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Grupo Paralelismo – Unesp RC
C / C++ Juliana Danelute Rafael Amaro Saulo Ricardo Guerra Selma Haruyo Shimono
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Grupo Paralelismo - Unesp RC
Parte 1 – C Parte 2 – C++
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PARTE 1 C
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Índice C parte 1 CONCEITOS BÁSICOS rf Estruturas Condicionais rf
Matrizes rf Ponteiros JULIANA DANELETI Funções saulo Tipos de Dados do usuário rf Entrada e Saída ju Arquivos selma Diretivas de pré-processadores saulo Comentários saulo Units selma
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Visão Geral de C C é uma linguagem de médio nível.
C é uma linguagem estruturada. C é uma linguagem compilada. C pode ser compilada em separada.
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Tipos de Dados Char Int ( Integer ) Float ( Real ) Double Void
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Identificadores Os identificadores em C devem começar com uma letra ou _ ( sublinhado ) Os identificadores podem conter letras, números ou _ ( sublinhado) As primeiras 31 letras são significativas
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Variáveis Forma geral da declaração de uma variável
tipo ListaDeVariáveis As variáveis podem ser inicializadas na definição Variáveis globais Variáveis locais
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Especificadores de tipo de classe de armazenamento
EspDeArmazenamento tipo NomeDaVariável Extern - Referenciar variáveis globais em módulos compilados separadamente. Static - Mantém o valor de uma variável entre chamadas Register - Acesso mais rápido possível ( usando registradores em vez da memória )
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Operadores e Atribuição
= comando de atribuição - Menos + Mais * Multiplicação / Divisão % Resto da Divisão -- Decremento ++ Incremento
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Operadores Relacionais
> Maior < Menor >= Maior igual <= Menor igual = = Igual != Diferente
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Operadores Lógicos && And || Or ! Not
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Conversão de tipos Quando duas variáveis de tipos diferentes são misturadas, o compilador converte todos os operandos no tipo do maior operando.
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos ESTRUTURAS CONDICIONAIS Matrizes
Ponteiros Funções Tipos de Dados do usuário Entrada e Saída Arquivos Diretivas de pré-processadores Comentários Units
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Comando If If ( expressão ) comando; Else comando;
ex: if (x > y) x = y; else x = 0;
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Comando Switch Switch ( expressão ){ Case Comando1:
seqüência de comandos Break ..... Default }
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Exemplo Switch ( x ){ Case 1: escreve(x); break; Case 2: Registra(x);
Default apaga(x); }
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Comando For For( inicialização; condição; Incremento) comando;
For( i = 0;i < 100; i++) j += i;
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Comando while While ( condição ) comando; ex: while (x<12) { y += x
y = y*y }
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Comando do-while Do { comando; } while ( condição ); y += x;
} while (x < 12);
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais MATRIZES
Ponteiros Funções Tipos de Dados do usuário Entrada e Saída Arquivos Diretivas de pré-processadores Comentários Units
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Matrizes Unidimensionais
Tipo NomeVar[tamanho] Ponteiros para matrizes Apenas o nome leva ao 1º elemento var == &var[0]
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Matrizes como parâmetros
Como ponteiro ex: func1(int* x) Como matriz dimensionada ex: func1(int x[10] Como matriz adimensional ex: func1(int x[]) Mesmo resultado pois a função recebe apenas um ponteiro e não cria de fato a matriz
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Strings Matriz de caracteres terminados com o caractere nulo “/0”
Constantes strings são declarados entre aspas duplas ex: “Olha eu aqui!”
