A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Eletromagnetismo. James Clerk Maxwell. Antes era a Eletricidade e o Magnetismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Eletromagnetismo. James Clerk Maxwell. Antes era a Eletricidade e o Magnetismo."— Transcrição da apresentação:

1 O Eletromagnetismo. James Clerk Maxwell

2 Antes era a Eletricidade e o Magnetismo.

3 Gilbert estudou o magnetismo terrestre. Gilbert perante a Rainha Elizabeth I

4 DuFait Garrafa de Leiden Foi Gilbert que denominou os Fenômenos de atração e repulsão por materiais atritados de fenômenos Elétricos ( da palavra grega âmbar )

5 Foi Benjamin Franklin que resolveu a questão da eletricidade vítrea versus resinosa afirmando que os fenômenos elétricos poderiam ser entendidos se consideramos a existência de uma eletricidade positiva e outra negativa.

6 Se o estudo da mecânica atingiu o seu ápice com a formulação da mecânica analítica o estudo dos fenômenos elétricos tomaram a novo impulso. J. A. Coulomb estabeleceu a lei de força entre cargas elétricas e Volta inventa a pilha elétrica liberando aos pesquisadores a obtenção de corrente elétrica de modo controlado. Tudo começou com Galvani e A. Volta. C. A. Coulomb

7 Estava aberto o caminho para o estabelecimento do eletromagnetismo por Öested e desenvolvido por Ampére, Henry, Faraday e outros. Faraday

8 A generalização do eletromagnetismo veio com Maxwell e suas 4 equações A mecânica e o eletromagnetismo de Maxwell apresentaram algumas inconsistências que só após Einstein na relatividade restrita puderam ser reconciliadas. Foi um Deus que as formulou! Há quem já disse sobre elas:

9 Vamos entender a física das equações de Maxwell. C. F. Gauss A lei de Gauss.

10

11 A lei circuital de Ampére. A lei de indução de Faraday.

12

13

14 Será que as equações de Maxwell no vácuo tem solução?

15 As solução das equações de Maxwell no vácuo! Veja! A equação da onda de d´Alembert!

16 As solução das equações de Maxwell no vácuo! Veja! A equação de d´Alembert!

17 A previsão para as soluções da equação de Maxwell no vácuo.

18 Vamos aproveitar e falar de ondas eletromagnéticas.

19 Newton contribuiu bastante para na compreenção da natureza da luz mas a sua posição de que a luz era composta por particulas era enfraquecida pelo fato de não ser capaz de explicar os aneis de côr quando se preciona dois discos de vídro sendo deles um com discreta curvatura.

20 T. Young C. Huygens Por outro lado Huygens formulava afirmava de que a luz era uma forma de ondulação baseado em analogia com o som. A questão só começou a ser resolvida no século XIX por Young que atraves de experimentos com fendas mostrou o comportamento ondulatório da luz.

21 Fresnel Foi atraves dos experimentos de Fresnel e outros que a natureza ondulatória da luz foi firmemente estabaelecida ao longo do século dezenove. A principal diferença entre um feixe de particulas e uma frente de ondas é o fenômeno da Difração! Já descoberto por A. M. Grimaldi no século XVI.

22 G. Marconi H. Hertz A matemática falou primeiro e só depois veio a comprovação experimental com Hertz!! A aplicação prática veio em seguia! O Rádio!

23 G. Marconi Herschel e a luz infravermelha O espectro visível Raio X

24 As leis do Eletromagnetismo de Maxwell valem teoricamente para o infinito e experimentalmente vale para muitas dezenas de ordens de grandeza em escala microscópica. Ela é a mais completa teoria de interação da física atual. Fim Sebastião Simionatto


Carregar ppt "O Eletromagnetismo. James Clerk Maxwell. Antes era a Eletricidade e o Magnetismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google