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Sao Paulo, Jan/2011 CLARIANT SA ICS - CROP PROTECTION Projeto da Disciplina Novos Modelos de Empresas Professor: José Miguel Sacramento Fábio Caon Futoshi.

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1 Sao Paulo, Jan/2011 CLARIANT SA ICS - CROP PROTECTION Projeto da Disciplina Novos Modelos de Empresas Professor: José Miguel Sacramento Fábio Caon Futoshi Watanabe Giovana Pagan Rafael Talarico Rodrigo Cura

2 INTRODUÇÃO - CLARIANT SA Especialidades Químicas Faturamento anual aproximado US$ 8,5 bi; Sede em Muttenz – Suíça. Presente mais de 100 países; Com aproximadamente 18000 funcionários; 10 Business Units: Additives Detergent and Intermediates Emulsions Industrial and Consumer Specialties (BL: Crop Protection) Leather Services Masterbatches Oil & Mining Services Paper Specialties Pigments Textile Chemicals

3 CENÁRIO 1 - VERDE AMARELO Importação Produtos Acabados  Baixa demanda MP no Brasil Aumento populacional e da demanda por alimentos; Aumento do poder aquisitivo e demanda internacional; Meio ambiente: produtos com menor toxidade; Inexistência de restrições sociais no mercado interno; Gargalos técnicos e comerciais. ADESÃO ÀS EXIGÊNCIAS EUROPÉIAS VALORIZAÇÃO CAMBIAL (DÓLAR FRACO, REAL FORTE)

4 CENÁRIO 2 - POTÊNCIA CHINESA Fabricação Local  Aquecimento da Demanda por MP no Brasil Aumento populacional e da demanda por alimentos; Aumento do poder aquisitivo e demanda internacional; Meio ambiente: produtos com menor toxidade; Inexistência de restrições sociais no mercado interno; Gargalos técnicos e comerciais ADESÃO ÀS EXIGÊNCIAS EUROPÉIAS DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL (REAL FRACO, DÓLAR FORTE)

5 AMEAÇAS Esgotamento da capacidade produtiva local; Falta de mão-de-obra técnica qualificada para reposição ou expansão do negócio; Concentração do mercado de defensivos agrícolas; Competidores nacionais com baixo custo; Monopólio do Oxido de Eteno pela Oxiteno; Biotecnologia: transgênicos e sementes tratadas; Novos players Chineses e Indianos.

6 OPORTUNIDADES Aumento do consumo mundial por alimentos; Brasil possui 90 Milhões ha disponíveis para plantio; Clima favorável ao plantio por todo o país; Resistência da população ao uso de produtos transgênicos; Aumento do poder aquisitivo do brasileiro: aumento no consumo de carnes e maior necessidade de alimento animal; Conscientização social: meio ambiente; Pioneirismo no fornecimento de matérias-primas que atendam os padrões europeus;

7 ESTRATÉGIAS SUGERIDAS Cenário Verde Amarelo Recrutamento, seleção e treinamento; Supply chain e comércio exterior (importação); Pequena ampliação fabril e otimização de processos no Brasil; Investimento em uma unidade produtora na China; Investimento em P&D X Cenário Potência Chinesa Recrutamento, seleção e treinamento; Aumento da equipe de vendas no Brasil Supply chain e comércio exterior (exportação); Aumento da capacidade produtiva no Brasil; Investimento em P&D

8 PROCESSOS ESSENCIAIS Recrutamento, seleção e treinamento; Estruturação de supply chain e comércio exterior; Investimento para ampliação fabril e/ou otimização dos processos produtivos no Brasil; Investimento em P&D : desenvolvimento de aditivos químicos que atendam aos padrões europeus;

9 PROPOSTA DE AÇÃO Recrutamento, seleção e treinamento. Incentivo à realização de Mestrados e Doutorados; Parcerias internacionais para ampliar e diversificar fornecedores e parceiros; Desenvolvimento de projetos técnicos junto aos key accounts globais; Investimento na otimização dos processos produtivos da planta brasileira; Realizar grandes investimentos em novas tecnologias; Parcerias com universidades nacionais e internacionais para realização de P&D;

10 RESULTADOS ESPERADOS Colaboradores capacitados; Produtos ambientalmente corretos, padronizados e aceitos pela Comunidade Européia; Capacidade fabril para atender a demanda; Processos produtivos inovadores e eficientes; Menor dependência de mercados exclusivos; Crescimento das vendas e aumento da participação de mercado nacional e/ou internacional.

11 DÚVIDAS ? AGRADECEMOS SUA ATENÇÃO!


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