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Força, resistência muscular e flexibilidade na saúde.

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Apresentação em tema: "Força, resistência muscular e flexibilidade na saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Força, resistência muscular e flexibilidade na saúde

2 Componentes da aptidão músculo-esquelética n Aptidão relacionada à saúde –Força muscular –Resistência muscular –Flexibilidade »Resistência cardiorrespiratória »Composição corporal n Aptidão relacionada ao desempenho atlético –Agilidade –Potência –Velocidade –Equilíbrio

3 Força e resistência musculares n Força: –tensão que um músculo, ou um grupo muscular, consegue exercer contra uma resistência, num esforço máximo. –capaciade de vencer resistência que se opõe ao movimento n Resistência muscular: –capacidade de um grupo muscular em realizar contrações repetidas (quer concêntricas ou excêntricas) contra uma carga ou em manter uma contração isométrica por um período de tempo prolongado. –capacidade para aplicar força repetidas vezes

4 Importância da força e resistência musculares n Aumenta capacidade para a AVD com maior eficiência e menos fadiga n Proteção de articulações n Melhor postura n Reduz dor lombar n Previne contra osteoporoso e quedas n Principalmente MMSS

5 Força e resistência muscular - aspectos fisiológicos n Tipos de Contração –Isométrica –Isotônica »Concêntrica »Excêntrica –Isocinética »Aparelhos específicos

6 Mecanismos associados à melhoria da força e resistência musculares n Hipertrofia n Hiperplasia (???) n Adaptações neurais n Aumento dos substratos energéticos intramusculares n Aumento da atividade das enzimas (glicólise e ciclo de Krebs)

7 Repetições e % 1RM N o. Repetições Carga Máx Treino %40% 1270%50% 1075%55% 880%60% 685%70% 490%80%

8 Força muscular n Técnicas –Tensiometria –Dinamometria –1 RM –Dinamômetros eletromecânicos ou isocinéticos

9 Técnicas de avaliação de força n 1 RM –Aquecer: 40 ~ 60 % Fmax, 10 ~15 repetições –Realizar 2 repetições, aumentar a carga até repetir 1 única vez n Força estática máxima –Dinamômetro

10 Testes submáximos n Dificuldade em 1 RM –Tempo –Risco –Contra-indicações n Teste de repetição por fadiga –Resistência muscular absoluta »Carga fixa ou número fixo de repetições –Resistência muscular relativa

11 Exemplos de TRF n 1RM [kg]=PS. 100/(102,78 – 2,78. Rep) n 1RM[kg]=100. PS/(52, e - 0,055. Rep ) –Repetições durante 1 min –R=0,80, EPE=6,4 n 1RM[kg]=39,9 + 3,16. Rep –30 rep/min, 36,3 kg, supino –R=0,93, EPE=6,03 n 1RM=-3,41-0,20.id + 1,06 PS + 0,58 rep –Pulley, carga = 45% pc n PS: peso sustentado (kg) n Rep: número de repetições n id: idade (anos)

12 RML baseada em carga % PC Homensmulheresrepetições Rosca direta 3325 Supino reto 6650 Pulley6650 Tríceps3333 Extensão perna 5050 Flexão perna 3333

13 Classificação Classificação Soma dos 6 exercícios Excelente 76 – 90 Muito boa 62 – 75 Boa 48 – 61 Razoável 34 – 47 Fraca 20 – 33 Muito fraca < 20

14 Resistência muscular em calistenia n Abdominais –Flexão completa 1 min »Reprodutibilidade 0,77 – 0,94 –Flexão parcial »Reprodutibilidade 0,86 – 092 »Validade 0,33 – 0,50 n Flexão extensão dos braços –Reprodutibilidade r=0,93

15 Progresso Tempo Força Esteróides Hipertrofia Neural Adaptação neural e muscular ao treinamento de força


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