A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Sistemas Operacionais I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Sistemas Operacionais I"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Sistemas Operacionais I
Profª Daniela

2

3 Conceitos Básicos do Computador
Um sistema computacional pode ser dividido em três componentes básicos e fundamentais, onde o funcionamento errado ou a falta de um destes três elementos pode acarretar uma falha neste sistema. Um sistema computacional pode ser dividido em: Hardware – Parte física do equipamento ( monitores, peças internas, teclado, mouse,impressoras e outros. Software – A parte lógica de um sistema computacional que corresponde a todos os programas, aplicativos e sistemas instalados e ou utilizados em uma maquina. Ex.(Windows, Linux, PowerDVD, MS-Word e outros). Peopleware – A expressão peopleware, ou usuários, pessoas que utilizam um sistema computacional, é utilizada para mostrar que em um sistema computacional o homem tem e sempre terá um papel muito importante.

4 O hardware ainda pode ser dividido em periféricos e componentes de processamento principal, onde os componentes de processamento principais estão agrupados dentro de uma caixa metálica muitas vezes chamada erroneamente de CPU, quando o nome correto seria gabinete, a CPU (processador) está dentro do gabinete acoplado a outros equipamentos que fazem parte deste centro de processamento de dados. Todos os outros hardwares acoplados a este gabinete são chamados de periféricos, assim temos como periféricos hardwares como: mouse, teclado, monitor, impressora, microfone, caixas de som, scaner e muitos outros. O homem interage com a maquina, inserindo nela dados, aguardando seu processamento e esperando dentro de um curto espaço de tempo uma resposta para seu cálculos comando e outras entradas de dados possíveis.

5 Os periféricos e hardwares do computador, ainda podem ser divididos em quatro conjuntos de dispositivos sendo eles: • Dispositivos de Entrada. • Dispositivos de Processamento. • Dispositivos de Saída. • Dispositivos de Entrada e Saída.

6

7 Dispositivos de entrada são todos os equipamentos periféricos ou não que nos dão a possibilidade de entrar com dados em um sistema computacional, como os principais dispositivos de entrada de dados temos: Teclado, mouse, microfone, Drive de CDRom e muitos outros.

8 Dispositivos de processamento são todos os dispositivos responsáveis pelos cálculos e pelo processamento das informações, sejam elas matemáticas, lógicas ou qualquer outro tipo. Quando falamos em dispositivos de processamento nos vem a cabeça um único dispositivo, o processador, realmente o processador e responsável por processar milhões de cálculos em poucos segundos ou frações do mesmo, mas ele não esta sozinho com o único dispositivo de processamento, para que ele possa exercer seu trabalho, dispositivos como, placa mãe, memória e placa de vídeo devem estar funcionando perfeitamente e se comunicando uns com os outros, outros dispositivos também muito importantes são os hardwares de armazenamento como discos rígidos, unidades de fita e placas de multimídia como placas de áudio, rede e outros estes dispositivos porem auxiliam no processamento mas uma maquina pode funcionar sem a presença obrigatória deles.

9 Os dispositivos de saída são todos aqueles que nos retornam uma resposta dos dados processados pela maquina, nos dispositivos de saída ou de entrega de dados da maquina para o usuário temos como principal o monitor de vídeo e a impressora, também temos como dispositivos de saída as caixas de som, tornos CNC, bordadeiras e escultores digitais entre outros.

10 OS dispositivos de entrada e saída são dispositivo que possibilitam tanto o carregamento do sistema computacional com informações ou seja a entrada de dados no sistema como a entrega de respostas ou simplesmente a copia de dados do sistema para unidades externas, os equipamentos de entrada e saída são muitos, começando pelo simples e já praticamente obsoleto Drive de disquete, passando pelos Drives de Gravadores de CD e DVD ate dispositivos USB como pendrives, MP3 Player, MP4 e vários outros disp0sitivos.

11 As unidades de informação: bit e byte
Em Informática é muito importante considerar a capacidade de armazenamento, já que quando se faz algo no computador, trabalha-se com arquivos que podem ser guardados para uso posterior. Evidentemente, quando se armazena algo, isto ocupa um certo espaço de armazenamento. Assim como a água é medida em litros ou o açúcar é medido em quilos, os dados de um computador são medidos em bits e bytes. Cada valor do código binário foi denominado "bit" (binary digit), que é a menor unidade de informação. Cada conjunto de 8 bits forma o byte, o qual corresponde a um caracter, seguindo o código binário.

12 Por que 1 Kb equivale a 1024 bytes?
Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um byte.

13 Nos computadores, representar 256 números binários é suficiente para que possamos lidar a contento com eles. Por isso, os bytes possuem 8 bits. É só fazer os cálculos: como um bit representa dois tipos de valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256. Os bytes representam todas as letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação, acentos, caracteres especiais e até informações que não podemos ver, mas que servem para comandar o computador e que podem inclusive ser enviados pelo teclado ou por outro dispositivo de entrada de dados e instruções.

14 1 Byte = 8 bits 1 kilobyte (KB ou Kbytes) = 1024 bytes 1 megabyte (MB ou Mbytes) = 1024 kilobytes 1 gigabyte (GB ou Gbytes) = 1024 megabytes 1 terabyte (TB ou Tbytes) = 1024 gigabytes 1 petabyte (PB ou Pbytes) = 1024 terabytes 1 exabyte (EB ou Ebytes) = 1024 petabytes 1 zettabyte (ZB ou Zbytes) = 1024 exabytes 1 yottabyte (YB ou Ybytes) = 1024 zettabytes

15 É também por meio dos bytes que se determina o comprimento da palavra de um computador, ou seja, a quantidade de bits que ele utiliza na composição das instruções internas, como por exemplo: 8 bits => palavra de 1 byte 16 bits => palavra de 2 bytes 32 bits => palavra de 4 bytes

16 Na transmissão de dados entre computadores, geralmente usa-se medições relacionadas a bits e não a bytes. Assim, há também os seguintes termos: 1 kilobit (Kb ou Kbit) = 1024 bits 1 megabit (Mb ou Mbit) = 1024 Kilobits 1 gigabit (Gb ou Gbit) = 1024 Megabits 1 terabit (Tb ou Tbit) = 1024 Gigabits E assim por diante. Você já deve ter percebido que, quando a medição é baseada em bytes, a letra 'b' da sigla é maiúscula (como em GB). Quando a medição é feita em bits, o 'b' da sigla fica em minúsculo (como em Gb).

17 Como já dito, a utilização de medições em bits é comum para informar o volume de dados em transmissões. Geralmente, indica-se a quantidade de bits transmitidos por segundo. Assim, quando queremos dizer que um determinado dispositivo é capaz de enviar, por exemplo, 54 megabits por segundo, usa-se a expressão 54 Mbps (54 Megabits per second - 54 megabits por segundo): 1 Kbps = 1 kilobit por segundo 1 Mbps = 1 megabit por segundo 1 Gbps = 1 gigabit por segundo

18


Carregar ppt "Gestão de Sistemas Operacionais I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google