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PNLD 2011 Programa Nacional do Livro Didático
Área de HISTÓRIA e GEOGRAFIA GOVERNO FEDERAL - MEC PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
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PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
1 PNLD – Programa Nacional do Livro Didático Criado por meio do Decreto-lei nº , de 1985 e agora regulamentado pelo Decreto 7.084, de 27/01/2010, tem por objetivo fornecer aos alunos da rede pública, material didático de qualidade. Neste ano de 2010, as escolas farão a escolha dos livros didáticos para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), que serão utilizados dos anos de 2011 a 2013. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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Cronograma de Atividades do PNLD
2 Cronograma de Atividades do PNLD Previsão de data Atividade 21 de maio Encontro para orientação dos coordenadores e diretores sobre o processo de escolha. 24 a 28 de maio Encontro com os professores das áreas (6º ao 9º ano) para análise do Guia do Livro Didático e orientações do processo de escolha. 30 de maio a 10 de junho Análise na escola durante as coordenações por área e para a seleção das coleções. Até 21 de junho Reunião da escolha, que deverá ocorrer na escola com a participação de todos os professores. 21 de junho a 04 de julho Registro da escolha na internet. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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O processo de avaliação das obras
3 O processo de avaliação das obras 1 MEC e comissão técnica do PNLD: princípios gerais e edital. 2 Universidades responsáveis pelas áreas/comissão técnica. 3 Pareceristas provenientes de instituições de todo o território nacional: avaliação que aprova ou exclui obras. 4 RESENHAS PARA O GUIA: grupos focais de professores da rede pública de ensino. 5 Leitura crítica final por especialistas externos e pelo MEC (COGEAM). PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
4 PNLD – Programa Nacional do Livro Didático No Guia, as obras são apresentadas em ordem crescente de sua inscrição no PNLD/2011. Cabe ao professor a tarefa de comparar o conteúdo das resenhas e exercer seu insubstituível papel na escolha do livro didático. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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Guia do Livro Didático
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O Guia do Livro Didático
5 O Guia do Livro Didático O Guia traz as resenhas das coleções aprovadas no PNLD/2011 (10 de Geografia e 16 de História). As resenhas contêm informações que ajudam a escolher o livro didático que seja mais adequado ao trabalho com os alunos e ao projeto político-pedagógico da escola. Expressam uma avaliação de cada coleção, feita por educadores que estão envolvidos com o ensino do 6º ao 9º ano, com base nos critérios publicados pelo Ministério da Educação. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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O Guia do Livro Didático
6 O Guia do Livro Didático Os efeitos positivos do livro didático nas escolas não dependem apenas de uma boa escolha do livro, mas também de um uso adequado desse instru-mento em sala de aula. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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Coleções de GEOGRAFIA aprovadas pelo MEC
7 Coleções de GEOGRAFIA aprovadas pelo MEC PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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Coleções de GEOGRAFIA aprovadas pelo MEC
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Coleções de GEOGRAFIA aprovadas pelo MEC
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Coleções de GEOGRAFIA aprovadas pelo MEC
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Coleções de GEOGRAFIA aprovadas pelo MEC
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Coleções de GEOGRAFIA aprovadas pelo MEC
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Coleções de GEOGRAFIA aprovadas pelo MEC
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Coleções de HISTÓRIA aprovadas pelo MEC
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ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
PNLD 2011 GEOGRAFIA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
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33 PNLD GEOGRAFIA O livro didático é um importante material de apoio para o trabalho do professor, auxiliando-o: no planejamento geral; na organização de atividades; no fornecimento de informações corretas e atualizadas; na apresentação de conteúdo coerente com: o estágio do conhecimento científico em geral e da ciência geográfica. os métodos e as teorias educacionais em vigor. as diretrizes curriculares nacionais. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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34 PNLD GEOGRAFIA O LD não constitui o único material de ensino em sala de aula, mas... o LD é uma referência significativa no processo de ensino-aprendizagem, podendo servir, também, como instrumento de formação continuada ao professor, a partir de textos de apoio, sugestão de bibliografia, da discussão teórico-metodológica constante no livro e no manual do professor, entre outros recursos. