Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEvelyn Caldas Alterado mais de 8 anos atrás
1
Economia, Finança e Gestão no Esporte JOÃO CARLOS FERNANDO JORGE JEFERSON DOUGLAS SAULO JOHNSON JULIO CESAR
2
Conceitos Economia Economia é a ciência social que estuda o uso e o emprego de recursos para a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. Finança O campo da economia que estuda as instituições financeiras, os mercados financeiros e o funcionamento dos sistemas financeiros. Gestão Processo gerenciado por pessoas que conduzem tomadas de decisões, que planejam, organizam, lideram e controlam as atividades de uma organização. (Rocha e Matos, 2011)
3
Planejamento financeiro Captação e investimentos dos recursos DireçãoOrganização O que é Gestão Financeira ?
4
Quais são suas atribuições A gestão financeira está de olho nas mudanças econômicas, analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da companhia. Designa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. É de responsabilidade da gestão financeira analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria.
5
Como conseguir recursos Fontes de receitas que mais contribuíram para o crescimento da prática esportiva: Patrocínio e publicidade Cotas de TV Receitas com clube social e esporte amador Bilheteria
6
Fatores para o sucesso econômico Para gerenciar com eficiência a área financeira de qualquer empresa torna-se necessário implantar alguns relatórios gerenciais, como alguns indicadores de desempenho para que se faça o acompanhamento periódico da sua performance. Os principais relatórios gerenciais da área financeira são os seguintes: Controle das Vendas Realizadas Apuração dos Resultados da Empresa Controle de Caixa do Movimento Realizado Fluxo de Caixa Balanço Gerencial
7
Fatores para o sucesso econômico Ter um plano de back-up. Não ter um “plano B” mostra o quão longe você pode cair quando seu plano não da certo. Verificar se o seu fundo de emergência é adequada para ajudá-lo a enfrentar vezes necessidades. Tenha uma boa equipe Nas finanças, você precisa confiar em sua equipe para ajudá-lo nos momentos de tomada de decisão. Embora seja importante para entender tudo o que está acontecendo, às vezes você precisa de conversar com especialistas, a fim de aprender o que não se sabe ou o que pode ser melhor.
8
Marketing no Esporte X Marketing Esportivo
9
Marketing Esportivo surgiu como instrumento para promoção de produtos ou serviços por meio do esporte. Estar ligado a atividades elaboradas por instituições esportivas e empresas, bem como pelos atletas, para alcançar e garantir o sucesso de seu negócio, oferecendo o seu produto esportivo aos consumidores. (Bechara, 2001. Vaz, 2003. Pitts e Stotlar, 2002)
10
São ações de investimentos, feitos no esporte, pela iniciativa privada ou pública, visando retorno de imagem e de mercado, como consequência dos trabalhos de comunicação; É a utilização do esporte, por organizações que visam lucro ou interesses específicos, como divulgação de sua: marca, nome, logotipo ou logomarca; Marketing no Esporte (Bechara, 2001. Vaz, 2003. Pitts e Stotlar, 2002)
11
Empresas especializadas no comércio esportivo Empresa a frente das mais importantes competições de futebol da América Latina, comercializando os direitos de TV, patrocínio e promoção. Centro de formação de atletas. Gerencia atletas. Promove eventos relacionado as competições. Agência de marketing esportivo focada no desenvolvimento de marcas através do esporte e no gerenciamento de imagem de atletas. Extra, Duracell Bruninho, Anderson Silva, Neymar, Falcão
12
Lorenzo Fertitta (Direita) Fertitta (Esquerda) Dana White (centro) Exemplos de gestão esportiva - UFC Fundada pelo Brasileiro Rorion Gracie em 1993 o UFC é a maior empresa de Artes Marciais do Mundo. Hoje é comandada pela Zuffa Enterteinement que comprou o UFC por 2 milhões e hoje vale 1 Bilhão de Dólares. UFC compra outros eventos como o glorioso PRIDE e o WEC e os extingue unindo os lutadores ao UFC. Com o Sucesso dos Reality Shows o UFC cria seu próprio, o TUF, aumentando sua popularidade. Mais de 1 milhão de vendas de Pay-per-view por evento batendo a marca do Boxe e do WWE.
13
Barcelona “Mes que un Club” Bilheteria: 398 milhões de euros Patrocínio: 165 mi € (Qatar Sports) Localizado em um dos pontos negros do desemprego na Europa, atrai milhões de fãs para os jogos e gera renda para a região. Você deve comprar o talento ou criar o seu próprio? La Masia “Espírito de equipe, auto-sacrifício e perseverança” Boris Groysberg, da Harvard Business School e Jim Collins, autor de "Good to Great”.
14
National Football League - NFL Fundada em 1920(National Football League). Possui 32 times, o preço em média dos Clubes gira em torno de 1,4 Bilhões de Dólares sendo o mais valioso o Dallas Cowboys que custa 1,7 bilhões de Dólares(Quarto clube mais valioso entre todos os Esportes). Liga Esportiva com Maior poder financeiro das Américas É transmitida por 5 canais(CBS, NBC, Fox Sports, ESPN e NFL Network) que juntas pagam 3,2 bilhões de dólares pela transmissão O Superbowl chega a receber 48% da Audiência Televisiva Norte Americana e seus segundos comerciais são os mais caros do mundo, 30 segundos chegam a 3,1 milhões de dólares. Só o Superbowl rende 151,5 Milhoes só de Publicidade de TV mais que todos os jogos do campeonato Brasileiro juntos.
15
Obrigado.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.