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Matrizes Bidimensionais
tipo NomeVar [tamanho][tamanho] Matrizes multidimensionais tipo NomeVar[tamanho][tamanho]...[tamanho]
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais Matrizes
PONTEIROS Funções Tipos de Dados do usuário Entrada e Saída Arquivos Diretivas de pré-processadores Comentários Units
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Ponteiros Forma Geral de Declaração: tipo *nome; Operadores:
&: devolve o endereço na memória do seu operando – “recebe o endereço de” *: devolve o valor da variável localizada no endereço que o segue – “recebe o valor que está no endereço de”
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Ponteiros – Continuação
Operações: Adição Subtração Não limitado a apenas incremento e decremento. Pode-se somar ou subtrair inteiros de ponteiros. Comparação: Em expressões relacionais
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Ponteiros – Continuação
Ponteiros e Matrizes: Para acessar elementos de matrizes usa–se aritmética de ponteiros ou indexação de matrizes Matrizes de Ponteiros: tipo *nome[num];
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Ponteiros - Continuação
Inicialização de Ponteiros: é necessário para evitar erros Alocação Dinâmica Malloc(): aloca memória Free(): libera memória
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais Matrizes
Ponteiros FUNÇÕES Tipos de Dados do usuário Entrada e Saída Arquivos Diretivas de pré-processadores Comentários Units
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Funções EspTipo Nome ( ListaParâmetros ) { corpo da função }
C não aceita funções dentro de funções
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Parâmetros Formais Chamadas por valor ex: func1(int x)
Chamadas por referência ex: func1(int *x)
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Funções Programa principal Arquivo separado Biblioteca
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais Matrizes
Ponteiros Funções TIPOS DE DADOS DO USUÁRIO Entrada e Saída Arquivos Diretivas de pré-processadores Comentários Units
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Tipos de dados do usuário
Estrutura (Struct) Campo de bit União (Union) Enumeração typedef
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Struct Forma geral NomeVar { tipo NomeVar } ListaDeVariáveis
Declaração de variáveis Struct NomeStruct NomeVar Struct podem ser passadas inteiras como argumentos Ponteiros para estruturas Struct também podem ser usados
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Campos de Bit Usado para acessar um único bit dentro de um byte
Forma Geral Struct nome { tipo nome1: comprimento; tipo nome2: comprimento; ... } Lista de variáveis
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Uniões Posição de memória que é compartilhada por duas ou mais variáveis em momentos diferentes. Forma Geral Union nome { tipo NomeDaVariável; ... } ListaVariáveis
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Enumerações enum Nome {ListaEnumeração} NomeVar
É possível atribuir valores a seqüência criada
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Typedef Typedef tipo nome Onde nome é o novo nome do tipo
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais Matrizes
Ponteiros Funções Tipos de Dados do usuário ENTRADA E SAÍDA Arquivos Diretivas de pré-processadores Comentários Units
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E/S pelo Console Lendo: Getch(); ch=getch(); Gets(); gets(str);
Scanf(); scanf(“%t”,&variável); Escrevendo: Putchar(); putchar(ch); Puts(); puts(“alo”); Printf(); printf(“texto %t texto”, variável);
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E/S pelo Console - Continuação
%d %i %e %E %f %g %G Caractere Inteiros decimais com sinal Notação Científica Ponto flutuante decimal Usa %e ou %f, o que for mais curto Usa %E ou %F, o que for mais curto
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E/S pelo Console - Continuação
%x %X %p %n %% Octal sem sinal String de caracteres Inteiros decimais sem sinal Hexadecimal sem sinal (letras minúsculas) Hexadecimal sem sinal (letras maiúsculas) Apresenta um ponteiro Escreve o símbolo %
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais Matrizes
Ponteiros Funções Tipos de Dados do usuário Entrada e Saída ARQUIVOS Diretivas de pré-processadores Comentários Units
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E/S com Arquivos Para se iniciar a utilização das funções de arquivos em C é necessário saber a diferença entre Streams e Arquivo. Arquivo é um dispositivo real, que pode ser desde de um arquivo em disco até um terminal ou impressora. Streams é um dispositivo lógico criado pelo sistema de arquivos, sendo associada a um arquivo para que possamos trabalhar com diferentes tipos de dispositivos de uma mesma maneira.Existem dois tipos de Streams: texto e binária.
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Considerações iniciais
Para se utilizar as funções de E/S com arquivos é necessário que o cabeçalho STDIO.H esteja presente no programa. O arquivo de cabeçalho STDIO.H fornece protótipos para as funções e define três tipos: size_t, ftpos_t e FILE, onde size_t e ftpos_t são do tipo unsigned e FILE é um ponteiro para arquivo. A macro EOF definida em STDIO.H indica fim de arquivo e é definida como –1.
