A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O OESTE EUROPEU PÓS-GUERRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O OESTE EUROPEU PÓS-GUERRA"— Transcrição da apresentação:

1 O OESTE EUROPEU PÓS-GUERRA
PLANO MARSHALL UNIÃO EUROPEIA

2

3 CONTEXTO Após a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, a Europa encontrava-se totalmente destruída e arrasada. A economia estava em frangalhos (desestruturada) e a política estava convulsionando (cheia de conflitos). Além disso, haviam os milhões de mortos e os horrores de guerra para aqueles que ficaram vivos.

4 PROCESSO PLANO MARSHALL
Preocupados com o avanço do Socialismo no mundo, os EUA lançaram o Plano Marshall. Era uma ajuda em dinheiro (empréstimo de bilhões de dólares) dada pelos EUA para a reconstrução da Europa. Seus objetivos eram desenvolver a economia dos EUA (com os juros) e manter a Europa capitalista.

5 PROCESSO UNIÃO EUROPEIA
Para poderem receber o dinheiro do Plano Marshall, os países precisavam se unir e se organizar: disso surgiu a União Europeia. É o principal Bloco Econômico do mundo hoje (contando com 27 membros), com mesmas economias, leis trabalhistas, moeda e políticas entre os países: essa é a principal tendência para o futuro da Europa . Seu objetivo é fortalecer e reestruturar a Europa.

6 PROCESSO UNIÃO EUROPEIA
Os países que ganharam a Segunda Guerra Mundial acabaram adotando o neoliberalismo como estilo de governo (como o Brasil atual). Os países escandinavos (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia) constituíram um estilo de governo denominado Social-Democracia, que une princípios capitalistas com socialistas. Os países que perderam a Segunda Guerra Mundial assistem hoje ao surgimento do neonazismo, que prega o retorno dos princípios adotados pelo nazismo alemão de Hitler.


Carregar ppt "O OESTE EUROPEU PÓS-GUERRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google