A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVIDÊNCIAS PRÁTICA BASEADA EM Cristina Maria Galvão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVIDÊNCIAS PRÁTICA BASEADA EM Cristina Maria Galvão"— Transcrição da apresentação:

1 EVIDÊNCIAS PRÁTICA BASEADA EM Cristina Maria Galvão
Prof. Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

2 ORIGEM DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS:
médico e epidemiologista britânico (1972- livro apontando a necessidade de pesquisas sobre a efetividade das intervenções em saúde)

3 1980/Universidade McMaster/Canadá;
a partir de 1990/Sistema Nacional de Saúde/ Reino Unido; 1992/Inglaterra/ Colaboração Cochrane; Brasil/medicina/enfermagem.

4 CONCEITOS GERAIS

5 PBE é uma abordagem de solução de problema para a tomada de decisão que incorpora a busca da melhor e mais recente evidência, competência clínica do profissional e os valores e preferências do paciente dentro do contexto da saúde (MELNYK, 2003).

6 PBE é a combinação da experiência individual, clínica ou profissional com a melhor evidência externa disponível para gerar uma prática com resultados positivos para o cliente ou paciente (THE JOANNA BRIGGS INSTITUTE, 2004).

7 Enfermagem baseada em evidências (EBE) é a integração da melhor evidência disponível, da competência do enfermeiro e dos valores e preferências dos indivíduos, famílias e comunidades atendidos por esse profissional (SIGMA THETA TAU, 2004).

8 A EBE envolve a explícita e criteriosa tomada de decisão sobre a assistência a saúde para indivíduos ou grupo de pacientes baseada no consenso da mais relevante evidência oriunda de teoria, de pesquisa e de informações de bases de dados para responder as preferências do cliente e expectativas sociais (DRIEVER, 2002).

9 PBE - processo de cinco etapas
formulação da questão clínica no formato que proporcionará a melhor e mais relevante evidência; busca da melhor e mais relevante evidência para responder a questão clínica, incluindo primeiro a busca de revisões sistemáticas/meta-análises ou diretrizes clínicas; avaliação crítica da evidência em relação a validade, relevância e aplicabilidade;

10 integração da evidência com a competência clínica do profissional, avaliação das condições do paciente e dos recursos de saúde disponíveis junto com os valores e as preferências do paciente para a implementação da decisão clínica; avaliação da mudança resultante da implementação da evidência na prática (MELNYK; FINEOUT- OVERHOLT, 2005).

11 Qual é o sistema de aquecimento cutâneo mais efetivo para a prevenção de hipotermia do paciente submetido a cirurgia de transplante de fígado no intra-operatório? Palavras-chave: hypothermia, intraoperative period,warming systems,liver transplantation

12 liver transplantation 2.286 498 31.491 hypothermia 4 2 274
1.528 624 57.322 liver transplantation 2.286 498 31.491 hypothermia 4 2 274 hypothermia/liver transplantation 81.582 1 hypothermia/warming systems/liver transplantation 88.347 5 hypothermia/ intraoperative period /liver transplantation CINAHL LILACS MEDLINE

13 Janicki PK et al. Water warming garment versus forced air warming system in prevention of intraoperative hypothermia during liver transplantation: a randomized controlled trial BMC Anesthesiology, v. 2, p. 1-5, 2002. Objetivo: comparar dois sistemas de aquecimento (sistema de ar forçado aquecido e o sistema de circulação de água aquecida) Delineamento da pesquisa: ensaio clínico randomizado controlado.

14 grupo controle: pacientes foram aquecidos com o sistema de ar forçado aquecido
grupo experimental: pacientes foram aquecidos com o sistema de circulação de água aquecida Anestesia geral O sistema de circulação de água aquecida foi mais efetivo na manutenção da normotermia do paciente.

15 Importância da PBE: melhorar a qualidade do cuidado prestado ao paciente e intensificar o julgamento clínico; os profissionais de saúde devem saber como obter, interpretar e integrar as evidências oriundas de pesquisas com os dados do paciente e as observações clínicas (ROSSWURM & LARRABEE,1999).

16 HIERARQUIA DAS EVIDÊNCIAS
Nível - 1 Nível - 2 Nível - 3 Nível - 4 Nível - 5

17 A qualidade da evidência é um aspecto crucial na PBE; o profissional de saúde deve ser capaz de fazer julgamentos reconhecendo o bom e o ruim; saber a força e fraquezas para poder generalizar a evidência; avaliar e utilizá-la criticamente, não tomá-la com absoluta confiança (HUMPHRIS, 1999).