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Ponteiro de Arquivo Um ponteiro de arquivo é um ponteiro para informações que definem várias coisas sobre o arquivo como o nome, status e a posição atual. Um ponteiro de arquivo é do tipo FILE. FILE *fp;
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Funções Fopen() – abre arquivo
FILE *fopen(const *char nomearq, const *char modo); Fclose() – fecha arquivo int fclose(FILE *fp);
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Modos de abertura r – Abre arquivo texto para leitura
w – Cria arquivo texto para escrita a – Anexa a um arquivo texto rb – Abre um arquivo binário para leitura wb – Cria um arquivo binário para escrita ab – Anexa a um arquivo binário OBS: Acrescentando + nos modos anteriores o arquivo trabalha tanto com leitura como com escrita.
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Funções de caractere putc() ou fputc() int putc( int ch, FILE *fp);
getc() ou fgetc() int getc( FILE *fp);
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feof(), rewind() e ferror()
Testa fim de arquivo int feof (FILE *fp); Reposiciona indicador de posição no início do arquivo void rewind (FILE *fp); Determina se operação de arquivo produziu erro int ferror (FILE *fp)
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Funções de string fputs() int fputs (const char *str, FILE *fp);
fgets() char *fgets (char *str, int lenght,FILE *fp);
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remove() e fflush() remove() – apaga arquivo
int remove (char *filename); fflush() – esvazia stream int fflush (FILE *fp);
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fread() e fwrite() fread()
size_t fread (void *buffer, size_t numbytes, size_t count, FILE *fp); fwrite() size_t fwrite (void *buffer, size_t numbytes, size_t count, FILE *fp);
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fprintf() e fscanf() fprintf()
int fprintf (FILE *fp, const char *control_string,...); fscanf() int fscanf (FILE *fp, const char *control_string,...);
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fseek() fseek() int fseek (FILE *fp, long numbytes, int origin);
Origin Nome da macro Inicío do arquivo SEEK_SET Posição atual SEEK_CUR Final do arquivo SEEK_END
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais Matrizes
Ponteiros Funções Tipos de Dados do usuário Entrada e Saída Arquivos DIRETIVAS DE PRÉ-PROCESSADORES Comentários Units
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Diretivas de pré-processador
#define #include #error #undef
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais Matrizes
Ponteiros Funções Tipos de Dados do usuário Entrada e Saída Arquivos Diretivas de pré-processadores COMENTÁRIOS Units
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Comentários /* ... */ ex: /* Isto é um comentário! */
/* */ ex: /* Isto é um comentário! */ Obs: Todos os comentários são ignorados pelo compilador C.
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Índice C parte 1 Conceitos Básicos Estruturas Condicionais Matrizes
Ponteiros Funções Tipos de Dados do usuário Entrada e Saída Arquivos Diretivas de pré-processadores Comentários UNITS
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Protótipo de função TipoDeRetorno NomeDaFunção (DeclaraçãoDeParâmetros);
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Arquivos-cabeçalho Cabeçalho = header ; arquivos “.h”
Contêm protótipos de funções Código em outro programa Compilação conjunta (projeto) Ex: stdio.h, conio.h
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PARTE 2 C ++
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Índice C++ parte 2 CLASSES Dados Privados e Públicos
Função Construtora e Destrutora Sobrecarga de Operador Funções e Dados-membro estáticos Herança Classe Amiga
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Classes de C++ Ferramenta principal para Programação Orientada a Objetos Similar a Struct no sentido de agrupar membros (dados do objeto + funções) Permite definir atributos (características) ao objeto Simplifica programação e amplia reutilização do código
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Classes de C++ Objeto, em um sentido mais simples, é um objeto mesmo, uma “coisa”, como por exemplo, um telefone, um arquivo Num sentido de programação, objeto é uma variável do tipo classe Classe dados n° fone, tipo métodos discar, atender Objeto telefone
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Classes de C++ - Estrutura
Class nome_classe { tipo dado_membro; // Dados do Objeto void exibe_membro; // Métodos }; // No programa principal Nome_classe objeto_um, objeto_dois;
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Classes de C++ - Métodos
A medida que os métodos se tornarem maiores, defini-los dentro da classe poderá congestionar a definição de classe Solução: colocar o protótipo dentro da classe e definir o método fora dela
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Classes de C++ - Métodos
Ex: class funcionario { void exibe_func(void); //Protótipo }; void funcionario::exibe_func(void) { Nome do método Nome da classe
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Índice C++ parte 2 Classes DADOS PRIVADOS E PÚBLICOS