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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35 PNLD GEOGRAFIA Os LDs de GEOGRAFIA adotados na escola devem possibilitar aos alunos: Analisar a realidade, percebendo suas semelhanças, diferenças e desigualdades sociais, e apresentar propostas para sua transformação; Compreender as interações da sociedade com a natureza, para explicar como as sociedades produzem o espaço; Compreender o espaço geográfico como resultado de um processo de construção social, e não como uma enumeração de fatos e fenômenos desarticulados; Saber utilizar os conceitos de natureza, paisagem, espaço, território, região e lugar, para analisar e refletir; PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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36 PNLD GEOGRAFIA Compreender seu espaço imediato, assim como as escalas mais amplas. Utilizar variáveis básicas como distância, localização, semelhanças, diferenças, hierarquias, atividades e sistemas de relações, para identificar e inter-relacionar formas, conteúdos, processos e funções; Permitir a discussão e a crítica, estimulando atitudes para o exercício da cidadania; Favorecer a apropriação da linguagem cartográfica para estabelecer correlações e desenvolver as habilidades de representar e interpretar o mundo. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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37 PNLD GEOGRAFIA A avaliação das obras de Geografia submetidas ao PNLD 2011, observou um conjunto de critérios definidos em edital: respeitar a legislação brasileira e as diretrizes e normas oficiais do ensino fundamental; observar os princípios éticos necessários à construção da cidadania e o convívio social; ter coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica proposta; apresentar conceitos, informações e procedimentos corretos e atualizados; conter manual do professor adequado e compatível à linha pedagógica adotada; estrutura editorial e do projeto gráfico adequados aos objetivos didático-pedagógicos. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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38 OUTRAS QUESTÕES IMPORTANTES PNLD 2011 - GEOGRAFIA
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39 PNLD 2011 - GEOGRAFIA REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
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40 PNLD GEOGRAFIA Regiões do IBGE Regionalização oficial do Estado que leva em consideração as fronteiras políticas dos Estados. Vantagens: maior disponibilidade de material para pesquisa e maior divulgação na mídia. Desvantagens: desconsidera aspectos naturais e socioeconômicos importantes na fragmentação do espaço, É maior o número de regiões para estudar. Regiões Geoeconômicas Regionalização que considera características históricas, naturais e econômicas sem se preocupar com as fronteiras políticas dos estados. Vantagens: estabelece critérios mais relevantes, do ponto de vista conceitual, na individualização das partes do território brasileiro Desvantagens: escassez de material pedagógico. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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41 PNLD GEOGRAFIA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA : No 6º ano ou “diluída” nos quatro anos do Ensino fundamenta l I ??? Ilustração de Cláudio Martins, do livro "E se o mundo cair?“, Cláudio Martins, Ed. Dimensão. Mapa Joaquim Torres Garcia PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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42 PNLD GEOGRAFIA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA e as articulações com a MATEMÁTICA: Exemplos: Os estudos de latitude e longitude necessitam do entendimento sobre ângulo; Os estudos de escala necessitam do entendimento sobre sistema métrico; Os estudos sobre fusos horários necessitam do entendimento sobre números negativos. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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43 PNLD GEOGRAFIA MEIO AMBIENTE Poucas coleções abordam de maneira sistematizada o estudo dos problemas ambientais, do consumismo e das correntes ideológicas do movimento ambientalista. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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44 PNLD GEOGRAFIA GEOGRAFIA GERAL Divisão por nível de desenvolvimento: mundo subdesenvolvido no 8º ano e mundo desenvolvido no 9º ano. Divisão por continentes: Américas no 8º ano e Europa, África, Ásia, Oceania e Regiões Polares no 9º ano. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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Avaliação das obras de GEOGRAFIA
GRÁFICOS Avaliação das obras de GEOGRAFIA
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45 GRÁFICOS - GEOGRAFIA PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
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Os critérios que eliminam um livro didático no processo de avaliação
