A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases de dados estatísticas e numéricas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases de dados estatísticas e numéricas"— Transcrição da apresentação:

1 Bases de dados estatísticas e numéricas
Daniel de Oliveira Costa Maria Cristina S. Barrios

2 O que são bases de dados numéricas?
Bases de dados estatísticos: Trazem cifras e valores numéricos (e podem incluir dados textuais), geralmente apresentadas em forma de tabelas contemplando diversas variáveis sobre diversos aspectos: estatísticas de população, índices de inflação, cotações de ações, estatísticas econômicas, cotações da bolsa, questionários, estatísticas de indústria, dados de censo, etc.

3 Critérios de Avaliação de Bases de Dados
Grau de exatidão e precisão; Alcance e cobertura; Atualização; Consistência (coerência dos dados); Tempo de resposta; Formatos de visualização; Interface amigável; Sistema de distribuição (web ou suportes ópticos).

4 Bases Internacionais Infonation Base da divisão de estatísticas da ONU
U.S Census Bureau

5 Bases de dados internacionais
Infonation Apresenta e compara dados estatísticos de países parte da Organização das Nações Unidas. Traz informações de 180 países Desenvolvida pela United Nations Cyberschoolbus, entidade criada em 1996 como componente Online da Global Teaching and Learning Project, grupo com fins de promover educação a respeito de questões internacionais . O Global Teaching and Learning Project é parte da divisão de apoio do Departamento de Informação Pública da ONU.

6 Infonation – Pág de entrada

7 Infonation - Pesquisa

8 Base da divisão de estatísticas da ONU
A função da divisão de estatísticas da ONU - 1 - Levantamento, processamento e disseminação de informação estatísticas; 2 - Padronização dos métodos, classificações e definições estatísticas 3 - O programa de cooperação técnica 4 - A coordenação de programas e atividades estatísticas internacionais. E a partir destas atividades, disponibilizar informações sobre diversas áreas como energia, meio ambiente, populações e estatísticas sociais obtidas de fontes nacionais e internacionais

9 Base da divisão de estatísticas da ONU

10 Base da divisão de estatísticas da ONU

11 Base da divisão de estatísticas da ONU

12 U.S. CENSUS BUREAU Traz dados coletados através de Censos deceniais trazendo informações estatísticas diversas sobre os E.U.A. O primeiro censo foi realizado em Desde então, houveram 21 censos federais desde então. O último foi realizado em 2000 e o próximo ocorrerá em Janeiro de 2010. É uma agência governamental parte do Departamento do comércio dos Estados Unidos.

13 U.S. Census Bureau – página de entrada

14 Bases Nacionais IBGE – SIDRA DIEESE SEADE

15 IBGE O IBGE é uma instituição da administração pública federal, subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Principal provedor de informações estatísticas do país Criado em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mario Augusto de Freitas. Passa a se chamar IBGE em 38. A sede do IBGE está localizada na cidade do RJ.

16 IBGE Tem como principais funções:
Produção e análise de informações estatísticas Coordenação e consolidação das informações estatísticas Produção e análise de informações geográficas Coordenação e consolidação das informações geográficas Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais Documentação e disseminação de informações Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais

17 IBGE – Página de entrada

18 IBGE – Principais ferramentas: Localização por cidade, estado ou país

19 IBGE – Principais ferramentas: Localização por cidade, estado ou país

20 IBGE – FERRAMENTAS: Série Histórica e Estatística

21 IBGE – FERRAMENTAS: Série Histórica e Estatística

22 IBGE – FERRAMENTAS: Série Histórica e Estatística

23 IBGE – FERRAMENTAS: Série Histórica e Estatística

24 IBGE – FERRAMENTAS: Sidra
SIDRA - Sistema IBGE de Recuperação Automática O SIDRA é um Banco de Dados Agregados do IBGE que tem por objetivo armazenar tabelas contendo os dados agregados das pesquisas que o IBGE realiza. Um dado agregado pode ser obtido, por exemplo, através do somatório dos valores de quesitos contidos em um questionário respondido pelos informantes da pesquisa, e está associado às unidades de um nível territorial (unidade da federação, município etc), a um período de tempo e, muitas vezes, a um conjunto de classificações que o qualificam. Esse sistema disponibiliza informações sobre agropecuária, comércio, contas nacionais, economia, indústria, orçamento familiar, população, preços, saneamento básico, saúde, serviços, trabalho e rendimento em vários níveis de agregação. O sistema permite a tabulação de dados em várias unidades de análise utilizada nas pesquisas desenvolvidas pelo Instituto.

25 IBGE - SIDRA

26 DIEESE O DIEESE (abreviação de Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) é uma instituição de pesquisa, assessoria e educação do movimento sindical brasileiro criada em 1955. Algumas pesquisas realizadas pelo DIEESE: Cesta Básica Nacional ICV-DIEESE - Índice do Custo de Vida PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego Salário Mínimo Necessário, valor hipotético do salário mínimo brasileiro para atender aos requisitos os preceitos constitucionais que lhe dão sustento. MeuSalário

27 DIEESE – Página de entrada

28 DIEESE - Pesquisas

29 DIEESE - Pesquisas

30 DIEESE - Pesquisas

31 DIEESE - Pesquisas

32 DIEESE - Pesquisas

33 SEADE A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, mais conhecida como Fundação Seade, é um órgão da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do estado de São Paulo que organiza, interpreta, analisa e publica dados estatísticos demográficos e socioeconômicos sobre o Estado paulista. Entre alguns trabalhos desenvolvidos pela Fundação Seade encontra-se a divulgação do índice de desemprego (em convênio com o DIEESE), índice de vulnerabilidade social, índice de responsabilidade social, entre outros trabalhos. A Fundação Seade também é responsável pela compilação das estatísticas vitais do estado, organizando um banco de dados com informações obtidas nos cartórios paulistas que todo mês são enviadas à Fundação. Além disso, é responsável pela publicação da Revista São Paulo em Perspectiva e do Atlas Seade da Economia Paulista.

34 SEADE – Página de entrada

35 SEADE - Pesquisas

36 SEADE - Pesquisas

37 SEADE - Pesquisas

38 Referências INFONATION - ONU STATICS DIVSION - U.S. CENSUS BUREAU - | IBGE - DIEESE - SEADE - NEXUS - WIKIPEDIA - UNITED NATIONS SCHOOLBUS -


Carregar ppt "Bases de dados estatísticas e numéricas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google