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De Ezequiel Theodoro da Silva
Alguns apontamentos sobre dois capítulos do livro Criticidade e leitura: ensaios De Ezequiel Theodoro da Silva
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Pensar a realidade social, econômica, política e cultural do BR e do RS:
Quais são os modos de organização e produção da existência? Quais são os valores e as dinâmicas da circulação da cultura? Qual é a relação desse universo macro com o universo presente na sala de aula?
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Relações entre classes
Contradições sociais e econômicas A que classe pertence cada aluno? A que classe pertence o professor? Visão de mundo Quem determina quais discursos circulam?
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Leitura pelas classes oprimidas
Problemas da estrutura social Vivências e carências sociais e de leitura Necessidade de consciência, racionalidade e transformação
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Leitura crítica e leitores críticos como necessidade do país
Sociedade conservadora onde poucos detêm o poder e os privilégios Distorção, manipulação, exclusão e dependência “os trabalhadores sem trabalho, os estudantes sem estudo, os cidadãos sem cidadania” Reprodução das crises Naturalização da barbárie
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Necessidade de rebater
O esvaziamento e a uniformização da linguagem A pobreza discursiva “as palavras são uniformizadas, têm seus vários sentidos congelados ou são deixadas sem sentido nenhum. Importa cada vez menos o conhecimento e cada vez mais os fatos, as notícias.”
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Leitura crítica Compreender as raízes da contradição social
Busca de benefícios Não aceitação de privilégios de uma minoria Contestação e questionamento X Ignorância e conformismo Estereótipo de docilidade, ingenuidade e cordialidade
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Crítica Imaginário de Crítica positiva como construtiva, bem vista
Crítica negativa como destrutiva, mal vista Qual é o papel de cada forma de crítica? Qual é o papel do professor na formação da criticidade do aluno?
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Imaginário sobre o texto escrito
Expressão da verdade, com objetividade Transmissão de informação X Desvelamento das relações de forças e das múltiplas possibilidades de interpretação Questionamento (colocar em dúvida) Desmascaramento do funcionamento da ideologia Reflexão sobre e transformação das idéias
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Mercado e universo de textos multimidiáticos
Pontos de vista e convicções em circulação em diferentes meios e tipos de textos Necessidade de critérios dos professores Instrumentalização dos alunos para criação de critérios próprios, análises e posicionamentos
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Consequências da leitura crítica
“Pela leitura crítica, o sujeito abala o mundo das certezas” “a leitura crítica sempre gera expressão: o desvelamento do SER do leitor”
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Exemplos Variedade de fontes de informação sobre os assuntos estudados
Diferentes interpretações ou versões sobre um mesmo tema Comparações e julgamentos Múltiplos lugares ideológico-discursivos que orientam as vozes dos escritores “desenvolvimento crescente das capacidades de julgamento, avaliação e apreciação de textos”
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Leitura crítica do que circula
Relacionar com busca de um Alfabetismo Pleno Identificar possíveis erros na linha de raciocínio Detectar falsas analogias, generalizações e simplificações Diferencial observações concretas e inferências do autor Identificar mudança de sentido de um termo Perceber distorções e supressões
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Leitura crítica na sala de aula
“raciocinar sobre os referenciais de realidade do texto” Fazer parte de um “projeto de transformação social”
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Entranhas do texto e da sociedade
“chegar às entranhas de um texto é, ao mesmo tempo, penetrar nas entranhas dos fenômenos da realidade na medida em que mundo e linguagem não são entidades separadas” “combatendo a simplificação ou a superficialização da realidade” “o ler as linhas, o ler nas entrelinhas e o ler para aém das linhas”
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