Função Construtora e Destrutora Sobrecarga de Operador Funções e Dados-membro estáticos Herança Classe Amiga
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Dados Públicos e Privados
Se não colocar o rótulo public, pressupõe-se que todos os membros são privados Sendo privados, os programas não podem acessar os membros da classe usando o operador ponto objeto.alguma_variável = valor Somente as funções (métodos) de membro da classe podem acessar os membros de classe privados
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Dados Públicos e Privados
Ex: class funcionario { public: int atribui_valores(char*, long, float); void exibe_funcinario(void); private: char nome[64]; long func_id; float salario; };
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Índice C++ parte 2 Classes Dados Privados e Públicos
FUNÇÃO CONSTRUTORA E DESTRUTORA Sobrecarga de Operador Funções e Dados-membro estáticos Herança Classe Amiga
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Função Construtora Métodos que facilitam aos programadores a inicialização dos dados-membro da classe Tem o mesmo nome da classe, porém, não precede o nome dela com a palavra-chave void Não retorna tipo É chamada quando se cria um objeto
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Função Destrutora É chamada para descartar um objeto, liberando a memória que estava sendo usada Tem o mesmo nome da classe, porém, precedido do caractere til (~) Não retorna tipo, nem precede o nome dela com a palavra-chave void
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Índice C++ parte 2 Classes Dados Privados e Públicos
Função Construtora e Destrutora SOBRECARGA DE OPERADOR Funções e Dados-membro estáticos Herança Classe Amiga
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Sobrecarga de operador
Ao sobrecarregar um operador para uma classe, especifica-se uma função que C++ chama toda vez que a classe usa o operador sobrecarregado. O significado do operador muda somente para a classe, não para o programa todo.
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Sobrecarga de operador
Exemplo: void operator +(char *str) //na classe string { strcpy(data, str); } string titulo(“aprendendo ”); //func. constr. titulo + “C++”;
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Índice C++ parte 2 Classes Dados Privados e Públicos
Função Construtora e Destrutora Sobrecarga de Operador FUNÇÕES E DADOS –MEMBRO ESTÁTICOS Herança Classe Amiga
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Funções e dados-membro estáticos
Para objetos de uma mesma classe compartilharem um ou mais dados-membro: public ou private: static tipo membro_compartilhado; Então, definir o membro como uma variável global, fora da classe: tipo nome_classe membro_compartilhado;
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Funções e dados-membro estáticos
Se a classe define, por exemplo: public: static int conta-pagina; /*definido depois como variável global*/ static void limpa_tela(void); os membros declarados podem ser usados pelo programa mesmo que não existam objetos da classe.
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Índice C++ parte 2 Classes Dados Privados e Públicos
Função Construtora e Destrutora Sobrecarga de Operador Funções e Dados-membro estáticos HERANÇA Classe Amiga
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Herança É a capacidade de uma classe derivada
herdar as características de uma classe-base existente. A classe derivada acessa membros public (todo o programa acessa) e membros protected (só ela acessa) da classe-base.
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Herança múltipla Acontece quando uma classe deriva de mais de uma classe-base. Exemplo: class computador : public tela_computador, public placa_mae Na derivação de uma classe por herança múltipla, a construtora da classe derivada precisa chamar funções construtoras para cada uma das classes-base.
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Cadeia de herança Acontece quando uma classe é derivada de uma classe-base que já foi derivada de uma ou mais outras classes. Exemplo: Tela_computador Computador Estacao_trabalho Placa_mae Neste caso, a classe estacao_trabalho herda as características das três classes.
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Índice C++ parte 2 Classes Dados Privados e Públicos
Função Construtora e Destrutora Sobrecarga de Operador Funções e Dados-membro estáticos Herança CLASSE AMIGA
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Classe amiga Permite o acesso aos membros privados entre classes não-relacionadas A classe cujos membros privados terão o acesso permitido declara uma outra classe como amiga na sua definição através do comando friend
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Restringindo o acesso de uma amiga
friend ProtótipoDaFunção Onde ProtótipoDaFunção define que funções a classe amiga terá acesso.
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Bibliografia Schildt, Herbert
C, Completo e Total; 1990; Editora Makron Books Jamsa, Kris Aprendendo C++; 1999; Editora Makron Books
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