A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo."— Transcrição da apresentação:

1 Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo Machado Pitombo Daniela Cristina Batista Vanessa de Menezes de Oliveira Gleyce Dantas Juliana Rodrigues da Silva Felipe Hanashiro

2 Objetivos da Proposta Desenvolvimento Sustentável. Levar às populações carentes soluções simples que possam gerar uma melhor qualidade de vida. Identificar e propor soluções e alternativas de melhoria.

3 Onde e Como? Pequenas comunidades com potencial de alagamento e impactos ambientais oriundos da agricultura e da ocupação. Diagnóstico e conhecimento dos anseios da população. Desenvolvimento de atividades de conscientização e capacitação.

4 Equipe CESET/FEAGRI em Iguape... Equipes CESET/UNICAMP e UNIMONTE Apoio logístico, alojamento e alimentação disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Iguape. Recursos para aquisição de materiais usados nos trabalhos (papel, cartolina, etc., provenientes do CESET/UNICAMP.

5 Diretor do Departamento de Meio Ambiente – Milton França Jr. Diretor do Departamento de Cultura e Turismo - Carlos Alberto Pereira Jr.

6 Um pouco do trabalho realizado... Visitação dos pontos turísticos mais importantes da cidade para diagnóstico das condições de conservação, manutenção e valorização destes; Diagnóstico e atividades na Agrovila do Itimirim; Os principais problemas apontados pela população da Agrovila durante as entrevistas envolvem questões relacionadas à saúde, saneamento e falta de infra-estrutura geral.

7 Diagnóstico da Agrovila Lixo Saneamento Básico Infra-estrutura

8 Ações Desenvolvidas Domingo com a Comunidade da Agrovila do Itimirim

9 Ações Desenvolvidas Análise de água de poços artesianos Construção de composteira em residência de morador

10 Desafios... Expectativas da Prefeitura X Proposta: - Realizar visita de reconhecimento “antes” de escrever o projeto. Alguns pontos da proposta inicial não foram desenvolvidos: - Capacitação para o cooperativismo (voltado para culturas de plantas ornamentais nativas); - SEBRAE mais próximo localiza-se em Registro. Sentimento de impotência diante dos problemas a serem resolvidos; Necessidade de retorno da equipe para continuidade dos trabalhos; - Buscar parcerias com outras entidades; - Levar cursos de extensão; - Promover debates.

11 Lições Aprendidas... aprendizado é mútuo; No Rondon não existem diferenças entre professor e alunos, o aprendizado é mútuo; reconhecimento das necessidades do município Necessidade de se enviar um representante para reconhecimento das necessidades do município antes da execução da proposta; operações anteriores Dados de operações anteriores podem ser úteis; Multidisciplinaridade ideal Multidisciplinaridade da equipe (saúde, educação, saneamento e construção civil...ideal); interatividade Maior interatividade com a população; curto Tempo relativamente curto para a preparação das atividades a serem realizadas (maior envolvimento dos professores – sobreposição de editais); capacitação agentes multiplicadores Foco nos cursos de capacitação e formação de agentes multiplicadores.

12 Balanço Final... única forma Oportunidade ímpar de colocar nossos conhecimentos à disposição de quem dele necessita sem, no entanto, achar que o conhecimento formal e acadêmico é a única forma de se resolver os problemas; Projeto Rondonnão gerar expectativasnão criar conflitosnão promover o assistencialismo Dentro dos preceitos do Projeto Rondon, de não gerar expectativas, de não criar conflitos e de não promover o assistencialismo, acreditamos ter cumprido nosso dever. conhecimentos básicos e úteisconta própria Dentro das nossas áreas de conhecimento, tentamos transmitir àquelas pessoas conhecimentos básicos e úteis, para que elas por conta própria promovam algumas melhorias em sua qualidade de vida. cidadãosunir organizadafazer a sua parte Buscamos mostrar aos moradores que eles são cidadãos que precisam se unir e de forma organizada reivindicar seus direitos, e também fazer a sua parte para melhorar sua qualidade de vida.

13 “Eu aprendi a ler e a escrever graças a uma promessa que fiz ao Senhor Bom Jesus de Iguape, quando tinha 17 anos...mas não foi só o milagre do Bom Jesus...eu também me esforcei...porque se a gente não se ajuda, não há milagre que resolva”. (Sr. Benedito, 72 anos, morador da Agrovila).


Carregar ppt "Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google