48 PNLD HISTÓRIA Os critérios que eliminam um livro didático no processo de avaliação PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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49 PNLD HISTÓRIA A condição de o livro didático auxiliar a formação de cidadãos conscientes. Um livro didático de História: Não pode conter textos ou imagens que comprometam o desenvolvimento de atitudes éticas essenciais ao respeito à diversidade. Não pode veicular formas de preconceito e discriminação, nem promover incitação à violência. Não pode conter propaganda ou proselitismo político e religioso. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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50 PNLD HISTÓRIA O respeito à legislação que rege o Ensino público nacional. LDB, DCN, Pareceres do CNE, ECA Destaque: Lei , que dispõe sobre a obrigatoriedade de as coleções didáticas conterem informações e orientações quanto ao tratamento da História da África, História das populações indígenas, bem como reflexões acerca da situação dos afrodescendentes e indígenas no Brasil contemporâneo. Efeitos de décadas de transformação na pesquisa historiográfica que revisou a centralidade de uma História narrada sob o ponto de vista dos vencedores e das práticas de dominação Efeitos da ação de movimentos sociais e do fortalecimento democrático da sociedade brasileira PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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51 PNLD HISTÓRIA A qualidade pedagógica e didática das coleções. Uma boa coleção didática deve ser baseada em pressupostos claros, embasados e deve ser coerente com o que orientou sua confecção. O Guia 2011 traz consigo o princípio da pluralidade, por se acreditar que o professor e a escola devem ter a prerrogativa de escolha daquilo que for mais pertinente e adequado para o Projeto Pedagógico definido no coletivo de cada instituição. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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52 PNLD HISTÓRIA No caso da História isso significa dizer que há a possibilidade de se lidar tanto com coleções que valorizem a aquisição da informação sobre o que aconteceu no passado, considerando-se, nesse caso, a História como o estudo da evolução humana ao longo do tempo, quanto é possível se avançar em direção aos princípios mais contemporâneos envolvendo a produção do conhecimento no âmbito da ciência histórica. Nesse caso, o acúmulo de informações a respeito do que aconteceu no passado cede espaço a uma atitude formativa mais global e a função educativa da História passa a ser considerada em função de se compreender a natureza da História como forma particular de conhecimento, pautada pela provisoriedade das explicações, continuamente reescritas. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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53 PNLD HISTÓRIA A qualidade do Manual do Professor (MP). Se até algum tempo atrás o MP era um item à parte nas coleções, e muitas vezes exterior a elas, a partir do Edital do PNLD de 2010 se torna uma peça importante, entendida como uma ferramenta de formação continuada e auxílio do professor em seu trabalho cotidiano e no diálogo com o conjunto de professores da escola, como instigador para novas leituras e estudos. Desse modo, além de ser uma presença obrigatória, o MP precisa ser constituído como um elemento de orientação ao professor. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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54 PNLD HISTÓRIA A correção das informações apresentadas aos estudantes. Um livro didático não pode cometer erros e desatualizações que comprometam seu uso pedagógico. No caso da História, considera-se como erro não só as incorreções sob o ponto de vista das informações apresentadas, como também as circunstâncias em que se manifestam desatualizações e análises anacrônicas ou voluntaristas do processo histórico. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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55 PNLD HISTÓRIA O anacronismo consiste em tomar os valores do presente como qualificadores dos agentes históricos do passado, bem como de suas ações. Isso leva a uma interpretação inadequada da História, porque tende em recair em julgamentos para os quais o presente é tomado como referência de interpretação. O voluntarismo, por sua vez, consiste em aplicar a documentos e textos uma teoria a priori, em função daquilo que se quer demonstrar. Dessa forma, a escrita da História seria utilizada apenas para confirmar as explicações preestabelecidas, fato que pouco contribui à formação de uma atitude crítica perante o conhecimento. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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Avaliação das obras de HISTÓRIA
GRÁFICOS Avaliação das obras de HISTÓRIA
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56 GRÁFICOS - HISTÓRIA PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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61 GRÁFICOS - HISTÓRIA PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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62 GRÁFICOS - HISTÓRIA PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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Análise das resenhas do Guia do PLND 2011
ATIVIDADE Análise das resenhas do Guia do PLND 2011
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64 ATIVIDADE Considere os critérios de seleção, citados nas resenhas, e responda: GEOGRAFIA Organização da coleção; Fundamentação teórico-metodológica; Linguagem cartográfica; Exercício da cidadania; Manual do professor; Recursos didáticos. HISTÓRIA Metodologia da História; Metodologia do ensino/aprendizagem; Construção da cidadania; Temática africana; Temática indígena; Recursos Didáticos. PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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65 ATIVIDADE VOCÊ ESCOLHERIA ESSE LIVRO PARA SUA ESCOLA?
( ) SIM ( ) NÃO Justifique sua resposta: ________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ PNLD Programa Nacional do Livro Didático – GEOGRAFIA e HISTÓRIA
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