A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gramática Prof. Celso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gramática Prof. Celso"— Transcrição da apresentação:

1 Gramática Prof. Celso

2 Orações Subordinadas Na última aula, vimos como identificar e diferenciar os tipos de orações: Coordenadas e Subordinadas. Na última aula, vimos como identificar e diferenciar os tipos de orações: Coordenadas e Subordinadas. Vimos, também, a classificação das O.C. em Assindéticas e Sindéticas, e as subclassificações dessas últimas (Aditiva, Adversativa, Alternativa, Conclusiva e Explicativa). Vimos, também, a classificação das O.C. em Assindéticas e Sindéticas, e as subclassificações dessas últimas (Aditiva, Adversativa, Alternativa, Conclusiva e Explicativa).

3 Orações Subordinadas Hoje: aprenderemos a distinguir as O.S. conforme suas respectivas funções. Hoje: aprenderemos a distinguir as O.S. conforme suas respectivas funções. As O.S. podem ser de três tipos: As O.S. podem ser de três tipos: 1- Adjetivas (que serão classificadas hoje); 2- Substantivas; 3- Adverbiais.

4 Como distinguir as O.S.??? Para diferenciar as O.S. dentre seus três tipos, vamos utilizar dois procedimentos: Para diferenciar as O.S. dentre seus três tipos, vamos utilizar dois procedimentos: 1- Tentaremos substituí-las (desde seu conectivo até o seu final) pelo pronome demonstrativo ISSO (ou esse/essa).Quando a substituição for possível, diremos que a O.S. é +ISSO; quando não, -ISSO. 2- Tentaremos substituir o conectivo que as introduz (apenas o conectivo) pelas expressões o qual/a qual, os quais/as quais. Quando a substituição for possível, diremos que a O.S. é +QUAL; quando não, -QUAL.

5 Orações Subordinadas Vejamos os exemplos a seguir, e tentemos proceder como foi explicado: Vejamos os exemplos a seguir, e tentemos proceder como foi explicado: a) Os alunos pediram que o professor fosse claro. Os alunos pediram ISSO. (substituição possível: +ISSO) Os alunos pediram O QUAL o professor fosse claro. (substituição impossível: -QUAL). Assim, essa O.S. pode ser chamada de –ISSO/+QUAL.

6 Orações Subordinadas b) A flor que eu desejo não posso beijar. A flor ISSO não posso beijar. (substituição impossível: -ISSO) A flor ISSO não posso beijar. (substituição impossível: -ISSO) A flor A QUAL desejo não posso beijar. (substituição possível: +QUAL) A flor A QUAL desejo não posso beijar. (substituição possível: +QUAL) Desse modo, chamaremos essa O.S. de – ISSO/+QUAL

7 Orações Subordinadas c) Os alunos insistiram tanto, que o professor deu outra prova. Os alunos insistiram tanto, ISSO. (substituição impossível: -ISSO) Os alunos insistiram tanto, O QUAL o professor deu outra prova. (substituição impossível: - QUAL). Assim, temos uma O.S. do tipo –ISSO/-QUAL.

8 Conforme a análise que fizemos, classificaremos, por nomes, as O.S. Veja a tabela abaixo: Oração Subordinada ISSOQUAL Substantiva+- Adjetiva-+ Adverbial-- Distinção das O.S.

9 Classificação das OS Adjetivas As orações subordinadas adjetivas são introduzidas pelos pronomes relativos e referem-se a um termo da oração anterior. Elas podem ser de dois tipos: 1) Restritivas: a) Quanto à forma: nunca vêm separadas da oração principal por vírgulas; b) Quanto ao sentido: atribuem uma qualidade apenas a um subconjunto a que se referem. Ex.: As mulheres que dirigem mal devem ter suas CNHs apreendidas.

10 Classificação das OS Adjetivas 2) Explicativas: a) Quanto à forma: sempre vêm separadas da oração principal por vírgulas; b) Quanto ao significado: atribuem uma qualidade a todos os elementos do conjunto a que se referem, sem distinção de subconjunto. Ex.: As mulheres, que dirigem mal, devem ter suas CNHs apreendidas.

11 Aula que vem... Orações Subordinadas Substantivas; Orações Subordinadas Substantivas; Orações Subordinadas Adverbiais. Orações Subordinadas Adverbiais. Aguardem!!! Aguardem!!! Bom final de semana a vocês ;) Bom final de semana a vocês ;)


Carregar ppt "Gramática Prof. Celso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google