A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transporte Passivo • Osmose • Difusão – simples - facilitada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transporte Passivo • Osmose • Difusão – simples - facilitada"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte Passivo • Osmose • Difusão – simples - facilitada Osmose: quem se desloca da solução menos concentrada para a mais concentrada é o solvente (água).

2 Isotônica: solvente e soluto estão em equilíbrio (solvente = soluto)
Soluções: Isotônica: solvente e soluto estão em equilíbrio (solvente = soluto) Hipertônica: grande quantidade de soluto (+soluto – solvente) Hipotônica: grande quantidade de solvente (– soluto + solvente)

3 A água sempre se desloca de um meio menos concentrado (pouco soluto) para um meio mais concentrado (mais soluto).

4

5 Difusão simples: refere-se ao transporte de soluto de um meio onde há maior quantidade, para um meio onde há menor quantidade desta substância Permeases: (proteínas facilitadoras) são proteínas especiais, pois facilitam a entrada de substâncias na célula. Difusão facilitada: é o transporte através da membrana que tem a participação da proteína facilitadora. Transporte de massa ( partículas sólidas ou líquidas) 1- Fagocitose 2- Pinocitose

6 Transporte ativo: refere-se ao transporte de substâncias através da membrana, mas com gasto de energia, pois em algumas situações a células precisa manter diferentes concentrações no meio interno e externo. Transporte de massa(partículas sólidas ou líquidas) 1- Fagocitose 2- Pinocitose

7 1- Fagocitose: As partículas são sólidas; São englobadas por pseudópodes; Pseudópodes ( falsos pés): são expansões da membrana; Quem faz fagocitose? Células de defesa do nosso organismo. 2- Pinocitose: - As partículas são líquidas; São englobadas por meio de canais na membrana plasmática; Quem faz pinocitose? Células do intestino que capturam gotículas de lipídios resultantes da digestão.

8 Os dois processos que acabamos de estudar são chamados de endocitose
Os dois processos que acabamos de estudar são chamados de endocitose. O que acontece com as partículas englobadas? Quando as partículas entram na célula, formam vacúolos digestivos , que é onde ocorre a digestão celular com a participação dos lisossomos. Lisossomos: pequenas estruturas ( bolsas) com enzimas que digerem substâncias orgânicas.

9 Fagocitose

10 Pinocitose


Carregar ppt "Transporte Passivo • Osmose • Difusão – simples - facilitada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google