18 Na literatura encontramos sistemas de classificação de evidências:
nível 1, as evidências são provenientes de revisão sistemática ou meta-análise de todos relevantes ensaios clínicos randomizados controlados ou oriundas de diretrizes clínicas baseadas em revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados controlados; nível 2, evidências derivadas de pelo menos um ensaio clínico randomizado controlado bem delineado;

19 nível 3, evidências obtidas de ensaios clínicos bem delineados sem randomização;
nível 4, evidências provenientes de estudos de coorte e de caso-controle bem delineados; nível 5, evidências originárias de revisão sistemática de estudos descritivos e qualitativos;

20 nível 6, evidências derivadas de um único estudo descritivo ou qualitativo;
nível 7, evidências oriundas de opinião de autoridades e/ou relatório de comitês de especialistas (MELNYK; FINEOUT-OVERHOLT,2005).

21 A BUSCA DA MELHOR EVIDÊNCIA DISPONÍVEL
EVIDÊNCIAS

22 Livros Periódicos Bases de dados:MEDLINE,CINAHL,LILACS e EMBASE Fontes específicas:Evidence-Based Nursing, Evidence-Based Medicine e Cochrane Library

23 Internet Centro Cochrane do Brasil
Netting the evidence ( Reino Unido) The Joanna Briggs Institute for Evidence Based Nursing and Midwifery (Austrália) Evidence Based Nursing

24 ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NA ENFERMAGEM

25 desenvolver a habilidade de leitura de artigos e promover reuniões para discussão;
participação em eventos onde pesquisas são apresentadas e discutidas; inserção em projetos de pesquisa; programas educativos;

26 a organização fornecer o acesso a diferentes fontes de informação;
outra estratégia consiste na contratação de profissionais/pesquisadores pela organização para auxiliar os enfermeiros no desenvolvimento e utilização de pesquisas; criação ou reformulação de comitês de pesquisa; elaboração de boletins informativos ou pôster que divulguem artigos de pesquisa e a programação sistemática de eventos.

27 CONSIDERAÇÕES FINAIS A PBE é uma abordagem que envolve a definição de um problema, a busca e avaliação crítica das evidências disponíveis (pesquisas), implementação das evidências na prática e avaliação dos resultados obtidos (GALVÃO, 2002).

28 A competência clínica do enfermeiro e as preferências do cliente são aspectos incorporados também nesta abordagem, para a tomada de decisão sobre a assistência à saúde (GALVÃO, 2002).

29 Acreditamos que a utilização da PBE na enfermagem proporcionaria a implantação de intervenções efetivas direcionadas para as necessidades do paciente, família e comunidade acarretando a melhoria da qualidade da assistência prestada nos diversos níveis de atenção.

30 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DRIEVER,M.J. Are evidence-based practice and best practice the same? Wester Journal of Nursing Research, v.24, n.5, p , 2002. GALVÃO,C. M. A prática baseada em evidências: uma contribuição para a melhoria da assistência de enfermagem perioperatória. Ribeirão Preto, p. Tese (livre- docência) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

31 HUMPRIS, D. Types of evidence. In: HAMER, S. ; COLLINSON, G
HUMPRIS, D. Types of evidence. In: HAMER, S.; COLLINSON, G. Achieving evidence-based practice: a handbook for practitioners. London: Baillière Tindall, chap.2, p MELNYK, B.M.; FINEOUT-OVERHOLT, E. Evidence-based practice in nursing & healthcare.A guide to best practice.Philadelphia:Lippincott Williams & Wilkins, 2005. MELNYK, B.M. Finding and appraising systematic reviews of clinical interventions: critical skills for evidence-based practice. Pediatric Nursing, v.29, n.2, p , 2003.

32 SIGMA THETA TAU International position statement on Evidence Based Nursing. Available at: ROSSWURM, M.A.; LARRABEE, J.H. A model for change to evidence-based practice. IMAGE: Journal of Nursing Scholarship, v. 31, n. 4, p , 1999. The Joanna Briggs Institute. Promoting and supporting best practice. Available at:

33 OBRIGADA


Carregar ppt "EVIDÊNCIAS PRÁTICA BASEADA EM Cristina Maria Galvão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google