A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Celso. Processos de Formação de Palavras: Antes do feriadão... Dois principais processos: I COMPOSIÇÃO II DERIVAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Celso. Processos de Formação de Palavras: Antes do feriadão... Dois principais processos: I COMPOSIÇÃO II DERIVAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Celso

2 Processos de Formação de Palavras: Antes do feriadão... Dois principais processos: I COMPOSIÇÃO II DERIVAÇÃO

3 I. COMPOSIÇÃO: a)Aglutinação b)Justaposição II. DERIVAÇÃO: a)Prefixal b)Sufixal c)Prefixal e Sufixal

4 Hoje: Outras 3 formas de derivação: Parassintética, Regressiva e Imprópria. DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA: Acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo ao radical. Não é possível notar sentido na palavra quando se retira um dos afixos(um prefixo ou um sufixo). É essa característica que a diferencia da Derivação Prefixal e Sufixal. EX: anoitecer: anoitecer (não existe anoite nem noitecer) desalmado: desalmado (não ocorre desalma nem almado) rejuvenescer: rejuvenescer (não há rejuvene nem juvenescer)

5 DERIVAÇÃO REGRESSIVA: Forma-se uma palavra por redução da palavra primitiva, e não por acréscimo. Esse processo forma basicamente substantivos a partir do verbo (Substantivos Deverbais). Se o substantivo denota ação, será palavra derivada, e o verbo palavra primitiva. Se o nome refere-se a algum objeto, tem-se o contrário. Ex: Compra, beijo, perfume, âncora... Boteco, portuga, comuna

6 DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA : Simples mudança de classe gramatical da palavra. Sua forma não se modifica. Por exemplo: um advérbio passa a ter sentido de substantivo; um verbo muda sua função para substantivo; um adjetivo torna-se substantivo. Ex: Não aceito mais nenhum não daquela pessoa! Advérbio substantivo Diálogo entre prédios: Nossa, como seu andar é bonito! Verbo substantivo O quatro-por-quatro é ótimo em trilhas. Adjetivo substantivo

7 Outros Processos de formação de Palavras REDUÇÃO ou ABREVIAÇÃO: Formação de novas palavras na língua reduzindo uma palavra já existente. Ocorre normalmente em palavras muito extensas, e se dá principalmente na forma coloquial. Ex. Pneu (pneumático), moto (motocicleta), vestiba (vestibular), Sampa (São Paulo), cine (cinema) etc.

8 EMPRÉSTIMOS LEXICAIS: Estrangeirismos na língua. Inserção de novas palavras na língua oriundas de outros idiomas, fato que reflete influência de determinada cultura sobre outra. Ex. show, abajur, stress, web, site, deletar, hardware, software

9 NEOLOGISMO: Criação de palavras novas para atender a necessidade da expressão em situações específicas. Ex. O dicionário de Lulês. (referente às falas do presidente Lula). Fracassomania (mania de fracasso). Ecochato (ecologicamente correto ao extremo).

10 Exercícios 1) UEL-PR: O vocábulo pré-história é formado por: a) Derivação prefixal, somente b) Derivação sufixal, somente c) Derivação prefixal e sufixal d) Composição por justaposição e) Composição por aglutinação Resp.: A

11 Exercícios 2) ITA-SP: Assinale a opção que apresenta somente palavras formadas por derivação parassintética: a) desvalorização, avistar, resfriado, reintegração, infelizmente b) expropriar, entornar, amanhecer, desalmado, ensurdecer c) escolarização, antiinflação, retrospectivo, comilão, corpanzil d) desigualdade, endurecer, alfabetizar, abençoar, chuviscar e) Administração, entretela, contrabalançar, semicondutor, relembrar RESP.: B

12 Exercícios 3) UNICAMP-SP: A breve tira abaixo fornece um bom exemplo de como o contexto pode afetar a interpretação e até mesmo a análise gramatical de uma sequência linguística.

13 Exercícios A) Supondo que a fala da moça fosse lida fora do contexto, como você a entenderia? B) Se a fala da moça fosse considerada uma continuação da fala do rapaz, poderia ser entendida como uma única palavra, de derivação não prevista na língua portuguesa. Que palavra seria e o que significaria?


Carregar ppt "Prof. Celso. Processos de Formação de Palavras: Antes do feriadão... Dois principais processos: I COMPOSIÇÃO II DERIVAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google