A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NAVEGABILIDADE E USABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NAVEGABILIDADE E USABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 NAVEGABILIDADE E USABILIDADE
Eduardo Barros de Castro Hugo Almeida Pereira Jofran Evangelista C. Junior

2 Navegabilidade Trata da forma de como se navega (vai de uma página para outra) por um site. De uma forma geral, se você pode ir de uma página para qualquer outra de seu site com apenas dois cliques, “O lema aqui é: menos cliques”, pode dizer que o site tem boa navegação. Três cliques são admitidos para sites com mais de 500 páginas, mas se passar disso, tem alguma coisa errada com seus menus e botões. Se é preciso clicar em um botão ou link para voltar sempre que o visitante quer visitar outra página, está faltando navegabilidade e podemos dizer que o site está ‘travado’!.

3 Problemas relacionados à Navegabilidade
Irrelevância das páginas: Diversos sites colocam páginas que são irrelevantes num 1º momento em lugar de destaque ao invés de privilegiar a publicação dos produtos, serviços ou outra página mais importante do que, por exemplo, “Quem somos”; Redundância de links e botões: Múltiplas ocorrências de opções de navegação, como links e botões em áreas diferentes, o que torna o beneficiário confuso, se perguntando se seriam de fato opções semelhantes; Informação inadequada: Slogans em linguagem de comercialmente apelativa e pouco informativa. Cabeçalhos de notícia tão vagos ou curtos que não permitem ao usuário ter uma noção do assunto sem precisar clicar sobre eles;

4 Principais problemas relacionados à Navegabilidade
Inadequação de texto - Opções de menu nomeadas com termos que fazem mais sentido para a empresa do que para seus potenciais clientes; - Uso exclusivo de letras maiúsculas ou minúsculas, com prejuízo da legibilidade, em uma ou mais das seguintes áreas: título de janela, cabeçalho de notícia, opção de menu ou slogan. Posicionamento equivocado e má organização - Elementos-chave, como logomarca e slogan, fora da área focal (esquerda superior); - Categorias e subcategorias de menus que poderiam ser melhor agrupadas.

5 Impactos da Navegabilidade
Um estudo recente, baseado em uma pesquisa feita com pessoas que compram mercadorias online, concluiu que: - 47% deles esperam que uma página carregue em 2 segundos ou menos, apresentando uma evolução em comparação com a pesquisa feita em 2008, que dizia que os "compradores online" esperariam 4 segundos ou menos % deles não esperam mais do que 3 segundos para o site carregar, até abandoná-lo % disseram que a velocidade do site é importante para o seu retorno ao site, contra 40% em 2008.

6 Impactos da Navegabilidade
-Quando a velocidade do site é ruim, 64% simplesmente compram de outro site, contra 48% em % deles preferem um processo de check-out (finalização da compra) rápido, contra 47% em % dos clientes que abandonaram uma compra, estavam insatisfeitos com o desempenho gráfico, acharam difícil concluir a compra por falta de conhecimento e de ajuda dos sites. E,  para concluir, o dado que considero o mais importante: 15% desistem pois o site é confuso, mostrando que cada dia mais a falta de percepção em uma boa navegabilidade.

7 Técnicas e elementos de navegabilidade
Campo de Busca O campo de busca pode ser utilizado para facilitar a busca de assunto que não está facilmente indicado nos tópicos do menu, ou ainda, para agilizar o processo de recuperação de informação. Números de Cliques Quanto menor for o número de cliques para encontrar a informação, mais o usuário estará satisfeito. É importante que a equipe de produção estude caminhos que tornem o processo de busca de informações mais fácil e rápido.

8 Técnicas e elementos de navegabilidade
Localização de Usuários: A indicação de sessão na qual se encontra o usuário é de extrema importância, assim como a apresentação dos níveis hierárquicos até onde ele se encontra. Dessa maneira, o usuário saberá exatamente onde está, de onde veio e para onde pode ir. Mapa do Site: A existência de um mapa do site ajuda o usuário a encontrar o assunto mais rapidamente através de uma estrutura hierárquica de todos os itens mencionados. Quanto mais complexo for um site, mais existe a necessidade de um mapa. Menu: A existência de um menu agiliza a busca do conteúdo desejado, pois através dos seus tópicos o usuário percebe quais são as sessões do site em que ele pode encontrar o que deseja. Em geral, quanto mais informações um site contém, mais menus são construídos para que o caminho entre o usuário e a informação desejada seja curto.

