lucro com ela, de fato Filosofia não serviria para nada. A Filosofia não é algo genérico, nem um sistema de pensamento único que ofereça uma única explicação para o todo da realidade, e sim uma visão de conjunto. O problema tratado nunca é examinado de modo parcial, mas sempre sob a perspectiva de conjunto, relacionando cada aspecto com outros do contexto em que está inserido.

15 A Filosofia e o homem A Filosofia assume todas as dimensões do homem. O que lhe interessa é o homem enquanto homem. Procurando entender a realidade como ela é, a Filosofia quer descobrir como esta realidade deve ser. O ser humano torna-se uma paixão de curiosidade (conhecer), de desejo de bem querer (amar). A finalidade da Filosofia, antes de tudo, é tornar as coisas mais aprofundadas. É ir além da imanência. É suspeitar lá, onde ninguém desconfia, partilhado pela própria realidade que é eu, o outro e o mundo. A Filosofia está encarnada na vida humana e na sua história. A Filosofia nos chama a assumir uma posição diante do fato de ser no mundo do homem, a ter coragem de enfrentar com toda lucidez o anti-humano, de aceitar o desafio do irracional, para talvez torná-lo racional. Na sua origem, a Filosofia tem seu espírito subversivo, quem compreende o seu objetivo tem o dever de alterar a sua vida.

16 Do mito à Filosofia O mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa: dos astros, da terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte e da vida. Para os gregos, o mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra. Nesse caso, o poeta, que é um escolhido dos deuses, sabe sobre os acontecimentos do passado e dos acontecimentos vindouros. O mito nesse caso é considerado sagrado porque vem de uma revelação divina. Nesse caso, o mito é, pois, incontestável e inquestionável.

17 Mitologia e mistérios da natureza
Mito: narrativa da origem do homem e do mundo; considera aspectos humanos (mortalidade, sexo, vida em sociedade etc); sempre garantiu a continuidade dos valores, do conhecimento etc; não é conhecimento inferior, mas um caminho seguro e conhecido. Razão: os primeiros filósofos surgiram na Jônia e são conhecidos como pré-socráticos: Tales, Anaxímenes, Anaximandro, Anaxágoras, Heráclito, Parmênides etc. buscavam na natureza o princípio – arché ( comum a todas as coisas, força que origina os fenômenos naturais)– chave para entender todas as coisas. Os pré-socráticos queriam encontrar os princípios eternos.

18 O conhecimento mítico Foi a primeira etapa da consciência humana. Nele, havia um só plano. Tudo se passava num mesmo nível: forças da natureza, forças divinizadas, homens e animais atuando num mesmo nível. Não havia ainda uma relação explícita entre sujeito e objeto, pois o homem aqui se confunde com a natureza. Podemos dizer que a consciência mítica, dentro de uma visão atual, apesar de todas as suas riquezas, é “ingênua”, pois a sua adesão é feita pela fé e pela crença.

19 A origem da técnica e dos males
Prometeu era um humano muito amigo dos deuses e mais ainda dos homens. Um certo dia, Prometeu enganou os deuses, roubou uma centelha de fogo e a trouxe de presente para os homens. Prometeu foi severamente castigado pelos deuses. Enquanto aos homens que foram beneficiados com o fogo roubado, os deuses fizeram uma mulher encantadora, Pandora, a quem foi entregue uma caixa que conteria coisas maravilhosas, mas nunca deveria ser aberta. Pandora foi enviada aos humanos e cheia de curiosidade e querendo dar a eles as maravilhas, abriu a caixa. Dela saíram todas as desgraças: doenças, pestes, guerras e, sobretudo, a morte. Explica-se, assim, a origem dos males e da técnica no mundo.

20 E permitiu aos homens: O aparecimento da Filosofia favoreceu:
O desenvolvimento da atitude científica A busca pela essência das coisas E permitiu aos homens: Explicar os fatos não mais pela aparência

21 E é atribuído aos gregos, que:
Foram os primeiros a elaborar formas de pensamento desvinculadas das explicações míticas e religiosas; Partiram para a investigação racional e científica do princípio e da natureza das coisas.

22 Organização social e política da Grécia;
Circunstâncias que conduziram a Grécia à condição de berço da Filosofia: Configuração geográfica que ocasionou a expansão em direção ao exterior, favorecendo o comércio marítimo e o intercâmbio cultural e econômico com outros povos. Organização social e política da Grécia;


Carregar ppt "Filosofia e Ética Curso de Pedagogia Prof. Rafael Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google