9 Exemplos de Navegabilidade
Americanas um bom exemplo de boa navegabilidade

10 Exemplos de Navegabilidade
Portal do Paraíso um ótimo exemplo de péssima navegabilidade

11 Usabilidade A usabilidade pode também se referir aos métodos de avaliação de um website, no qual usa-se como foco a qualidade do website, visando uma melhor simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado; Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante;

12 As Normas ISSO: ISO/IEC 9126: "A usabilidade refere-se à capacidade de um software de ser compreendido, aprendido, utilizado e ser atrativo para o utilizador, em condições específicas de utilização. ISO/IEC 9241: Para tanto, os critérios de medição da característica de usabilidade estabelecidos pela norma ISO 9241 reflete na análise das características requeridas do produto num contexto de uso específico; -análise do processo de interação entre usuário e produto; -análise da eficiência (agilidade na viabilização do trabalho), da eficácia (garantia da obtenção dos resultados desejados) e da satisfação resultante do uso desse produto. ISO 13407: O paradigma de desenvolvimento de uma interface com o usuário deve permitir a realização de sucessivos ciclos de "análise/concepção/testes", com a necessária retro-alimentação dos resultados dos testes, de um ciclo a outro.

13 Principais problemas relacionados à Usabilidade
Violação de convenções da Web : (Links não evidentemente clicáveis). Como conseqüência desses problemas de usabilidade, o usuário das home pages: - Nem sempre sabe onde encontrar a informação de que necessita e perde tempo procurando; - Desiste de ler a grande quantidade de texto mal formatado para o meio digital e perde a oportunidade de encontrar a informação de que necessita; Usabilidade mal percebida -Há que evitar sempre o scroll, Deve estar tudo a três cliques de distância, O que é necessário é interpretar adequadamente as recomendações de usabilidade e utilizar determinados recursos quando aportam benefícios sublinhar sempre os links. -Existe um volume de informação a partir do qual um site perde usabilidade. O sites são úteis como filtros de informação e não tentando abranger tudo que tem.

14 Impactos da Usabilidade
E é fácil medirmos os resultados deste retorno. Sabemos todos nós que os visitantes ao retornarem a determinado site, ele gera mais negócios e numa freqüência maior, num volume acima de 20% do que o visitante de primeira viagem. Verifique na ferramenta de Web Analytics do site da sua empresa se não estou com a razão. Caso você não tenha acesso a sua ferramenta de Analytics ou não consiga localizar este relatório, me envie um que retorno com diversos exemplos para sua análise. . O lado direito do site não possui nenhuma informação importante, pois ele não recebe praticamente nenhuma atenção do visitante. É o que denominamos de área perdida. Imagina se sua empresa coloca nesta área seu produto revolucionário? O que irá acontecer? Fracasso de vendas com certeza. Mas navegabilidade é uma coisa e usabilidade é outra. A partir da análise de navegabilidade do layout do projeto Web entra em cena a necessidade de desenvolver este site com total usabilidade, pois de nada adianta o usuário visualizar o que queremos, mas depois ele enfrenta dificuldades, nas páginas internas. Muitas vezes o usuário navega durante muito tempo no site, mas não porque ele está satisfeito com o que encontrou mas sim porque ele não consegue localizar de forma simples o que deseja.

15 Técnicas e elementos de Usabilidade
Existem diversos estudos que usam o Eyetracking. Trata-se de uma tecnologia que permite seguir o movimento dos olhos do visitante, e desta forma obter dados sobre a eficácia do design do site. Outra ferramenta muito útil é o Google Website Optimizer (GWO), que é gratuita e permite testar e otimizar o conteúdo e o design do seu site. Eu me atrevo a afirmar que um projeto Web será um sucesso ou não, não só pelo investimento para gerar audiência qualificada, mas principalmente ao gerar esta audiência, ele consiga atrair este visitante para que retorne o mais rápido possível, que denominamos de experiência de navegação atraente.

16 Exemplos de Usabilidade:
Globo.com um BOM exemplo de Usabilidade...

17 Exemplo de Usabilidade
Surgiu.com.br um Exemplo péssima, horrível, etc. Usabilidade

18 Arquitetura de informação
Usada principalmente para organizar de forma plausível um espaço de um sistema ou site. Consiste no design de ambientes informacionais compartilhados, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema, na ausência de uma força organizadora. Estabelecimento de padrões capazes de homogeneizar o significado de palavras, expressões e símbolos utilizados em todo o ciclo de produção das soluções de tecnologia da informação. Um vocabulário controlado contribui muito para minimizar as barreiras de entendimento, proporcionando um meio eficiente e confiável para a troca de informações.

19 Wireframe O objetivo do wireframe é ajudar o desenvolvedor de sistemas a entender o que o cliente está querendo, mostrando os requisitos funcionais de um sistema. Wireframe é um desenho básico de uma interface. Este desenho, no entanto, deve retratar toda a arquitetura de informação do sistema desejada pelo cliente.

20 Wireframe Existem muitas ferramentas para fazer wireframes, entre as mais conhecidas o Axure e Microsoft Visio, MockupScreens alguns arquitetos de informação utilizam até mesmo o Microsoft Power Point ou outro programa de apresentação de slides para desenhar os rascunhos da interface.

21 Tela do MockupScreens

22 Sitemap Um sitemap (mapa do site) mostra o framework interno e a organização de conteúdo do seu site para os sistemas de busca. O sitemap do seu site deve refletir a maneira como seus visitantes irão intuitivamente trabalhar (ou navegar) através de seu site.


Carregar ppt "NAVEGABILIDADE E USABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google